João Raminhos e João Arco | Altea, Espanha

Algarvios Fazem 3º Lugar na Euroflying Cup

João Raminhos e João Arco na cerimónia de entrega de prémios em Altea, Espanha (CNA)

A tripulação algarvia formada pelos velejadores João Raminhos e João Arco, do Ginásio Clube Naval de Faro, subiu ao 3º posto do pódio em Altea, Espanha, na 1ª Etapa da Euroflying Cup 2018, circuito da Classe Flying Dutchman. A prova realizou-se nos dias 15 a 17 de março e ficou marcada por condições de vento muito difíceis, o que exigiu mais das dez tripulações na água.

No primeiro dia de regatas, os velejadores foram confrontados com vento instável, de intensidade, entre os 15 e os 25 ‘knots’; e também de direção, a registar variações de 15 graus. As condições permitiram a realizaram de apenas uma regata, na qual a tripulação de Faro (POR 77) terminou em 3º. O segundo dia começou sem vento, que entretanto surgiu em suave brisa de 5 a 7 ‘knots’, o que possibilitou a realização de três regatas.

No terceiro e último dia, o vento voltou a soprar forte em Altea, com intensidade constante de 20 ‘knots’ e rajadas a chegar perto dos 30 ‘knots’. Foi realizada nesse dia uma única regata e a tripulação conseguiu defender o 3º lugar na geral, terminando atrás de duas tripulações alemãs.

POR 77 é formada por João Raminhos e João Arco, tripulação que já foi por duas vezes vice-campeã Ibérica (2014 e 2016), 55ª Class no Campeonato do Mundo em 2017 e vencedora da edição deste ano do Campeonato Internacional do Carnaval. A Classe Flying Dutchman está em crescimento no Algarve, com tripulações ativas no Clube Náutico de Tavira (POR 99), Ginásio Clube Naval de Faro (POR 7; POR 9; POR 77) e CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura (POR 69).

Comentários