pub

Projeto está no início | texto de Beatriz Minghelli

Investigação Multidisciplinar Sobre o Surf

Tiago Machado, atleta do Portimão Surf Clube, experimenta a 'tábua' Bio Boards para 'land surfing', que foi cientificamente testada no Laboratório de Biomecânica do Porto (®DR)
Tiago Machado, atleta do Portimão Surf Clube, experimenta a 'tábua' Bio Boards para 'land surfing', que foi cientificamente testada no Laboratório de Biomecânica do Porto (®DR)
pub

O grande crescimento de praticantes e atletas de surf em Portugal e no Mundo está a suscitar um cada vez maior interesse da Ciência pela modalidade. A nível nacional, sobretudo, as investigações científicas “ainda são poucas”, mas há dinâmica científica a entrar na onda do Surf. Quem o diz é a Professora Beatriz Minghelli, da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.

Beatriz Minghelli, especialista em Fisioterapia, publicou recentemente, numa revista científica, um estudo sobre lesões no surf. A investigadora residente no Algarve esteve recentemente no Porto, para participar numa reunião de lançamento de um projeto científico multidisciplinar sobre Surf e publica agora no Swell-Algarve um texto sobre o que a Ciência está a fazer em Portugal para compreender melhor o desporto em maior crescimento no País.

Texto: Beatriz Minghelli (ESSJPA)

“De acordo com a Associação Internacional de Surf existem 35 milhões de surfistas em mais de 70 países. Segundo a Federação Portuguesa de Surf, existem cerca de 10 mil atletas federados, 70 clubes e 140 escolas em Portugal.

A prática do surfing atualmente é considerada uma modalidade muito popular, tanto a nível recreativo como competitivo em todos os continentes; esta prática é dependente de alguns fatores externos que não podemos controlar, tais como as diferentes correntes oceânicas, a direção e intensidade do vento, o tipo de fundo do oceano, o tamanho das ondas, a temperatura da água, entre outros.

Em termos de investigação, ainda são poucas as pesquisas sobre o surf, principalmente a nível nacional. A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve (ESSJPA), Instituto Piaget, desenvolve projetos nessa área em conjunto com investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, UL, e com a Escola Nacional de Saúde Pública, UNL. O Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP), Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, também tem desenvolvido investigações nessas áreas, sob a responsabilidade do investigador Márcio Borgonovo-Santos.

Uma vez que não se pode controlar as condições climáticas para realização do treino do surf, surge uma necessidade latente em criar dispositivos que simulem o movimento do surf fora d´água. A empresa BIO BOARDS deu resposta a esta questão e criou um skate que que simula o movimento do surf em terra – Land Surf. Este skate possui a particularidade de utilizar um setup de 3 rodas, com um truck dianteiro que gira 360 graus, o que torna a sensação de surf em terra muito mais realista. Os skates foram testados no Laboratório de Biomecânica do Porto, e comprovaram que o movimento realizado com o skate é muito semelhante ao pump executado no surf. Os estudos ainda estão em fase de desenvolvimento para publicação.

Para colmatar a falta de investigação nacional no surfing, somam-se forças para realizar um projeto de investigação que envolvem múltiplas disciplinas como a Engenharia, o Desporto e a Fisioterapia. Para isso, no fim-de-semana de 25 e 26 de março, reuniram-se os intervenientes, com o objetivo de desenvolver um projeto de investigação nacional na área do surfing.”

Ricardo Marques, da Bio Boards, com a investigadora Beatriz Minghelli (®DR)

Ricardo Marques, da Bio Boards, com a investigadora Beatriz Minghelli (®DR)

Algumas pesquisas já publicadas:

Investigadora Beatriz Minghelli (ESSJPA):

  • Comunicação oral: Fisioterapia preventiva aplicada ao surf: a sua importância na redução do número de lesões e melhoria no desempenho do atleta; e Workshop: Fisioterapia aplicada ao Surf e Bodyboard, apresentados no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas realizado no Centro de Congressos de Estoril, nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2015.
  • Preventive Physiotherapy Applied to Portuguese Surf Athletes: Association in Improving Performance and Reducing the Number of Injuries. Publicada no Int J Sports Exerc Med 2016; 2:043.
  • Comunicação Oral: Prevalence of surf injuries in Portuguese children and adolescents competitor, apresentada no 1st International Conference on Childhood and Adolescence, temática “New social issues – the child in the center of the debate” no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 26 a 28 de janeiro de 2017.

Investigador Márcio Borgonovo-Santos (FADE-UP/BIO BOARDS):

  • Monitoring of plantar forces and surfboard’s movement: alternative to understand the injuries mechanism. Publicada no Medical measurements and applications, 2014. Autores: De Bona D, Marques M, Borgonovo-Santos M, Correia M.
  • Surf power paddling: velocity and acceleration analysis apresentado no NSCA International Conference em Murcia, Espanha 2014, Murcia, Spain. Publicado na Revista de Ciencias de la Atividade Física y del Deporte, 9 (25 suplemento): 283. Autores: Abraldes J, Borgonovo-Santos M, Fernandes R, Vilas-Boas J, Figueiredo P.
  • Estudio del tipo de patada subacuática con diferentes aletas. Publicada na Revista de salvamento acuático y primeros auxílios 2014; 40: 177. Autores: Abraldes J, Borgonovo-Santos M, Fernandes R.
  • Poster: Characterization of surf pop-up simulated movement apresentado no XXV Congress of International Society of Biomechanics em Glasgow UK, 2015. Autores: Borgonovo-Santos M, Morais S, Castro M, Fonseca P, Soltani P, Flores A, Vilas-Boas J.
  • Comunicação oral: Methodology for 3d data analysis of power paddling efficiency in surf apresentada no Anais do XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica, realizado em Florianópolis, Brasil pela Sociedade Brasileira de Biomecânica em 2015. Autores: Borgonovo-Santos M, Figueiredo P, Vilas-Boas J.
  • Análise de dados quantitativos nas ondas gigantes de Nazaré. Gravação do documentário com o surfista Sebastian Steudtner/Mercedez para televisão ZDF/Alemanha – Programa Terra X – estreou 29/12/2015. http://www.zdf.de/terra-x/supertalent-mensch-wingsuit-bigwave-bergvolk-strom-41306378.html (minuto 27).

Nota da Redação: Sublinhados e negritos da responsabilidade Swell-Algarve

Comentários