pub

Carmim Lago Alqueva FW 2017 | 1ª Etapa

Vento Trai Arranque do FW Series 2017

Pódio Open da única regata na 1ª Etapa FW Series Portugal, insuficiente para validar a prova para o circuito nacional (®AFWP)
Pódio Open da única regata na 1ª Etapa FW Series Portugal, insuficiente para validar a prova para o circuito nacional (®AFWP)
pub

A 1ª Etapa do circuito nacional de Formula Windsurfing Series Portugal 2017 foi um sucesso em terra mas ficou marcada por falta de vento. Pelo segundo ano consecutivo, a prova CARMIM Monsaraz / Lago Alqueva pecou por falta de vento, tendo sido realizada apenas uma regata, insuficiente para validar a etapa no FW Series 2017.

O evento Carmim Lago Alqueva FW 2017 decorreu entre os dias 25 a 28 de fevereiro. “Quase não tivemos vento durante os quatro dias do evento”, admitiu Vasco Chaveca, presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal. Em 2014 e 2015, o evento foi bafejado por boas condições de vento, com 13 regatas concluídas em 2014 e 12 em 2015. “Como em todos os locais podemos ter sorte e vento, ou podemos não ter vento”, refere Vasco Chaveca.

Em terra, o evento foi considerado um sucesso, pela AFWP. Os atletas aproveitaram os quatro dias para testar e afinar equipamento, apesar do vento fraco, e juntamente com familiares participaram nos eventos sociais paralelos à competição. A cerimónia de abertura no Centro Náutico de Monsaraz e o jantar oficial na Adega Carmim foram os pontos altos do programa social. A Carmim ofereceu condições especiais de compra de vinhos e a RTP esteve no local, emitindo uma reportagem sobre o evento.

Do ponto de vista desportivo, a prova marcava o arranque do FW Series Portugal 2017 e pontuava também para o ‘ranking’ ibérico de águas interiores. Era esperada a comparência do campeão espanhol Fernando Martinez Del Cerro, mas, como reconheceu a organização, “muitos competidores não apareceram”, porque agora “há muitos websites com previsões de vento”.

Durante os quatro dias de evento foi realizada apenas uma regata, no terceiro dia, com vento na ordem dos 7 a 10 ‘nós’. O campeão nacional FW, Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu a regata solitária na categoria Open, seguido por Bruno Bértolo, do AlhandraSC, campeão nacional de Slalom. Luís Fonseca, diretor desportivo do Clube Naval de Portimão, organizador da prova, conquistou o terceiro lugar no pódio Open.

Pódio Sport CARMIN Monsaraz / Lago Alqueva FW 2017 (®AFWP)

Pódio Sport CARMIN Monsaraz / Lago Alqueva FW 2017 (®AFWP)

A melhor competidora feminina Open foi Margarida Gil Morais (CNPortimão), 5ª numa geral composta por nove atletas. A categoria Sport – iniciantes e atletas com menor andamento que optem por esta categoria – foi ganha por Carlos Madeira. O melhor resultado Sport Feminino foi alcançado por Connie Leibner (CNPortimão), 3º na geral da categoria.

Miguel Martinho é o campeão do CARMIM Monsaraz / Lago Alqueva FW 2017. “O único ponto negativo é que, porque não completámos três regatas este campeonato nação conta para o Formula Windsurfing Series Portugal 2017”, conclui Vasco Chaveca, da AFWP.

De acordo com a AFWP, a prova FW Series no Alqueva voltará a ser realizada em 2018 e “com algumas boas surpresas”. A 2ª Etapa FW Series Portugal 2017 está marcada para os dias 24 a 26 de março, em Cascais.

Pódios CARMIM Monsaraz / Lago Alqueva FW 2017

Open (#9)

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Bruno Bértolo (AlhandraSC)

3. Luís Fonseca (CNPortimão)

1º Feminino Margarida Gil Morais (CNPortimão) | 5ª geral

Sport (#6)

1. Carlos Madeira

2. José Carlos (CNPortimão)

3. Connie Leibner (CNPortimão) | 1º Feminino

Comentários