pub

Circuito Regional do Sul 2017 | Ranking após 2 etapas

Surf Lisbon Lidera Vagas do Sul

Alguns dos 13 atletas que a Surf Lisbon Formação levou  à 2ª Etapa do Sul, federados pelo Clube Naval de Portimão (®PauloMarcelino)
Alguns dos 13 atletas que a Surf Lisbon Formação levou à 2ª Etapa do Sul, federados pelo Clube Naval de Portimão (®PauloMarcelino)
pub

A Surf Lisbon Formação é a academia de treino de surf com mais atletas em posição de apuramento no Circuito Regional de Surf do Sul 2017, para as finalíssimas por categorias do Campeonato Nacional de Surf Esperanças. A academia de treino de Lisboa tem sete atletas federados pelo Clube Naval de Portimão em zona de qualificação após duas etapas, comparando com as vagas atribuídas à região Sul em 2016 pela Federação Portuguesa de Surf.

A federação ainda não divulgou as quotas regionais para o Nacional Esperanças deste ano, sendo apenas certo que ficam automaticamente apurados para as finalíssimas nacionais os campeões e vice-campeões regionais de cada categoria. Em 2016, a região Sul recebeu 21 vagas, incluindo campeões e vice-campeões por categoria, para as finalíssimas nacionais: duas vagas em Sub-16, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino, cada; e cinco vagas em Sub-12, Sub-14 e Sub-18, cada.

As vagas Sul para o Nacional Surf Esperanças deste ano deverão sofrer alterações face aos resultados dos atletas da região nas finalíssimas nacionais do ano passado. Mas, assumindo como referencial as quotas de 2016, a Surf Lisbon Formação, através do Clube Naval de Portimão, tem 7 atletas em zona de apuramento, de acordo com o ‘ranking’ do Circuito Regional de Surf Sul 2017 após duas etapas.

Inês Carvalho e Joana Carvalho, duas das meninas SLF que estão a dominar as categorias Esperanças femininas no Sul (®PauloMarcelino)

Inês Carvalho e Joana Carvalho, duas das meninas SLF que estão a dominar as categorias Esperanças femininas no Sul (®PauloMarcelino)

As contas do apuramento são feitas com os três melhores resultados regionais. O circuito do Sul tem quatro etapas e a terceira realiza-se já este domingo, 5 de março, na Praia de Faro. A margem de erro é curta. As contas começam a ficar apertadas e já se vislumbra e elenco de surfistas que irá conseguir a qualificação nacional no circuito do Sul.

A Surf Lisbon Formação / Clube Naval de Portimão domina claramente nas duas categorias femininas. Inês Carvalho (1ª) e Joana Carvalho (2ª) comandam na categoria Sub-16 Feminino e já com uma vantagem de quase 400 pontos sobre a 3ª classificada no ‘ranking’ após duas etapas: Inês Pinto, do Portimão Surf Clube. A categoria Sub-18 Feminino também é comandada por atletas SLF/CNPTM: Vera Carvalho (1ª) e Inês Carvalho (2ª), sendo que em terceiro segue Joana Carvalho. Em 2016, cada uma das duas categorias femininas teve apenas duas vagas Sul.

Prejudicado em 2016 por uma fratura óssea, Henrique Gomes está este ano muito forte nos Sub-12 (®GianLucaSchneider)

Prejudicado em 2016 por uma fratura óssea, Henrique Gomes está este ano muito forte nos Sub-12 (®GianLucaSchneider)

A categoria Sub-12 qualificou 5 atletas do Sul em 2016. Entre os cinco primeiros na categoria após duas etapas este ano está um atleta SLF/CNPTM: Nuno Lopes (4º). O algarvio Henrique ‘Piki’ Gomes (CNPTM) comanda o ‘ranking’. Martim Brandão (Albufeira Surf Clube) segue em 3º e a portimonense Constância Simões (PortimãoSC), única rapariga na categoria, ocupa o 5º lugar após duas etapas.

Pedro Ulrich (SLF/CNPTM), que em 2016 se apurou no Sul para a finalíssima Sub-12; segue este ano em zona de apuramento Sub-14, na 3ª posição do ‘ranking’ regional Sul após duas etapas. O algarvio Bruno Marçal (CNPTM) lidera o ‘ranking’, seguido por Julian Seyffert (AlbufeiraSC). Cada um já venceu uma etapa este ano e advinha-se luta forte entre os dois, domingo, na Praia de Faro. Igor Silva (4º ‘ex-aequo’ com o 3º), do Clube de Surf de Faro; e Diogo Brasil (Iate Clube Marina de Portimão), em 5º, completam a zona de qualificação relativa à quota de 2016.

MIchael Conlan é líder Sub-16 com duas vitórias e vice-líder Sub-18 com dois 2ºs lugares (®PauloMarcelino)

MIchael Conlan é líder Sub-16 com duas vitórias e vice-líder Sub-18 com dois 2ºs lugares (®PauloMarcelino)

Em Sub-16 qualificaram-se apenas dois atletas do Sul em 2016. Michael Conlan (PortimãoSC) venceu as duas etapas anteriores e já está com um pé na finalíssima nacional. Leon Schneider (Portimão Surf Clube) segue na 2ª posição após duas etapas, a 410 pontos de distância. Os dois atletas são treinados pelo conhecido surfista algarvio Miguel Mouzinho.

Bruno Gregório (PortimãoSC) lidera o ‘ranking’ Sub-18 com duas vitórias, seguido por Michael Conlan (PortimãoSC), com dois 2ºs lugares. Em 2016 apuraram-se cinco atletas do Sul nesta categoria. A SLF/CNPTM tem um atleta em zona de apuramento: Pedro Coutinho (5º). O algarvio Henrique Poucochinho (ICMP) segue na 4ª posição do ‘ranking’.

Bruno Gregório comanda em Sub-18 com duas vitórias (®GianLucaSchneider)

Bruno Gregório comanda em Sub-18 com duas vitórias (®GianLucaSchneider)

Os algarvios Henrique Gomes (Sub-12), Bruno Marçal (Sub-14), Michael Conlan (Sub-16 e Sub-18) e Bruno Gregório (Sub-18) são atletas a ter em atenção na etapa de domingo, 5 de março, na Praia de Faro. Os quatro surfistas podem garantir já na terceira etapa um lugar nas finalíssimas do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017.

Links:

Etapa 3 CRSSul 2017 (Praia Faro) | Heat Draw

Etapa 3 CRSSul 2017 (Praia Faro) | Dia 1 Cancelado, Open Adiado

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira – Vilamoura) | Dia 2

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira-Vilamoura) | Dia 1

Etapa 1 CRSSul 2017 (Portimão) | 11 fevereiro

Comentários