pub

#1 Formula Windsurfing Series Portugal 2018

Miguel Martinho Vence no Alqueva

Algarvio Miguel Martinho, 19 vezes campeão nacional, venceu todas as regatas Open no Monsaraz Windsurf Festival 2018 (®CarlosAlmeida/AFWP)
pub

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu a 1ª Etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2018, disputada no Alqueva, nos dias 29 de março a 1 de abril. O algarvio 19 vezes campeão nacional venceu todas as regatas Open da prova de Formula Windsurfing, no âmbito do Monsaraz Windsurf Festival 2018, que incluiu ainda o Campeonato Ibérico da Classe Raceboard, ganho por Pedro Moura (Windsurf Portugal Club).

A Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP) juntou pela primeira vez duas classes de windsurf; Formula e Raceboard, no Alqueva. O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e promoveu a marca Reguengos de Monsaraz Vinhos de Portugal.

Após dois anos consecutivos sem vento, o já habitual arranque da FW Series no Alqueva foi este ano bafejado pela sorte do vento e juntou mais de 40 competidores; de Portugal, Espanha e Reino Unido.

A frota de Formula realizou um total de cinco regatas. Miguel Martinho venceu todas. Três foram disputadas quinta-feira 29 de março, com vento médio entre os 10 e os 15 knots; e duas na sexta-feira, 30 de março, com vento entre os 20 a 25 knots. Nesse dia, o vento subiu acima dos 35 knots, altura em que a comissão de regatas mandou todos os velejadores para terra.

Evento no Alqueva teve o total apoio da Câmara Municipal de Monsaraz e juntou as Classes Formula e Raceboard (®CarlosAlmeida(AFWP)

O campeonato terminou sexta-feira para a Classe Formula, por falta de vento nos restantes dias. A melhor Open Feminino foi a espanhola Pilar Calvo, 14ª na geral. O espanhol José Maria Pinar venceu na categoria Sport, divisão FW destinada a atletas iniciantes ou com menor andamento. A melhor Feminino nesta categoria foi Connie Leibner (Clube Naval de Portimão), 4ª na geral da categoria.

O Campeonato Ibérico de Raceboard teve oito velejadores em prova e foi ganho pelo português Pedro Moura.

A próxima etapa do Formula Windsurfing Series Portugal 2018 será em Cascais, no final de maio, e irá incluir a Taça da AFWP e o Campeonato Ibérico de Formula Windsurfing. Antes dessa prova irá realizar-se no Algarve o Campeonato do Mundo de Masters Formula Windsurfing, em Lagos, nos dias 23 a 28 de abril.

Pódios Monsaraz Windsurf Festival 2018

Formula Windsurfing Open (#25)

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Vasco Chaveca (CNPortimão)

3. Bruno Bértolo (AlhandraSC)

1º Feminino. Pilar Calvo (CNSerranillos Surf3)

Formula Windsurfing Sport (#14)

1. José Maria Pinar (ESP | veterano)

2. Pedro Amorim (POR | sénior)

3. José Carlos (POR | Master)

1º Feminino. Connie Liebner (POR)

Raceboard (#8)

1. Pedro Moura (POR)

2. Alexander Diaz (ESP)

3. Luis Camacho (ESP)

Comentários