pub

Rip Curl Grom Search 2017 | 1ª Etapa portuguesa

Concha Balsemão Vice-Campeã Grom Search na Caparica

Este sorriso vai longe. Algarvia Concha Balsemão fez 2º lugar na Caparica e está na luta para ir à final europeia do Rip Curl Grom Search (®DR)
Este sorriso vai longe. Algarvia Concha Balsemão fez 2º lugar na Caparica e está na luta para ir à final europeia do Rip Curl Grom Search (®DR)
pub

A surfista algarvia Concha Balsemão terminou em 2º lugar da final Sub-16 Feminino na 1ª Etapa portuguesa do Rip Curl Grom Search, disputada na Praia do Marcelino, Costa de Caparica, no fim-de-semana 27 e 28 de maio. João Mendonça, surfista da Arrifana, chegou às meias-finais Sub-14 Masculino, concluindo em 5º lugar na categoria.

O Rip Curl Grom Search na Caparica foi a primeira de duas etapas em Portugal, nas quais os jovens ‘groms’ portugueses vão procurar qualificar-se para a final europeia e procurar aí o apuramento para a final mundial. Na montra de talento jovem luso na Praia do Marcelino competiram seis surfistas algarvios. Concha Balsemão fez o melhor resultado algarvio na etapa.

Filme da Etapa

Michael Conlan, atleta do Portimão Surf Clube, competiu em Sub-16 Masculino, categoria na qual é Campeão Regional do Sul 2017. O surfista algarvio não se encontrou nas ondas da Caparica e ‘perdeu de primeira’, sábado, em 3º na sua bateria da Ronda 1 (oitavos-de-final), concluindo a prova em 17º na categoria.

Bruno Marçal (Clube Naval de Portimão) e Julian Seyffert (Albufeira Surf Clube) também ‘perderam de primeira’, sábado, em Sub-14 Masculino. Os dois surfistas algarvios são, respetivamente, Campeão Regional e Vice-Campeão Regional do Sul 2017 na mesma categoria. Foram eliminados em 3º nas respetivas baterias de oitavos-de-final e terminaram a prova em 13º. Julian cometeu uma interferência, que lhe custou metade dos pontos da sua segunda melhor onda. Esses pontos teriam sido suficientes para seguir em frente na prova.

O algarvio ainda Campeão Nacional de Surf Sub-12 chegou às meias-finais Sub-14 Masculino na Caparica (®MiguelOliveira/ASCC)

O algarvio ainda Campeão Nacional de Surf Sub-12 chegou às meias-finais Sub-14 Masculino na Caparica (®MiguelOliveira/ASCC)

Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube) foi o único representante do Algarve na categoria Sub-12. O jovem algarvio só competiu domingo e também ‘perdeu de primeira’, em 3º na ronda inicial (quartos-de-final), concluindo a etapa em 9º.

Ainda no sábado, Concha Balsemão e João Mendonça passaram a primeira fase nas respetivas categorias, ambos em 2º nas suas baterias. Domingo, João Mendonça venceu no quartos-de-final Sub-14 Masculino e perdeu depois nas meias-finais, em 3º na sua bateria, concluindo a etapa em 5º lugar. Recorde-se que o algarvio João Mendonça é Campeão Nacional de Surf Sub-12 2016, está apurado este ano para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças em Sub-14 e compete federado pelo Surfing Clube Costa do Sol.

A algarvia Concha Balsemão federou-se este ano pelo Península de Peniche Surfing Clube e competiu no Circuito Regional de Surf do Centro, apurando-se aí para a finalíssima Sub-16 Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças. A surfista da Carrapateira teve um domingo em cheio e a vitória na Caparica escapou-lhe por pouco. Concha Balsmeão venceu a sua meia-final e fez 2º lugar na final, tendo a melhor onda (5,77 pontos) da bateria.

Concha Balsemão em ação na ronda 1, sábado. A algarvia apresentou um surf poderoso e esteve perto da vitória na final (®MiguelOliveira/ASCC)

Concha Balsemão em ação na ronda 1, sábado. A algarvia apresentou um surf poderoso e esteve perto da vitória na final (®MiguelOliveira/ASCC)

João Vidal (Sub-16 Masculino), Mafalda Lopes (Sub-16 Feminino), Martim Van Zeller (Sub-14 Masculino) e Santiago Graça (Sub-12) foram os grandes vencedores na Caparica. A próxima etapa do Rip Curl Grom Search está marcada para os dias 29 e 30 de junho, em Peniche. Os dois melhores surfistas portugueses em cada uma das quatro categorias, no conjunto das duas etapas, ficam apurados para a final europeia.

A prova na Praia do Marcelino foi organizada pela Associação de Surf da Costa de Caparica e contou com o patrocínio principal da Rip Curl, Citroën, FCS, Gorilla, Smith e os apoios Marcelino Beach Club, Federação Portuguesa de Surf e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.

Comentários