pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | 4ª Etapa

Última Etapa Regional Dias 6 e 7 em Aljezur

Praia da Arrifana, em Aljezur, é o 'main spot' para a última etapa do Regional de Surf do Sul, dias 6 e 7 de maio (®PauloMarcelino/arquivo)
Praia da Arrifana, em Aljezur, é o 'main spot' para a última etapa do Regional de Surf do Sul, dias 6 e 7 de maio (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

A 4ª Etapa (última) do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 está marcada para os dias 6 e 7 de maio, na Praia da Arrifana, concelho de Aljezur. A prova foi antecipada uma semana em relação à data original, por conveniência do calendário nacional. A última etapa regional é organizada pelo Portimão Surf Clube, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e tem ainda vagas do Sul em jogo para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017.

A última etapa do regional Sul estava inicialmente prevista para o fim-de-semana 13 e 14 de maio e são essas as datas ainda marcadas no calendário online da Federação Portuguesa de Surf. Mas a prova foi antecipada uma semana, para não coincidir com a 2ª etapa do circuito nacional Open (Liga Meo Surf).

A prova em Aljezur vai ser a primeira etapa do circuito regional de surf organizada pelo Portimão Surf Clube. “Estamos contentes por organizar uma etapa oficial da Federação e queremos aproveitar a oportunidade para merecer a confiança em nós depositada”, comentou Francisco Canelas, presidente do PortimãoSC, ao Swell-Algarve. O dirigente acrescentou um “especial agradecimento à Câmara Municipal de Aljezur, pelo apoio e disponibilidade”.

A Praia da Arrifana foi escolhida como local principal para a etapa e a Praia de Monte Clérigo é o local alternativo. Ambas as praias estão localizadas no concelho de Aljezur. A prova será disputada nas categorias oficiais Esperanças (Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-16 Feminino, Sub-18 e Sub-18 Feminino) e também em três categorias não-oficiais: Open, Open Feminino e Longboard.

Os circuitos regionais são plataformas de apuramento para as finalíssimas por categoria do Campeonato Nacional de Surf Esperanças. Por essa razão, as categorias Esperanças são denominadas oficiais nos circuitos regionais. Campeões e vice-campeões regionais têm acesso direto às respetivas finalíssimas nacionais. As restantes vagas nas finalíssimas são distribuídas por quotas regionais, em lista oficial ainda a divulgar pela Federação.

Os campeões regionais do Sul em todas as categorias Esperanças ficaram decididos na etapa anterior, em Faro (ver notícia) e já têm lugar garantido nas respetivas finalíssimas nacionais. Mas estão ainda por decidir e nalguns casos em luta apertada os vice-campeões regionais, excepto na categoria Sub-16 Feminino.

Cartaz Regional PTMSC 2017

Em Aljezur, vai haver luta em cinco categorias pelo segundo lugar de acesso direto ao Campeonato Nacional de Surf Esperanças e luta em todas as categorias pela melhor classificação final possível, na expetativa das restantes vagas regionais ainda por anunciar. As contas finais são feitas com os três melhores resultados em quatro etapas.

Em Sub-12, Henrique ‘Piki’ Gomes (Clube Naval de Portimão) já é campeão regional. Martim Brandão (Albufeira Surf Clube) e Frederico Passarinho (CNPortimão) seguem empatados na 2ª posição. Nuno Lopes (CNPortimão) é 4º no ‘ranking’ e ainda pode ter protagonismo na luta pelo lugar de vice-campeão regional.

Bruno Marçal (CNPortimão) já é campeão regional Sub-14. O duelo pelo lugar de vice-campeão na categoria vai ser travado entre Julian Seyffert (AlbufeiraSC – 2º) e Igor Silva (Clube de Surf de Faro – 3º), separados por 80 pontos no ‘ranking’ após três provas. Os 4º e 5º no ‘ranking’, respetivamente, Pedro Ulrich (CNPortimão) e Diogo Brasil (Iate Clube da Marina de Portimão) ainda têm hipóteses matemáticas de conquistar o acesso direto à finalíssima nacional.

Michael Conlan (PortimãoSC) ‘limpou’ o título regional Sub-16 com vitórias nas três etapas já disputadas. Leon Schneider (PortimãoSC – 2º) e Henrique Poucochinho (ICMPortimão – 3º) vão travar uma luta apertada pelo lugar de vice-campeão. Estão separados no ‘ranking’ por apenas 120 pontos e não têm margem para erros. Diogo Pereira (ICMPortimão), campeão em 2016, segue na 4ª posição do ‘ranking’. Só a vitória lhe interessa e pode não ser suficiente.

Em Sub-18, Bruno Gregório (PortimãoSC) já é campeão regional e também com três vitórias consecutivas. Michael Conlan é o atleta melhor posicionado para conseguir ser vice-campeão, mas atrás de si no ‘ranking’ segue um trio de atletas com boas possibilidades de lutar ainda pelo acesso direto à finalíssima nacional: Sebastião Passarinho (CNPortimão – 3º), Diogo Pereira (4º) e Pedro Coutinho (CNPortimão – 5º).

Nas categorias femininas Esperanças dominam as atletas da Surf Lisbon Formação federadas pelo Clube Naval de Portimão. Em Sub-16 Feminino, Inês Carvalho já é campeã e Joana Carvalho é vice-campeã regional. Na categoria Sub-8 Feminino, o título regional já está atribuído a Vera Carvalho e a luta pelo lugar de vice-campeã regional vai ser travada entre Joana Carvalho e Inês Carvalho.

Tudo por decidir nas categorias não-oficias

Na categoria Open tudo aponta para um novo campeão, estreante: Paulo Almeida (Imortal Surf Academy) é líder e Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) vice-líder, separados por 435 pontos. Os dois amigos isolaram-se na luta pelo título por mérito e consistência, mas também porque Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube) e João Serafim (Albufeira Surf Clube) faltaram à etapa anterior, em Faro.

No Open Feminino também poderá haver uma campeã regional estreante. Inês Pascoal (Imortal Surf Clube) lidera o ‘ranking’ e será campeã se não fizer pior que 5º lugar na etapa em Aljezur. Na última etapa, os resultados entram diretos para as contas finais nesta categoria, uma vez que não foi disputada na etapa inaugural. Yolanda Hopkins (CNPortimão) e Inês Martins (CSFaro) venceram, cada uma, as duas etapas anteriores. São surfistas fortes, mas vencer em Aljezur pode não lhes chegar para ultrapassar a consistência de Inês Pascoal.

Na categoria Longboard espera-se um dos mais emocionantes duelos em Aljezur. Isaac Felizardo (ICMPortimão) está sob forte pressão para conseguir renovar o título alcançado o ano passado. O surfista de Portimão lidera o ‘ranking’, mas tem apenas 140 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Diogo Barbosa, jovem revelação do CSFaro. O título na categoria vai ser decidido na última etapa.

As inscrições dos atletas Esperanças na etapa devem ser feitas diretamente no ‘site’ da Federação (AQUI). Nas categorias não-oficias – Open, Open Feminino e Longboard – as inscrições devem ser feitas junto do Portimão Surf Clube, através do email: portimaosurfclube@gmail.com .

A 4ª Etapa (última) do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 tem os apoios Câmara Municipal de Aljezur, Auto-Rent, Restaurante da Praia (Arrifana), Billabong, Grupo HPA Saúde, Restaurante Oceano (Arrifana), Câmara Municipal de Portimão, Boa Vida Social Clube (Vale da Telha), Restaurante Mistral (Portimão), Silmadeiras (Silves), Rocha Surf Shop (Portimão), Medal – Seguros, Secret Spot Surf Shop (Portimão), Northcore, STN Clothing, Arrifana Surf School & Camp, Fuel TV e Swell-Algarve.

Links:

Etapa 3 | Open + Open Feminino | Imagens-Pictures

Etapa 3 | Open + Open Feminino (Faro) | 1 abril

Etapa 3 | Esperanças | Video

Etapa 3 | Esperanças | Imagens-Pictures

Etapa 3 CRSSul 2017 (Faro) | Esperanças

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira – Vilamoura) | Dia 2

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira-Vilamoura) | Dia 1

Etapa 1 CRSSul 2017 (Portimão) | 11 fevereiro

Comentários