pub

Frota algarvia é a mais cotada na prova

31 Algarvios no Campeonato de Portugal de Juvenis

Naval de Portimão é o clube algarvio com mais atletas em prova (9). Comitiva viajou esta semana, com a campeã Juvenis Feminino em título, Beatriz Gago (®PatriciaSousa)
Naval de Portimão é o clube algarvio com mais atletas em prova (9). Comitiva viajou esta semana, com a campeã Juvenis Feminino em título, Beatriz Gago (®PatriciaSousa)
pub

O Algarve vai estar representado por 31 velejadores de seis (6) clubes da região no EDP – XII Campeonato de Portugal de Juvenis, que começa amanhã, em Sesimbra, e decorre até sábado, 15 de abril. A frota algarvia representa um quarto do total de competidores e integra a bicampeã Feminino em título, Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão; e o melhor classificado do ano passado ainda ativo na categoria, William Risselin, do Ginásio Clube Naval de Faro, 3º na geral em 2016.

O EDP – XII Campeonato de Portugal de Juvenis é organizado por Clube Naval de Sesimbra e Federação Portuguesa de Vela, com os patrocínios EDP e Fidelidade e o apoio da Associação Regional de Vela do Centro. O sinal de advertência para a 1ª regata do campeonato está marcado para as 12h30 de quarta-feira, 12 de abril. Nos três dias seguintes, o sinal de advertência para a primeira regata do dia está previsto para as 11h00.

Beatriz Gago, bicampeã de Portugal Juvenis Feminino - 2015 e 1016 (®PauloMarcelino/arquivo/Fev2017)

Beatriz Gago, bicampeã de Portugal Juvenis Feminino – 2015 e 1016 (®PauloMarcelino/arquivo/Fev2017)

O campeonato vai ser disputado por um total de 120 velejadores juvenis, na Classe Optimist. Vão ser atribuídas medalhas aos três primeiros classificados Masculino e Feminino e os vencedores em cada género serão consagrados Campeões de Portugal Juvenis.

Em 2016, o Clube Naval de Portimão conseguiu uma ‘dobradinha’ nos primeiros lugares do pódio Feminino, por intermédio de Beatriz Gago (1ª) e Beatriz Cintra (2ª). O Ginásio Clube Naval de Faro esteve presente no pódio Masculino, com William Risselin (3º). Os três velejadores vão estar presentes no campeonato deste ano.

William Risselin, melhor classificado no campeonato de 2016 ainda juvenil este ano (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

William Risselin, melhor classificado no campeonato de 2016 ainda juvenil este ano (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

O apuramento Sul para o Campeonato de Portugal foi liderado por Guilherme Cavaco (GCNFaro), que no campeonato do ano passado foi o terceiro melhor algarvio em prova, 7º na geral, atrás de Beatriz Gago (5ª na geral) e de William Risselin (3º). Na comitiva algarvia em Sesimbra vão estar outros valores algarvios que podem surpreender, como Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana), que terminou a época regional em crescendo; e Julien Carter (Grupo Naval de Olhão), que provou ser muito forte em condições de mar e de vento mais exigentes.

A frota algarvia em Sesimbra tem velejadores dos seguintes clubes: Clube Naval de Portimão (9), Clube Náutico de Tavira (7), Ginásio Clube Naval de Faro (5), Associação Naval do Guadiana (4), Clube de Vela de Lagos (4) e Grupo Naval de Olhão (5). Os atletas conseguiram acesso às 31 vagas Sul no Campeonato de Portugal através do ‘ranking’ final após quatro Provas de Apuramento Regional Sul.

Guilherme Cavaco, vencedor do Ranking Regional Sul Juvenil 2016/2017 (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

Guilherme Cavaco, vencedor do Ranking Regional Sul Juvenil 2016/2017 (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

Algarvios no Campeonato de Portugal

Associação Naval do Guadiana (4)

Vladislav Bedlinskyy

Luís Gonçalves

Viktoriya Kononova

Julia Rodriguez

Clube Naval de Portimão (9)

António Monteiro

Daniel Cristiano

Beatriz Gago

Francisco Dias

Diogo Faustino

Beatriz Cintra

Rafaela Sousa

Rodrigo Dias

Mara António

Clube de Vela de Lagos (4)

Raquel Rodrigues

Manuel Paiva

Guilherme Quitéria

Marta Fortunato

Grupo Naval de Olhão (2)

Nuno Figenschou

Julien Carter

Ginásio Clube Naval de Faro (5)

Leonor Dutra

William Risselin

Miguel Sancho

Mariana Ramos

Guilherme Cavaco

Clube Náutico de Tavira (7)

Rafael Ribeiro

Miguel Mota

Filipe Lopes

Carolina Mendonça

Matilde Garcia

Érica Porto

Diogo Garcia

Links

Campeonato de Portugal de Juvenis 2016

Comentários