pub

Campeonato Nacional de Esperanças Sub-18

Bruno Gregório Melhor Algarvio em Ribeira D’Ilhas

Bruno Gregório foi o melhor representante do Algarve no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18, tendo chegado à Ronda 4 da prova, na Ericeira (®PTMSC)
Bruno Gregório foi o melhor representante do Algarve no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18, tendo chegado à Ronda 4 da prova, na Ericeira (®PTMSC)
pub

Bruno Gregório (Portimão Surf Clube) foi o melhor algarvio no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18, disputado em Ribeira D’Ilhas, no fim-de-semana 28 e 29 de outubro. O Campeão Regional do Sul ficou ‘às portas’ dos quartos-de-final ‘man-on-man’, eliminado na Ronda 4 do campeonato, organizado pelo Ericeira Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf. O novo Campeão Nacional Sub-18 é Francisco Almeida, do Surfing Clube Costa do Sol.

O Algarve esteve representado na finalíssima nacional Sub-18 por dois atletas do Portimão Surf Clube, Bruno Gregório e Michael Conlan; e dois atletas do Clube Naval de Portimão, Sebastião Passarinho e Pedro Coutinho.

Bruno Gregório e Michael Conlan – campeão e vice-campeão regional do Sul – tiveram apuramento direto. Sebastião Passarinho, com fortes ligações ao Algarve; e Pedro Coutinho também ‘correram’ o Circuito Regional do Sul e chegaram à finalíssima nacional através de ‘wildcards’ (convites). Os dois treinam-se na região da Grande Lisboa, mas são federados pelo CNPortimão.

Vice.-Campeão Regional do Sul, Michael Conlan escolheu mal as ondas e perdeu na repescagem, Ronda 2 (®PTMSC)

Vice.-Campeão Regional do Sul, Michael Conlan escolheu mal as ondas e perdeu na repescagem, Ronda 2 (®PTMSC)

Os quatro representantes do Algarve perderam na Ronda 1 e passaram às repescagens. “No Round 1 consegui fazer uma boa onda mas perdi a precisar de um ‘backup’, pois cai na primeira manobra de uma onda importante”, recordou Pedro Coutinho, ao Swell-Algarve.

Na Ronda 2 (repescagem) foram eliminados Michael Conlan e Sebastião Passarinho, ambos em 3º nos respetivos ‘heats’. “O segundo ‘heat’ correu-me melhor que o primeiro e foi muito renhido, mas fiquei em terceiro”, disse Sebastião Passarinho, ao Swell-Algarve. Já o vice-campeão regional do Sul, Michael Conlan, foi vítima de “má escolha de ondas”, comentou o treinador Francisco Canelas.

Bruno Gregório venceu na Ronda 2 e esta é uma das ondas feitas pelo algarvio nessa bateria (®PTMSC)

Bruno Gregório venceu na Ronda 2 e esta é uma das ondas feitas pelo algarvio nessa bateria (®PTMSC)

Bruno Gregório e Pedro Coutinho venceram as respetivas baterias na Ronda 2 e regressaram ao quadro principal. Pedro Coutinho foi eliminado na Ronda 3, disputada em baterias com três atletas cada. “Consegui fazer uma onda logo ao princípio mas, infelizmente, depois estive perdido no mar. Perdi a precisar de uma requisito baixo”, comentou Pedro Coutinho, ao Swell-Algarve.

Bruno Gregório passou em 2º na Ronda 3, deixando atrás de si, eliminado, o conhecido José Champalimaud. Na Ronda 4, Bruno Gregório foi eliminado em 4º, numa bateria ganha pelo fortíssimo Tomás Abreu, que deixou o algarvio na antecâmara dos quartos-de-final ‘man-on-man’. “Vamos trabalhar para ir à final no próximo ano”, prometeu Francisco Canelas, treinador de Bruno Gregório.

Campeão e vice-campeão regional do Sul em Ribeira D'Ilhas (®PTMSC)

Campeão e vice-campeão regional do Sul em Ribeira D’Ilhas (®PTMSC)

Depois de um primeiro dia com condições razoáveis; ondas de metro nas séries, apenas ficaram oito atletas em prova para domingo, dia das decisões, com mar mais pequeno. À final chegaram, sem surpresa, Francisco Almeida e Gonçalo Vieira, atletas que venceram todos os seus ‘heats’ anteriores. A vitória final sorriu a Francisco Almeida, atleta que se treina na Surf Lisbon Formação, academia onde também está Pedro Coutinho.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18 teve como Sponsors o Bue Buddha, Logdings Ericeira, o Ribeira d’IlhasSurf & Restaurante Bar, Boardculture, Dakine, Ericeira Surf & Skate e o Ericeira Camping. Apoio Institucional: Câmara Municipal de Mafra, Junta de Freguesia da Ericeira, Delegação Marítima da Ericeira, Informantem, Ericeira WSR e WSCNetwork. Os Media Partners a Surf Total, MEO Beachcam, Azul Ericeira Mag, Jornais O Carrilhão e O Ericeira e a RCM.

Comentários