pub

Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017

Etapa CNBBE Incompleta na Ericeira

Sábado ainda foi possível competir, já com vento forte. Domingo esteve impraticável na Ericeira (®AlvaroFr/ESC)
Sábado ainda foi possível competir, já com vento forte. Domingo esteve impraticável na Ericeira (®AlvaroFr/ESC)
pub

A 3ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017 terminou incompleta. O segundo dia de prova foi cancelado devido a falta de segurança no mar. A Associação de Bodyboard de Sagres levou quatro atletas à prova na Ericeira, todos eles inscritos nas duas únicas categorias afetadas pelo cancelamento.

A Ericeira recebeu pelo quinto ano consecutivo o nacional de bodyboard Esperanças. A etapa juntou 90 atletas de todo o País, dos 12 aos 18 anos de idade, na Praia da Empa, sábado 10 de junho. Nesse dia – e por causa das previsões para o dia seguinte – a organização acelerou o programa e realizou a totalidade das categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-18 Feminino e a primeira ronda Sub-16.

Domingo, 11 de junho, a prova deslocou-se para a Praia do Sul, na expetativa de encontrar uma zona de menor impacto do ‘swell’ agressivo que esmagava a costa. Faltava realizar a totalidade da categoria Sub-18 e as restantes rondas dos Sub-16. Após vários ‘calls’ ao longo da manhã, a organização e representantes de vários clubes concordaram em cancelar o segundo dia de prova, pela salvaguarda da integridade física dos atletas.

Os pontos na categoria Sub-16 foram divididos pelos atletas que passaram a primeira ronda e a categoria Sub-18 foi anulada. A Associação de Bodyboard de Sagres só tinha atletas inscritos nessas duas categorias. Diogo Sousa e Rafael Cabral ainda disputaram a primeira fase Sub-16. Ricardo Mendonça, Tomás Rosado e o mesmo Rafael Cabral não chegaram a disputar a categoria Sub-18.

Diogo Sousa e Rafael Cabral entraram divisão de pontos na categoria Sub-16. Os dois passaram os ‘oitavos’ e estavam apurados para os quartos-de-final. Rafael Cabral venceu a bateria que ‘disputou’ sábado e Diogo Sousa também se apurou, numa bateria com apenas dois atletas. “Foi pena não ter havido domingo, mas foi a decisão mais acertada pois o mar estava impraticável”, comentou Francisco Pinheiro, treinador dos atletas e presidente da ABS, ao Swell-Algarve.

Resultados 3ª Etapa CNBBE 2017 | Ericeira

Sub-12
1. Francisco Ferreira (Aqua Carca)
2. Miguel Matos (CNPov)
3. Pedro Costa (AON)
4. José Mano (CVF)

Sub-14
1. Joel Rodrigues (CNPov)
2. Pedro Ferreira (Aqua Carca)
3. Miguel Siva (CNPov)
4. Ricardo Mourão (CRCQL)

Sub-18 Feminino
1. Mariana Rosa (Aqua Carca)
2. Madalena Guerra (Aqua Carca)
3. Madalena Padrela (Aqua Carca)
4. Leonor Monteiro (Aqua Carca)

Links:

2ª Etapa CBNN Esperanças 2017 | Peniche (abril)

1ª Etapa CNBB Esperanças 2017 | Nazaré (março)

Comentários