pub

Surfista algarvia chega às 'meias' na finalíssima em Ovar

Concha Balsemão 3ª Melhor Sub-16 Nacional

Algarvia Concha Balsemão esteve na prova sem treinador e conseguiu o seu melhor resultado nacional de sempre (®AbilioMeneses/CSP)
Algarvia Concha Balsemão esteve na prova sem treinador e conseguiu o seu melhor resultado nacional de sempre (®AbilioMeneses/CSP)
pub

A atleta algarvia Concha Balsemão fez 3º lugar Sub-16 na Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017, na Praia da Maceda, em Ovar. A surfista da Carrapateira, atleta do Península de Peniche Surfing Clube chegou às meias-finais ‘girl-on-girl’ Sub-16 Feminino e também competiu em Sub-18 Feminino, concluindo esse quadro em 7º lugar.

“Foi o meu melhor resultado nacional”, disse Concha Balsemão, ao Swell-Algarve. A surfista algarvia avançou no quadro Sub-16 Feminino sempre sem necessidade de passar pelas repescagens e só foi travada nas meias-finais em duelo direto com Mafalda Lopes, que acabaria por vencer a final e sagrar-se Campeã Nacional Sub-16 Feminino.

Concha Balsemão apurou-se para a Finalíssima Feminino através do Circuito Regional de Surf do Centro, no qual conseguiu qualificação na categoria Sub-16 Feminino. Apesar de estar apurada para apenas uma categoria, a surfista algarvia conseguiu também entrar na competição Sub-18 Feminino e chegou à terceira ronda, concluindo a prova em 7º lugar. Camila Costa é a nova Campeã Nacional Sub-18 Feminino.

Com mar grande e esquerdas a servir o bom surf de ‘backside’ da surfista algarvia, Concha Balsemão esteve em destaque e até surpreendeu nas meias-finais Sub-16. “Estive a ganhar no heat todo, mas no fim a Mafalda fez duas boas ondas”, comentou a algarvia.

“Gostei do campeonato. Fui com os meus pais e sem treinador. Fui focada em mim. Gostei da experiência. Foi bom estar sozinha. Sinto-me capaz de fazer campeonatos sozinha”, comentou Concha Balsemão. A surfista algarvia não tem treinador fixo, optando por recolher ensinamentos em diversas fontes, como Francisco Canelas (Algarve), José Maria Pyrrait (Ericeira) e João de Macedo (Praia Grande).

A Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017 decorreu no fim-de-semana 29 e 30 de julho, na Praia da Maceda, Ovar, organizada pelo Club de Surf do Porto e Federação Portuguesa de Surf. A próxima prova do nacional será a da categoria Sub-14, no Porto, nos dias 3 e 4 de setembro.

Comentários