Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 | Feminino, 4 e 5 agosto

Concha e Constância na Finalíssima em Viana

Concha Balsemão, à esquerda, e Constância Simões vão ser as únicas representantes da Região Sul na Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 (®PauloMarcelino/arquivo)

As surfistas algarvias Concha Balsemão e Constância Simões foram chamadas para a Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018, agendada para os dias 4 e 5 de agosto, em Viana do Castelo. As duas atletas do Portimão Surf Clube serão as únicas representantes do Sul na prova e estão apuradas para as duas categorias – Sub-16F e Sub-18F – em que vai ser atribuído título nacional.

Concha Balsemão, surfista da Carrapateira, Aljezur, tem 15 anos de idade (completa 16 em setembro) e é Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul e Vice-Campeã Regional Sub-16 Feminino. A jovem surfista algarvia venceu a única etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2018 em que houve categoria Sub-18 Feminino, em Faro, e terminou em 3º lugar no ‘ranking’ Sub-16 Feminino, tendo faltado à primeira prova e vencido as duas restantes. É vice-campeã regional Sub-16F porque o 2º lugar no ‘ranking’ foi ocupado por Érika Mendonça, de Carcavelos, Grande Lisboa.

Constância Simões, surfista de Portimão, tem 11 anos de idade (feitos em abril) e é uma das grandes promessas do surf feminino algarvio. É Campeã Regional Sub-16 Feminino (venceu a primeira etapa e fez 2º lugar nas duas restantes) e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino. A jovem surfista disputou o Circuito Regional de Surf do Sul 2018 também na categoria aberta Sub-12 e terminou em 3º lugar nesse ‘ranking’.

A algarvia – “de nascença e coração” – Matilde Passarinho também vai estar em prova, na categoria Sub-18 Feminino, mas não representa a Região Sul. Matilde viveu os primeiros anos de vida e de surf no Algarve (ver notícia), mas está radicada há alguns anos na Grande Lisboa e representa a Associação de Surf da Costa de Caparica.

A Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 é organizada por Federação Portuguesa de Surf e Surf Clube de Viana. A federação anunciou ontem a lista completa de atletas para a prova e a abertura de candidaturas a convites (wildcards), que devem ser feitas online, em endereço que pode encontrar AQUI.

A prova feminina do Nacional de Surf Esperanças insere-se no âmbito do Viana Surf City Fest 2018, que irá integrar também o clássico Luso Galaico de Surf, Bodyboard e Longboard (22 e 23 setembro) e o Viana World Bodyboard Championship (26 a 30 setembro), no qual será atribuído o título de Campeão do Mundo Pró Júnior.

Comentários