pub

Formula Windsurfing | Portugal Series 2018 | Taça AFWP

Miguel Martinho Vence Campeonato Ibérico em Cascais

Algarvio Miguel Martinho venceu seis das sete regatas disputadas em Cascais (®CarlosAlmeida/arquivo)
pub

O velejador algarvio Miguel Martinho venceu o Campeonato Ibérico de Formula Windsurfing 2018, prova disputada em Cascais, nos dias 31 de maio a 3 de junho e que foi em simultâneo a Taça AFWP e contou também como 2ª etapa do circuito nacional Portugal Formula Windsurfing Series 2018. O atleta do Clube Naval de Portimão, multicampeão nacional dominou a prova, com vitórias em seis das sete regatas realizadas e acrescentou mais um título ibérico ao seu vasto palmarés em Formula Windsurfing.

O evento triplo foi organizado pelo Clube Naval de Cascais, com o apoio da AFWP – Associação Formula Windsurfing Portugal. O Campeonato Ibérico, ao abrigo de acordo subscrito pelas associações portuguesa e espanhola de FW e homologado pelas federações de vela dos dois países é realizado numa única prova, alternando anualmente entre Portugal e Espanha. Este ano foi em Cascais, Portugal. Em 2019 será em Espanha.

A intensidade do vento variou entre os 8 e os 25 ‘knots’ em dias de prova. Houve regatas em três dias, não tendo sido realizada qualquer prova no terceiro dia, sábado 2 de junho, porque o vento esteve demasiado forte durante a manhã e demasiado instável no período da tarde. Segundo o Swell-Algarve apurou, os melhores dias de vento foram o primeiro e o último, mas as condições estiveram sempre marcadas por períodos de instabilidade, sobretudo, na direção do vento.

Miguel Martinho dominou e venceu, sagrou-se Campeão Ibérico de Formula Windsurfing 2018, conquistou a Taça AFWP 2018 e distanciou-se ainda mais na liderança do circuito nacional Portugal FW Series 2018. O velejador algarvio venceu as cinco regatas disputadas na 1ª Etapa, no Alqueiva (ver notícia) e venceu seis das sete regatas disputadas agora em Cascais.

“Não senti dificuldades na prova, apesar de a concorrência ser forte. O nível da frota está bom. Se te descuidas já não consegues chegar lá à frente”, comentou Miguel Martinho, ao Swell-Algarve. O multicampeão nacional deu o exemplo da última regata em Cascais, que terminou em 2º: “Nessa regata larguei mal e cheguei à bóia de bolina em 8º ou 10º. Dei tudo para chegar a primeiro, mas não consegui ganhar”, recordou. Essa regata foi ganha pelo espanhol Carlos Ortiz Hernandez, 2º classificado geral na frota.

A organização a cargo do Clube Naval de Cascais esteve irrepreensível e demonstrou preocupação ambiental. Em vez de serem distribuídas garrafas descartáveis com água todos os dias, os atletas receberam no início da prova uma garrafa reciclável cada, que enchiam no início de cada jornada e levavam para o barco de apoio. “Para o ano vamos tentar implementar isto em todas as provas do nacional“, prometeu Vasco Chaveca, presidente da AFWP, em declarações ao Swell-Algarve.

A 3ª Etapa do Portugal Formula Windsurfing Series 2018 está marcada para os dias 29 de junho a 1 de julho, em Portimão.

Pódios Cascais FW 2018

Open (#18)

  1. Miguel Martinho (CNPortimão)
  2. Carlos Ortiz Hernandez (CVIslantilla)
  3. Mário Medeiros (CNPDelgada)

Sport (#3|iniciação)

  1. Pedro Amorim (CNPortimão)
  2. José Carlos Reis (CNPortimão)
  3. Abílio Pinto (CNCascais)

FW Series 2018:

1ª Etapa | Alqueva | abril

Comentários