pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças

Diogo Pereira Melhor Algarvio na Final Sub-16

Diogo Pereira em ação em Peniche. Surfista de Portimão chegou ao 5º lugar Sub-16 nacional (®LuisBento/PSC)
Diogo Pereira em ação em Peniche. Surfista de Portimão chegou ao 5º lugar Sub-16 nacional (®LuisBento/PSC)
pub

Diogo Pereira (Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf) foi o melhor algarvio no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16. O surfista de Portimão chegou aos quartos-de-final ‘man-on-man’ e fez 5º lugar na ‘finalíssima’ nacional, disputada nas ondas de Peniche, no fim-de-semana 1 e 2 de julho. O novo Campeão Nacional Sub-16 é Afonso Antunes, da Ericeira.

O Algarve esteve representado na ‘finalíssima’ Sub-16 em Peniche por três (3) atletas: Michael Conlan (Portimão Surf Clube / Miguel Mouzinho), Leon Schneider (PortimãoSC / Miguel Mouzinho) e Diogo Pereira. Apurado para a prova estava também o algarvio Henrique Poucochinho (Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf), mas não compareceu à chamada porque partiu as duas pranchas que tinha e não conseguiu treinar no último mês, apurou o Swell-Algarve, junto de fonte da família.

Sábado, 1 de julho foram disputadas as duas primeiras rondas da finalíssima, em Supertubos e no Baleal. Michael Conlan, campeão regional do Sul; e Leon Schneider, vice-campeão, fizeram 2º lugar nas respetivas baterias da Ronda 1 e apuraram-se diretamente para a Ronda 3. O primeiro dia não correu bem a Diogo Pereira. O surfista de Portimão perdeu em 3º na Ronda 1, na mesma bateria em que Leon Schneider ‘passou’ em 2º; e teve de ir à repescagem (Ronda 2), onde conseguiu ‘passar’ em 2º.

Domingo, 2 de julho, foi o dia de Diogo Pereira. A chamada para o segundo (último) dia da finalíssima foi feita para o Pico da Mota. A competição foi retomada na Ronda 3, fase formada por baterias com três atletas cada. Diogo Pereira venceu a sua bateria. Leon Schneider foi eliminado em 3º na mesma bateria e Michael Conlan também perdeu em 3º, noutra bateria, ganha por Afonso Antunes.

Na Ronda 4, quartos-de-final ainda com baterias de quatro atletas cada; Diogo Pereira voltou a vencer, impondo-se a João Vidal (2º), José Champalimaud (3º) e Gabriel Ribeiro (4º). O surfista algarvio esteve imparável em duas rondas, mas foi travado nos quartos-de-final ‘man-on-man’, em duelo contra Joaquim Chaves.

A finalíssima Sub-16 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017 foi organizada por Península de Peniche Surfing Clube e Federação Portuguesa de Surf.

A próxima finalíssima nacional será Feminino (S16F+S18F), em Cortegaça, nos dias 29 e 30 julho. Em prova na categoria S16F irá estar a algarvia Concha Balsemão, apurada no Circuito Regional do Centro em representação do Península de Peniche Surfing Clube.

O Circuito Regional de Surf do Sul apurou para essa finalíssima as surfistas Inês Carvalho e Joana Carvalho em Sub-16F e Vera Carvalho e Joana Carvalho em Sub-18F. As três surfistas representam o Clube Naval de Portimão e treinam-se com a Surf Lisbon Formação.

Comentários