pub

Pesca Submarina

Algarvio Jody Lot Lidera Taça de Portugal

Algarvio Jody Lot é este ano atleta da equipa Honda Marine - Grow e está empenhado em conquistar a Taça de Portugal de Pesca Submarina (®DR)
Algarvio Jody Lot é este ano atleta da equipa Honda Marine - Grow e está empenhado em conquistar a Taça de Portugal de Pesca Submarina (®DR)
pub

O algarvio Jody Lot venceu o 1º Troféu Open de Pesca Submarina da Lourinhã e assumiu com essa vitória a liderança no ‘ranking’ da Taça de Portugal na modalidade. O ‘caçador’ alvorense persegue determinado uma das poucas ‘presas’ que até agora lhe escapou. “Quero muito ganhar a Taça. Falta-me no palmarés”, disse o algarvio tricampeão nacional, ao Swell-Algarve.

A Taça de Portugal de Pesca Submarina é organizada pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS). Em 2016 foi ganha pelo algarvio Paulo Silva, 55 anos de idade, o decano da pesca submarina. Este ano, a taça está na mira do mais premiado pescador submarino português. O troféu é disputado em sistema de ‘ranking’, para o qual pontuam uma jornada de cada prova regional (Açores, Madeira e Continente) e as duas jornadas dos campeonatos nacionais (duplas e triplas).

Jody Lot já foi Campeão do Mundo (2012) e Campeão Euro-Africano (2011) e em 2016 conquistou o seu terceiro título consecutivo de Campeão Nacional Individual e também se sagrou Campeão Nacional de Duplas (com André Domingues) e Campeão Nacional de Triplas (com André Domingues e Matthias Sandeck). A Taça de Portugal é o troféu que lhe falta.

A perseguição do objetivo taça levou o pescador algarvio aos Açores, em abril, para competir numa prova regional. Jody Lot fez mais que a jornada necessária para o ‘ranking’ da Taça; participou nas duas jornadas e venceu o regional açoriano.

“Nunca tinha entrado numa prova nos Açores. É outro mundo. Há muito peixe. É mais uma questão de ritmo que de conhecimento”, comentou Jody Lot. As capturas que destacou nesse campeonato foram um peixe galo com mais de dois quilos, “porque é difícil de ver”; e um “peixe cão com três quilos e tal”.

Jody Lot no 1º lugar do pódio Open na Lourinhã, resultado que lhe permitiu assumir a liderança do 'ranking' da Taça de Portugal de Pesca Submarina 2017 (®DR)

Jody Lot no 1º lugar do pódio Open na Lourinhã, resultado que lhe permitiu assumir a liderança do ‘ranking’ da Taça de Portugal de Pesca Submarina 2017 (®DR)

Já em maio, Jody Lot voltou a pontuar para a Taça ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Duplas (com Humberto Silva). Há uma semana, na Lourinhã, o algarvio venceu o troféu da primeira jornada do regional do Continente e assumiu a liderança do ‘ranking’ da Taça de Portugal. O atleta de Alvor não participou na 2º jornada (2º dia), para não ocupar lugares de apuramento para o Campeonato Nacional Individual.

A vitória do algarvio no troféu open na Lourinhã foi categórica. Jody Lot venceu com o dobro das capturas e quase o dobro dos pontos relativamente ao segundo classificado. “Correu-me bem. Fomos para a Consolação, uma zona que já conhecia quando foi aí realizado um campeonato europeu. Apanhei um robalo com 4,995 kg e mais um com mais de dois quilos e outro com mais de um quilo”, recordou o atleta.

“Ganhei esta etapa e passei para a frente. Quero por o meu nome na Taça de Portugal”, concluiu Jody Lot. Ainda falta o Campeonato Nacional de Triplas e, caso seja necessário, uma segunda prova regional nos Açores, em São Miguel, que ainda não está confirmada.

Comentários