pub

Formula Windsurfing Series 2017 Portugal | 3ª Etapa

Miguel Martinho Vence Etapa em Portimão

Miguel Martinho em ação em Portimão. Algarvio multicampeão nacional venceu todas as regatas nas etapas FW Series esta época (®CarlosAlmeida)
Miguel Martinho em ação em Portimão. Algarvio multicampeão nacional venceu todas as regatas nas etapas FW Series esta época (®CarlosAlmeida)
pub

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu a 3ª Etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series 2017, disputada no campo de regatas da Praia da Rocha, em Portimão, nos dias 14 a 16 de abril. A velejar em casa, no seu habitual campo de treinos, o multicampeão nacional da disciplina venceu as seis regatas realizadas na etapa, impondo-se à concorrência de dois atletas espanhóis.

“A prova correu-me bem”, comentou o atleta de Portimão, que mantém o pleno de vitorias em regatas no FW Series 2017. Os espanhóis Carlos Ortiz Hernandez e Miguel Marques terminaram, respetivamente, em 2º e 3º. Bruno Bertolo (AlhandraSC), campeão nacional Slalom, foi 4º classificado e Vasco Chaveca (CNPortimão), presidente da Associação Formula Windsurf Portugal, terminou em 5º Open.

Participaram na prova 16 atletas Open e 4 atletas Sport (iniciantes, ou atletas com andamento menos rápido). Foram realizadas três regatas sexta-feira e três regatas no sábado. O vento não compareceu à chamada no último dia, pelo que não houve regatas no domingo.

Bom tempo, boas condições e a visita de um navio cruzeiro durante a prova (®CarlosAlmeida)

Bom tempo, boas condições e a visita de um navio cruzeiro durante a prova (®CarlosAlmeida)

Luís Fonseca, diretor desportivo do Clube Naval de Portimão, explicou que o vento pregou partidas à frota nos dois primeiros dias. Sexta-feira, os velejadores saíram para o mar com vento fraco, mas já no campo de regatas esperaram durante mais de uma hora por condições mínimas de prova. “Quando veio, veio forte, acima dos 15 nós”, disse Luís Fonseca, organizador e atleta.

Depois da primeira regata de sexta-feira, a comissão de regatas autorizou uma ida a terra, para troca de velas. Quando os velejadores regressaram ao largo, o vento desceu de intensidade, mas permitiu a realização de mais duas boas regatas. No sábado, a prova esteve em pausa após a primeira do dia, até que o vento voltou a soprar com força suficiente para as pranchas à vela.

“Foram feitas seis regatas em condições bastante boas, cinco delas em condições excelentes. Foi uma boa  prova”, concluiu Luís Fonseca. A etapa foi organizada por Clube Naval de Portimão, Associação Formula Windsurf Portugal e Federação Portuguesa de Vela.

A próxima etapa FW Series 2017 está agendada para os dias 10 a 13 de junho, em Peniche, e será em simultâneo a Taça AFWP.

Pódios 3ª Etapa FW Series 2017 | Portimão

Open

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Carlos Ortiz Hernandez (ESP)

3. Miguel Marques (ESP)

Sport

1. Carlos Madeira

2. José Carlos

3. Connie Liebner

Links:

Etapa 2 FW Series Portugal 2017 | Cascais (março)

Etapa 1 FW Series Portugal 2017 | Alqueva (março)

Comentários