pub

Franck Cammas é líder no primeiro dia

Domínio Francês na Estreia dos GC32 em Lagos

Equipa Norauto, do francês Franck Cammas assumiu a liderança no primeiro dia da GC32 Lagos Cup, para acompanhar até domingo 1 de julho (®JesusRenedo/GC32RacingTour)
pub

O Norauto, do conceituado velejador francês Franck Cammas, é o primeiro líder da GC32 Lagos Cup, que decorre até domingo na cidade algarvia. Com condições perfeitas para a prática da vela foram disputadas cinco regatas na baía de Lagos.

O Norauto confirmou o favoritismo que lhe era atribuído antes do início da GC32 Lagos Cup. No dia inaugural, com o vento a soprar entre os 14 e os 20 nós do quadrante Norte, o barco liderado por Franck Cammas venceu duas regatas, foi segundo noutras tantas e finalizou a jornada com um terceiro posto, o que lhe garante a liderança na classificação geral.

O outro barco gaulês, o Zoulou, de Erik Maris, é segundo da tabela, depois de ter sido 2º, 4º, 2º, 1º e 2º nas cinco realizadas. A fechar o pódio estão os norte-americanos do Argo, de Jason Carroll, que estão na frente da geral do Troféu Owner Driver.

O Ineos Team UK, do britânico Ben Ainslie, ainda venceu uma das cinco do dia, mas ocupa apenas a 5ª posição geral, atrás dos suíços do Realteam, de Jérôme Clerc. Recorde-se que a tripulação helvética foi a vencedora da GC32 Racing Tour 2017.

Os australianos do .film Racing, de Simon Delzoppo, são 6º, os neozelandeses do Frank Racing, de Simon Hull, são 7º e os argentinos do Código Rojo, de Federico Ferioli, com o português Renato Conde a bordo, estão no 8º lugar, depois de terem tido um capotanço que os impediu de competirem nas duas derradeiras regatas da jornada.

As regatas vão continuar até domingo, previsivelmente, nos períodos da tarde. O público pode assistir ao vivo desde a Meia Praia.

Os GC32 são catamarãs de alta performance com hydrofoils, também conhecidos por ‘catamarãs-voadores’. A GC32 Lagos Cup marca a estreia do GC32 Racing Tour no Algarve, reforçando a região no mapa dos grandes eventos de vela internacional. Hugo Henriques, da organização da Lagos Cup, adiantou que, “se tudo correr bem, a prova deverá repetir-se nos próximos dois anos”.

ACTUALIZAÇÃO ||| 1 JULHO: 

O Norauto, de Franck Cammas, foi o grande vencedor da GC32 Lagos Cup. O barco francês dominou a prova desde o seu início na passada quinta feira, não dando quaisquer possibilidades aos adversários.

Final apoteótico para a GC32 Lagos Cup. No último dia da competição foram disputadas seis regatas, o que permitiu cumprir na íntegra o programa previsto para a terceira etapa da GC32 Racing Tour.

No total, foram 20 regatas realizadas ao longo de quatro dias e um vencedor incontestável, o Norauto: “Tivemos condições de vento e mar muito boas ao longo da prova aqui em Lagos. Depois do bom desempenho no primeiro dia, soubemos consolidar a liderança, evitámos os erros e correu-nos muito bem.A organização foi top, tivemos bom ambiente e todos foram muito simpáticos”, resume Franck Cammas.

Na derradeira jornada, o Norauto venceu apenas uma das seis, mas alargou a sua vantagem para os segundos classificados, os também gauleses do Zoulou, de Erik Maris. No final, 15 pontos separaram os dois primeiros.

A grande dúvida antes das seis regatas de hoje era saber quem ficaria com o terceiro lugar do pódio, dado que apenas oito pontos separavam 4 barcos. Levaram a melhor os suíços do Realteam, de Jérôme Clerc.

 

Fonte: Comunicados de Imprensa LX Sailing Media

Comentários