Morreu Arjan Van Zanten

Comunidade Surfista de Lagoa está de Luto

Arjan Van Zanten faleceu segunda-feira 22 de janeiro, vítima de cancro. Tinha 39 anos de idade (®DR)

Faleceu Arjan Van Zanten, holandês residente há mais de três décadas no concelho de Lagoa, Algarve, vítima de cancro. Tinha 39 anos de idade e deixa dois filhos menores, de 12 e 5 anos. Era surfista e pessoa muito querida na comunidade local, que o vai homenagear no próximo domingo. “Foi a pessoa mais bondosa que conheci; um coração de ouro”, diz o amigo e surfista Ivo Perpétuo.

Arjan nasceu em 1978 e mudou-se com a família para Portugal em 1981. A família instalou-se em Sesmarias e foi aí que Arjan cresceu e se fez homem. Era conhecido pela sua banda de heav metal ‘Wardog’ e o surf sempre fez parte da sua vida. Começou por fazer bodyboard na Praia do Carvoeiro e no Molhe de Ferragudo e, aos 17 anos, aventurou-se no longboard e evoluiu no surf sempre com pranchas ‘retro’ do ‘shaper’ local Leandro Simões (Leander).

Surfista era adepto das pranchas ‘retro’ e local do F-Point e Carvoeiro (®NunoMestre)

“Só tinha amigos e a disponibilidade dele para ajudar o próximo era incomum. O sorriso estampado na cara era uma constante, contagiava tudo e todos com a sua boa disposição”, recorda Ivo Perpétuo, amigo de infância do surfista falecido.

O cancro foi-lhe diagnosticado em 2013 e desde aí Arjan travou uma luta intensa contra a doença, que acabou por lhe roubar a vida segunda-feira, 22 de janeiro. “Nunca deixou de fazer o que mais amava, o surf. Um exemplo de ser humano e de força para os seus amigos.Um guerreiro extraordinário, um pai incrível“, diz Ivo Perpétuo.

Arjan era muito querido na comunidade, que o vai homenagear domingo, 28 janeiro, no Algar Seco, às 15H00 (®NunoMestre)

“O mundo fica (hoje) menos brilhante. E a comunidade F-Point e Carvoeiro mais pobre. Perdemos um dos nossos”, lamentou o ‘shaper’ Leandro Simões, em mensagem no Facebook. “Foi tão cedo. Eras mesmo uma boa pessoa. A tua serena companhia deixará um enorme vazio em todos nós”, disse o empresário náutico local Joca Amador.  “Descansa em paz, meu amigo, meu camarada de ondas. Nunca serás esquecido“, escreveu o bodyboarder Jorge Nunes.

Os testemunhos de dor multiplicam-se nas redes sociais. Arjan Van Zanten deixa uma enorme saudade na comunidade local, que prepara uma homenagem ao amigo no próximo domingo. Arjan é cremado em Lisboa, como era seu desejo, mas haverá uma cerimónia domingo, 28 de janeiro, no Algar Seco, às 15:00, para quem quiser prestar uma última homenagem ao guerreiro desaparecido. À família e à comunidade enlutada, o Swell-Algarve apresenta condolências.

Comentários