pub

Optimist Juvenil | 'Ranking' nacional belga de apuramento

Algarvio William Risselin é Nº1 na Bélgica

Farense William Risselin está em boa posição para conseguir ir este ano ao Mundial, ou Europeu de Optimist (®PauloMarcelino/arquivo)
Farense William Risselin está em boa posição para conseguir ir este ano ao Mundial, ou Europeu de Optimist (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

O velejador algarvio William Risselin é líder no ‘ranking’ nacional belga de apuramento para o Mundial e Europeu de Optimist Juvenil. O atleta farense tem nacionalidade Belga e está este ano a tentar o apuramento na Bélgica, depois de o ano passado ter conseguido ‘ranking’ para representar Portugal no Mundial e não ter sido selecionado, nos termos da lei, por não ter nacionalidade Portuguesa.

William Risselin é atleta do Ginásio Clube Naval de Faro em Portugal e representa o Clube RYCB Antwerpen (Royal Yachting Club Belgium) na Bélgica. O atleta está inscrito na Federação Portuguesa de Vela (POR 2595) e também na Federação Belga (VYF – Vlaamse Yachting Federatie), com a vela BEL 1186.

O calendário da Federação Belga tem três (3) Provas de Apuramento Nacional, todas elas disputadas na Holanda e com a participação de velejadores holandeses, belgas e de outras nacionalidades. Duas já foram realizadas, com um total de nove (9) regatas (2+7) a contar para ‘ranking’. William Risselin fez 20º na geral da primeira prova de apuramento (Optisping 2017, Port Zeland, 8 e 9 abril), tendo sido o 3º melhor belga.

A 2ª PAN Belga – United 4 Sailing – foi disputada no fim-de-semana passado, 29 e 30 de abril, em Medemblik. A prova teve um total de sete (7) regatas e William Risselin terminou em 9º na geral, sendo o 2º melhor belga em prova. A última PAN Belga está prevista para o fim-de-semana 13 e 14 deste mês, em Workum.

Após duas provas de apuramento na Bélgica, o algarvio William Risselin lidera com margem confortável o ‘ranking’ nacional daquele país, estando em muito boa posição para conseguir este ano ir ao Mundial, ou ao Europeu de Optimist Juvenil. Os cinco primeiros no ‘ranking’ de apuramento belga irão representar a Bélgica no Mundial, os oito classificados seguintes ficam apurados para o Europeu.

William Risselin tem tido também participação ativa no calendário português de vela. O algarvio fez pódios no apuramento regional Sul e concluiu o Campeonato de Portugal de Juvenis em 12º na geral.

Comentários