pub

Algarvio testa resistência aos 61 anos de idade

Carlos Clímaco Regressa ao Défi Wind

Carlos Clímaco, feliz a poucas horas de iniciar a viagem para o Défi Wind de Gruissan, em França (®PauloMarcelino)
pub

O algarvio Carlos Clímaco (Clube Naval de Portimão) está, pelo segundo ano consecutivo, no Défi Wind de Gruissan, a maior concentração de windsurf no mundo, em França. Aos 61 anos de idade, o velejador de Sagres vai testar a resistência física em regatas com mais de mil velas na água, 40 quilómetros de percurso e ventos que podem rondar os 50 ‘knots’ de intensidade.

Carlos Clímaco partiu de Sagres ao nascer do dia de terça-feira, 8 de maio, animado por previsões positivas de vento, contrariando a ausência que lhe diminuiu a experiência inaugural o ano passado (ver notícia). Este ano, as previsões indicavam boas possibilidades de haver dois dias de vento forte em Gruissant, quinta-feira 10 de maio e domingo 13. O primeiro dia confirmou-se.

O algarvio viajou de automóvel sozinho até Gruissan, num total de 16 horas de estrada mais pernoita pela região de Barcelona. Carlos Clímaco chegou bem ao local da prova, ontem, e foi logo para a água, para testar equipamento e confraternizar com outros concorrentes, nomeadamente  mais quatro portugueses.

O Défi Wind é uma prova de resistência com a particularidade de as largadas serem conjuntas, com cerca de 1300 concorrentes na água. Além de descobrir caminhos entre a floresta de velas, os participantes têm de aguentar o famoso Vento Tramontana, que chega aos 70 ‘knots’ de intensidade e sopra habitualmente pelos 40 a 50 ‘knots’.

As regatas são disputadas em percurso paralelo à longa margem de areia que se estende por 10 quilómetros entre Plage dês Chalets e Port La Nouvelle. Cada regata consiste em duas idas e regressos, num total de 40 quilómetros.

Hoje, quinta-feira 10 de maio, houve regata durante o período da tarde e o algarvio Carlos Clímaco viveu a sua primeira experiência séria de competição no Déli Wind. Fotos do primeiro dia de ação, disponíveis AQUI. A regata foi disputada por 1334 velejadores. Carlos Clímaco terminou em 218º geral; 5º no seu escalão etário (+60), composto por 32 participantes.

O velejador algarvio está em França com os apoios Clube Naval de Portimão, Município de Vila do Bispo, RRD Portugal, Dickson, Surf Planet Sagres, Sport Link Tarifa, Restaurante Carlos, Restaurante Ribeira do Poço, Bar Pau de Pita e Restaurante Armazém.

Comentários