pub

Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017 | Etapa 1

Atletas de Sagres Sobem ao Pódio na Nazaré

Rafael Cabral, com prancha verde, no 2º lugar do pódio Sub-16 na Nazaré. Algarvio também fez 7º lugar Sub-18 (®PraiaDoNorte)
Rafael Cabral, com prancha verde, no 2º lugar do pódio Sub-16 na Nazaré. Algarvio também fez 7º lugar Sub-18 (®PraiaDoNorte)
pub

Dois atletas da Associação de Bodyboard de Sagres, Rafael Cabral em Sub-16 e Ricardo Mendonça em Sub-18 subiram ao pódio na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2017, disputada no passado fim-de-semana, 18 e 19 de março, na Praia da Vila, Nazaré. A prova, organizada por Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Federação Portuguesa de Surf, foi dominada pelo clube Aqua Carca de Carcavelos, com vitórias em todas as categorias.

Rafael Cabral (Sub-16), Tomás Rosado (Sub-18) e Ricardo Mendonça (Sub-18) foram os atletas que representaram a ABS na 1ª etapa CNBBE 2017. Para Rafael Cabral, campeão nacional Sub-14 em 2016; e Tomás Rosado, vice-campeão nacional Sub-16, a prova na Nazaré marcou a estreia em escalão etário superior.

Rafael Cabral competiu em duas categorias – Sub-16 e Sub-18 – e esteve muito forte, numa etapa que venceu, como Sub-14, no ano passado. O jovem ‘Rafa’ terminou em 2º lugar nos Sub-16, o escalão correspondente à sua idade cronológica, e chegou às meias-finais em Sub-18, terminando em 7º lugar, eliminado com uma interferência que o treinador Francisco Pinheiro considera “mal assinalada”.

Ricardo Mendonça, de prancha cinzenta, no 2º lugar do pódio Sub-18 (®PraiaDoNorte)

Ricardo Mendonça, de prancha cinzenta, no 2º lugar do pódio Sub-18 (®PraiaDoNorte)

Ricardo Mendonça está a cumprir o seu segundo ano como Sub-18 e fez 2º lugar na Nazaré. O bodyboarder algarvio mostrou estar em grande forma e discutiu a final com muita segurança.

Tomás Rosado chegou à Nazaré como campeão do evento na categoria Sub-16, na edição do ano passado, então disputada na Praia do Norte. Este ano, o algarvio estreou-se em Sub-18 e não foi feliz. Tomás Rosado não encontrou as melhores ondas e perdeu ‘de primeira’, concluindo a etapa em 17º lugar.

O treinador Francisco Pinheiro faz uma avaliação positiva da prestação dos três atletas ABS na Nazaré. “Estou bastante contente com os resultados. As condições estavam difíceis na Praia dos Pescadores, com mar pequeno e com poucas ondas surfáveis. Nos últimos 3 meses, os atletas têm treinado em condições muito diferentes do que aquelas em que competiram. No ano passado, vencemos o sub-14 e o sub-16. Este ano, o Rafa e o Ricardo atingiram o 2º lugar do pódio, e o Rafa acaba por perder nas meias-finais de sub-18 com uma interferência mal assinalada. Ao Tomás a prova correu mal, mas ainda falta muito para o final do circuito e ele tem todo o potencial para ser campeão. O nosso objectivo para 2017 é trazer mais 2 títulos Nacionais para Sagres”.

Finais (+ABS) 1ª Etapa CNBBE 2017 | Nazaré

Sub-12
1. Francisco Ferreira (AquaCarca)
2. Miguel Matos (CNPov)
3. Pedro Gonçalves (ASCC)
4. José Mano (CFV)

Sub-14
1. Pedro Ferreira (AquaCarca)
2. Joel Rodrigues (CNPov)
3. Ricardo Mourão (CRCQL)
4. Martim Alves (CFV)

Sub-16
1. João Ferreira (AquaCarca)
2. Rafael Cabral (ABS)
3. António Ferreira (AquaCarca)
4. Guilherme Mourão (CRCQL)

Sub-18 Feminino
1. Teresa Padrela (AquaCarca)
2. Filipa Broeiro (ESC)
3. Mariana Rosa (AquaCarca)
4. Madalena Padrela (AquaCarca)

Sub-18
1. Miguel Ferreira (AquaCarca)
2. Ricardo Mendonça (ABS)
3. Pedro Grácio (ESC)
4. Pedro Machado (AON)

(…)

7. Rafael Cabral (ABS)

17. Tomás Rosado (ABS)

Comentários