pub

Canoagem | Velocidade

Castores Conquistam Três Medalhas na Taça de Portugal

O 'castor' algarvio Iago Bebiano, de preto, conquistou uma medalha de ouro e uma medalha de prata (®KCCA)
O 'castor' algarvio Iago Bebiano, de preto, conquistou uma medalha de ouro e uma medalha de prata (®KCCA)
pub

O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), equipa do concelho algarvio de Lagoa conquistou três medalhas na Taça de Portugal de Velocidade em Canoagem. A prova decorreu este fim-de-semana, 22 e  23 de abril, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, num formato de provas já adaptado ao programa Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e com vista à seleção de atletas para as equipas nacionais de velocidade.

Os atletas do KCCA conquistaram três medalhas num total de 8 presenças em Finais A e 5 presenças em Finais B. Iago Bebiano venceu na distância Olímpica de K1 Cadetes 200 metros, com o tempo de 4,028 segundos e uma vantagem de 1,212 segundos sobre o segundo classificado, o atleta Rodrigo Machado do Náutico Alentejano. Iago Bebiano voltou a destacar-se na final dos 500m onde terminou na segunda posição a 1,528 segundos de Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima.

Tomás Santos também esteve em grande destaque em distância Olímpica, com o segundo lugar em K1 200m Juniores, a 1,424 segundos do vencedor, Messias Baptista, do Náutico de Ponte de Lima. Tomás Santos viria a qualificar-se também para a final B de K1 500m onde terminou na 5ª posição, atrás do seu colega de equipa Gonçalo Bento que foi 3º classificado. O mesmo Gonçalo Bento esteve em grande evidência em distância Olímpica, na final de K1 1000m ao terminar na 6ª posição.

A comitiva dos “castores” esteve em grande destaque alcançado 8 finais A e 5 finais B que catapultaram o KCCA para o 7º lugar colectivo entre os 44 clubes participantes.

Para além dos atletas acima mencionados, destacam-se ainda as finais A, em distâncias Olímpicas, alcançadas por Dimas Rey (5º em K1 Cadetes 200m), Maria Cabrita e Ana Bebiano (6ª e 7ª classificadas, respectivamente em K1 200m) com Maria Cabrita a alcançar também a final A nos 500m onde alcançou o 5º lugar.

Marcaram presença em finais B, para além das acimas mencionadas, os atletas André Soares em K1 Cadete 200m (6º lugar), Rita Ângelo em K1 Juniores F 500m (5ª lugar) e Ana Bebiano em K1 500m F com o 2º lugar.

O KCCA aguarda agora a convocatória dos atletas, que alcançaram as melhores classificações, para os estágios de preparação das equipas nacionais que participarão nas principais competições internacionais da presente época desportiva.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade, excepto primeiro parágrafo.

Nota da Redação: Grupo Desportivo de Alcoutim e Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação também representaram o Algarve na Taça de Portugal.

A comitiva do GDAlcoutim venceu três finais B, por intermédio de João Albuquerque (K1 Seniores), Bruno Ramos (K1 Juniores) e Luís Simão (C1 Juniores).

Pela AADMCarregação, Cristian Baies fez 5º lugar na Final A de K1 Seniores e 2º lugar Sub-23 nos 1000m. O mesmo Cristian Baies foi 3º classificado na Final B de 500 m K1 Seniores e 4º em Sub-23 na mesma distância. Rodrigo Lopes fez 2º lugar na Final B de K1 Cadetes.

Comentários