pub

Circuito Nacional Esperanças 2017

Tomás e ‘Rafa’ Semifinalistas em Carcavelos

Tomás Rosado e Rafael Cabral, com o treinador Francisco Pinheiro e a companheira deste, Joana Schenker, Campeã do Mundo APB Feminino 2017 (®ABS)
Tomás Rosado e Rafael Cabral, com o treinador Francisco Pinheiro e a companheira deste, Joana Schenker, Campeã do Mundo APB Feminino 2017 (®ABS)
pub

Tomás Rosado e Rafael Cabral, atletas da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS), foram semifinalistas, respetivamente, Sub-18 e Sub-16 na 4ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017, disputada no fim-de-semana 4 e 5 de novembro, em Carcavelos. A ABS não vai estar presente na última etapa do circuito, na Figueira da Foz.

Foi uma prova difícil em Carcavelos. As ondas no primeiro dia rondaram o meio metro e registaram-se alguns períodos de chuva e vento forte. A organização decidiu assim avançar com as categorias de sub-16 e sub-18 até à final. Já no segundo dia o mar não ajudou e pregou uma partida a todos, sendo apenas possível realizar a categoria sub-12 deixando infelizmente as categorias sub-14 e sub-18 feminino sem competição.

David Vedor foi o herói da etapa em Carcavelos ao vencer nas categorias Sub-16 e Sub-18. Miguel Ferreira fez 2º lugar Sub-18 e sagrou-se Campeão Nacional na categoria. Francisco Ferreira venceu em Sub-12 e também assegurou o título de Campeão Nacional.

A Associação de Bodyboard de Sagres apresentou-se em Carcavelos com três atletas: Miguel Rosa (Sub-14), Diogo Sousa (Sub-16), Rafael Cabral (Sub-16 e Sub-18) e Tomás Rosado (Sub-18). Ricardo Mendonça (Sub-18) não participou devido a compromissos académicos. Era vice-líder do ‘ranking’ nacional Sub-18 antes da etapa. Para Miguel Rosa seria a sua 2ª prova nacional de sempre, a 1ª este ano, mas o algarvio não chegou a competir porque a categoria Sub-14 foi cancelada.

Na categoria Sub-16, Diogo Sousa não se adaptou às condições do mar e perdeu logo na primeira ronda. Rafael Cabral chegou às meias-finais e concluiu a etapa em 5º lugar Sub-16. Recorde-se que ‘Rafa’ seguia no 3º lugar do ‘ranking’ nacional Sub-16 e tem no seu palmarés dois títulos de campeão nacional: Sub-14 em 2016 e Sub-12 em 2014.

Nos Sub-18, Rafael Cabral surfou bem mas terminou em 13º. Tomás Rosado concluiu a etapa em 7º, eliminado numa meias-final em que quase não houve ondas. Tomás Rosado foi vice-campeão nacional Sub-16 o ano passado e campeão nacional Sub-12 em 2012.

“A ABS não irá competir na próxima prova (última etapa CNBBE 2017), na Figueira da Foz, pois já não conseguiremos atingir os lugares de topo que nos são característicos”, adiantou o dirigente e treinador Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve. “O circuito este ano teve muito azar, com provas canceladas, condições muito pequenas e fracas e problemas de marés cheias”, comentou o treinador, em jeito de balanço. “Vamos começar a preparar 2018”, concluiu Francisco Pinheiro.

Links:

3ª Etapa CNBB Esperanças 2017 | Ericeira (junho)

2ª Etapa CBNN Esperanças 2017 | Peniche (abril)

1ª Etapa CNBB Esperanças 2017 | Nazaré (março)

Comentários