pub

Canoagem | Desportivo de Alcoutim conquista 3º lugar

‘Castores’ do Arade Vencem Regional de Fundo

Equipa do Kayak Clube Castores do Arade Campeã Regional de Fundo do Sul em Canoagem (®KCCA)
pub

O Kayak Clube Castores do Arade organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, e venceu o Campeonato Regional de Fundo de Canoagem terminando com 2177 pontos, mais 798 pontos do que o Clube Náutico do Litoral Alentejano, de Vila Nova de Milfontes, que somou 1379 pontos, terminando o Grupo Desportivo de Alcoutim na terceira posição, ao somar 1098 pontos.

Os regionais de fundo de canoagem consistem em 21 regatas em circuito, com distâncias que variam entre os 2km e os 5km consoante os escalões que vão desde Iniciados a Veteranos, e realizaram-se dia 25 de março, no rio Arade, em frente ao Posto Náutico Municipal da Mexilhoeira da Carregação, debaixo de condições meteorológicas difíceis. O clube Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação concluiu a prova em 5º, com duas presenças em pódios.

A prova contou com a presença de 200 atletas de 10 Clubes, 9 da região sul (Algarve e Alentejo) e um clube convidado, a Associação Náutica de Câmara de Lobos, na Madeira, que se fez representar pelo atleta Célio Alves que venceu em K1 (kayak monolugar) seniores masculinos.

Os Castores do Arade alcançaram 12 pódios que equivaleram a 4 títulos regionais, incluindo por equipas; 3 segundos lugares e cinco terceiros lugares, no entanto foi no esforço de equipa que se conseguiu a vitória porque o KCCA conseguiu com que 46 dos seus atletas terminassem a prova.

O Clube Náutico do Litoral Alentejano e o Grupo Desportivo de Alcoutim terminaram muito perto dos vencedores com 11 pódios, apenas menos 1 do que os Castores, incluindo cinco títulos regionais individuais; mas foi o Clube Fluvial Odemirense que, apesar de ter terminado na 4ª posição colectiva, conseguiu mais pódios com 13 medalhas e 5 títulos regionais.

Medalhados Algarvios

Kayak Clube Castores do Arade: Filipe Busel (Campeão Regional K1 Iniciado), Maria Wilkinson (Campeã Regional K1 Iniciado Feminino), Isabella Wilkinson (Bronze K1 Iniciado Feminino), Guilherme Reis (Campeão Regional K1 Infantil), Inês Luís (Prata K1 Infantil Feminino), Gonçalo Bento (Prata K1 Junior), Iago Bebiano (Bronze K1 Junior), Rita Angelo (K1 Junior Feminino), Ana Bebiano (Prata K1 Sénior Feminino), Beatriz Reis (Bronze K1 Sénior Feminino), Célia Santos (Bronze K1 Vet-B Feminino), Nuno Silva (Bronze K1 Sénior, 4º lugar, mas 1º não era da região).

Grupo Desportivo de Alcoutim: Jorge Rodrigues (Prata K1 Iniciado), Guilherme Gonçalves (Bronze K1 Iniciado), Joana Ramos (Campeã Regional K1 Cadete Feminino), Ângelo Palma (Campeão Regional C1 Cadete), Bárbara Teixeira (Prata K1 Junior Feminino), Luís Simão (Prata C1 Junior), Pedro Fernandes (Prata K1 Sénior, 3º lugar, mas 1º não era da região), João Simão (Campeão Regional C1 Sénior), André Madeira (Prata C1 Sénior), Carlos Cruz (Campeão Regional K1 Vet-A), Carmen Garrido (Campeã Regional K1 Vet-B Feminino).

Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação: Maria Costa (Prata K1 Iniciado Feminino), Leonor Mestre (Bronze K1 Junior Feminino).

Ensaio para Nacionais

O Campeonato Regional de Fundo do Sul precedeu os estágios das equipas nacionais de canoagem, que decorreram ao longo desta semana. Nesses estágios estiveram envolvidos quatro (4) atletas algarvios: Iago Bebiano (KCCA, Juniores), Tomás Paulo dos Santos (KCCA, Juniores), Joana Ramos (GDA, Cadetes) e Maria Cabrita (KCCA, Kayaks Seniores).

A prova do passado domingo na Mexilhoeira da Carregação foi também um bom ensaio para os Campeonatos Nacionais de Fundo e Taça de Tripulações (K2/C2 e K4/C4) que se realizam em Melres, Gondomar no início de Abril. É a maior e mais competitiva prova do calendário nacional da modalidade e envolve a presença de mais de meia centena de clubes e contará com mais de 1000 atletas em competição, nas 71 regatas do evento. Os clubes do Sul vão estar na discussão dos títulos nacionais.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade (editada)

Comentários