pub

Campeonato Nacional Esperanças | Crédito Agrícola Junior Cup 2017

Algarvio João Mendonça Top 3 Nacional Sub-14

João Mendonça é local da Arrifana, tem 12 anos de idade e é Campeão Nacional Sub-12 em título (®GianLucaSchneider/Arquivo/Fev2017)
João Mendonça é local da Arrifana, tem 12 anos de idade e é Campeão Nacional Sub-12 em título (®GianLucaSchneider/Arquivo/Fev2017)
pub

O surfista algarvio João Mendonça concluiu em 3º lugar o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14. O evento Crédito Agrícola Junior Cup 2017 foi disputado na Praia Internacional do Porto, no fim-de-semana 4 e 5 de novembro. O atleta da Arrifana foi o melhor algarvio em prova. Joaquim Chaves, da Costa de Caparica é o Campeão Nacional Sub-14.

Estiveram em prova cinco atletas de dois clubes algarvios: Julian Seyffert, Martim Brandão e César Silva, do Albufeira Surf Clube; Bruno Marçal e Henrique ‘Piki’Gomes, do Clube Naval de Portimão. Bruno Marçal, Campeão Regional do Sul; e Julian Seyffert, Vice-Campeão Regional chegaram à finalíssima nacional com apuramento direto pelos resultados alcançados no Circuito Regional de Surf do Sul. Henrique ‘Piki’ Gomes, Martim Brandão e César Silva entraram com ‘wildcards’ (convites).

O algarvio João Mendonça competiu federado pelo Surfing Clube Costa do Sol (SCCS) e apurou-se pelo Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa. O brilhante resultado que alcançou no Porto abre mais vagas regionais para Lisboa e não para o Algarve no nacional da categoria no próximo ano.

João Mendonça tem 12 anos de idade e é (ainda) Campeão Nacional Sub-12 em título (ver notícia). O surfista algarvio realizou uma prova brilhante no Porto, vencendo todas as suas baterias até às meias-finais. Nessa fase perdeu o duelo contra Afonso Antunes, surfista da Ericeira que acabaria depois por perder frente a Joaquim Chaves, numa grande final emocionante. Os dois finalistas dominaram o campeonato, vencendo todas as suas baterias até à final.

Julian Seyffert, Vice-Campeão Regional Sub-14 do Sul fez o segundo melhor resultado algarvio no Porto (®GianLucaSchneider/Arquivo/Mar2017)

Julian Seyffert, Vice-Campeão Regional Sub-14 do Sul fez o segundo melhor resultado algarvio no Porto (®GianLucaSchneider/Arquivo/Mar2017)

Nenhum dos restantes cinco algarvios em prova conseguiu evitar ir à ronda de repescagem. Henrique ‘Piki’ Gomes, Campeão Regional Sub-12; e César Silva foram eliminados nessa Ronda 2, em terceiro nas respetivas baterias. O Campeão Regional Bruno Marçal ‘sobreviveu’ à repescagem, mas perdeu na Ronda 3 em terceiro na sua bateria.

O jovem Martim Brandão conseguiu chegar ao segundo dia de prova e foi eliminado na Ronda 4. Excelente resultado, para um atleta de 11 anos que saltou da lista de espera para a competição, surfou quatro baterias e conseguiu o terceiro melhor resultado algarvio na ‘finalíssima’ nacional. O segundo melhor algarvio foi Julian Seyffert, Vice-Campeão Regional. O surfista de Albufeira esteve muito seguro e conseguiu mesmo vencer a sua bateria na Ronda 2, acabando eliminado na Ronda 4, em terceiro na sua bateria.

Wave Series

Crédito Agrícola Junior Cup encerrou o Porto & Matosinhos Wave Series 2017, que levou ao Norte do país algumas das mais importantes competições nacionais das modalidades de surf, longboard, bodyboard e stand up paddle. Marcelo Martins, promotor do evento, congratula-se com “mais uma excelente competição, que trouxe ao Porto e Matosinhos os futuros representantes da modalidade no panorama internacional. Terminou em grande esta edição do Wave Series, que tem contribuído fortemente para que o Norte seja, cada vez mais, visto como destino de eleição para a prática de surf”.

O Crédito Agrícola Junior Cup 2017– Campeonato Nacional de Surf Esperanças é organizado pela Onda Pura – Produção de Eventos, com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Surf e a Associação Onda do Norte, em colaboração com as câmaras municipais do Porto e Matosinhos. Conta com o patrocínio oficial do Grupo Crédito Agrícola e da 58 Surf, e com os apoios da Vitalis, Ramirez, Hospital de Santa Maria – Porto, Chanson, MEO, Shoyce, Solinca, Azurara Parque Aventura, Mixpão, Combi Coffee, Chef Tapioca, Fresca Inspiração, Presto Pizza, Be Stronger e Edifício Transparente. Conta ainda com os media partners Fuel TV, Surftotal e Beachcam.

Comentários