pub

Primeiro teste olímpico do velejador de Portimão

Miguel Martinho 82º no Europeu RS:X

Campeonato Europeu de RS:X decorreu em Marselha, nos dias 6 a 13 de maio (RobertHajduk/RS:Xorg)
Campeonato Europeu de RS:X decorreu em Marselha, nos dias 6 a 13 de maio (RobertHajduk/RS:Xorg)
pub

Miguel Martinho terminou o primeiro teste de competição no âmbito do programa olímpico da Federação Portuguesa de Vela. O velejador algarvio concluiu em 82º lugar Sénior Masculino o Campeonato Europeu de RS:X, classe olímpica de pranchas à vela, em Marselha, França. “Gostei de tudo menos do meu resultado, próximo será melhor, agora treinar muito para melhorar”, comentou o atleta do Clube Naval de Portimão.

Miguel Martinho está habituado a ganhar. O velejador algarvio domina a Classe Formula Windsurfing em Portugal, com 18 títulos nacionais seniores conquistados desde 1997; e tem também vários títulos nacionais na disciplina Slalom. É Campeão Europeu Masters, Vice-Campeão Mundial Masters e Top 4 Mundial Absoluto de Formula Windsufing.

Aos 41 anos de idade, o multicampeão foi desafiado pela FPV, para integrar o programa olímpico nacional em RS:X (ver notícia), classe com características diferentes de equipamento e performance, às quais o atleta algarvio não está habituado. O Campeonato Europeu de RS:X em Marselha foi o primeiro teste de competição na Classe para o velejador algarvio (ver notícia).

“Foi uma grande e boa experiência, o resultado não foi o esperado, mas também não posso ser exigente, sem treino e entrega total a esta classe os resultados não aparecem assim, já muito bom foi”, comentou Miguel Martinho.

Frederico Rodrigues, à esquerda, e Miguel Martinho em Portimão, de partida para o Europeu de RS:X em Marselha (®PauloMarcelino)

Frederico Rodrigues, à esquerda, e Miguel Martinho em Portimão, de partida para o Europeu de RS:X em Marselha (®PauloMarcelino)

O algarvio esperava terminar entre os primeiros 60, mas terminou em 82º e com uma desclassificação por largada irregular no último dia que já não pôde descartar. O madeirense Frederico Rodrigues, atleta mais jovem e habituado a RS:X terminou em 83º.

Para os dois velejadores portugueses em Marselha, o “campeonato serve para fazer um ponto da situação relativamente à condição em que se encontram e traçar novas metas para o resto da época desportiva”, destacou a Federação Portuguesa de Vela.

A frota sénior foi composta por 91 velejadores. Estiveram também em jogo os títulos Feminino, Juventude Masculino e Juventude Feminino. Os campeões europeus são: Louis Giard (França, Sénior Masculino), Zofia Noceti-Klepacka (Polónia, Sénior Feminino), Luca di Tomassi (Itália, Juventude Masculino) e Yarden Isaak (Israel, Juventude Feminino).

Miguel Martinho promete continuar a trabalhar para melhorar numa disciplina a que não está habituado e lutar daqui a 3 anos pela qualificação olímpica para Tóquio 2020. Mas, para já, o próximo desafio do velejador algarvio é o Mundial de Formula Windsurfing na Alemanha, no final do mês.

 

Comentários