pub

Classe RS:X | 49º Troféu Princesa Sofia

Margarida Gil Morais Persegue Sonho Olímpico

Margarida Gil Morais no Troféu Princesa Sofia em Mallorca, onde tirou importantes lições para evoluir na classe olímpica de windsurf (®DouglasMachado)
pub

Margarida Gil Morais, atleta do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, competiu na frota feminina da Classe RS:X  no ’49º Trofeo S.A.R. Princesa Sofía’, em Mallorca, nos dias 31 de março a 7 de abril. Foi o segundo teste da velejadora em competição na classe olímpica de pranchas à vela, no âmbito do programa de preparação olímpica já iniciado pela Federação Portuguesa de Vela. “Saio daqui com ideias claras do que tenho de aplicar no treino e estou focada em evoluir”, comentou a atleta.

A velejadora algarvia foi convidada pela FPV em janeiro, juntamente com o também algarvio Miguel Martinho (ver notícia). Margarida Gil Morais e Miguel Martinho são os melhores atletas portugueses de Formula Windsurfing, razão pela qual foram convidados para tentar a adaptação à variante olímpica RS:X, prancha mais pesada e fisicamente exigente.

Margarida Gil Morais está a perseguir o sonho olímpico e isso mesmo ficou evidente pelo fato de ter optado pela presença no Troféu Princesa Sofia em vez de competir na 1ª Etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2018, no Alqueva (ver notícia). Os dois eventos realizaram-se em datas sobrepostas.

Em Mallorca, Margarida Gil Morais terminou a prova feminina de RS:X em 65º. “Apesar de sair daqui com um mau resultado, neste momento isso não é o mais importante. Aprendi muito e cheguei a ter momentos muito bons em regata, nomeadamente em três regatas onde larguei muito bem e consegui lutar com a frota grande parte da bolina. Depois, à popa perdia bastante; é sem dúvida um dos meus pontos fracos, assim como vento forte e mar grande. Agora há que treinar muito! Nestas coisas não há milagres…”, comentou a velejadora, no Facebook.

Margarida Gil Morais competiu em Mallorca numa frota internacional, recheada de bons talentos. O pódio RS:X Feminino no Troféu Princesa Sofia é um exemplo claro: 1º Lilian De Geus (Holanda, 4º lugar Jogos Olímpicos Rio 2016), 2º Pei Na Chen (China, vice-campeã olímpica); 3º Flavia Tartaglini (Itália, 6º lugar Rio 2016).

A algarvia, única portuguesa na frota, tem apenas 8 meses de contato com o equipamento RS:X. Neste momento, resultado não é o que mais importa a Margarida Gil Morais em provas de windsurf olímpico, mas antes adquirir experiência e estabelecer com essas lições planos de treino mais específicos e eficazes.

Com 25 anos acabados de completar, a atleta está ciente das dificuldades, mas muito empenhada em tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A fasquia é elevada? “Bastante, visto que comecei há pouco tempo e faltam apenas dois anos para os Jogos Olímpicos. Mas tenho que tentar“, prometeu Margarida Gil Morais, em declarações ao Swell-Algarve.

Comentários