pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | Etapa 2 | Dia 1

Isaac Felizardo Campeão no Primeiro Dia

Isaac Felizardo enfrentou os melhores longboarders de Faro e, em condições difíceis, venceu a etapa na Praia da Falésia (®PauloMarcelino)
Isaac Felizardo enfrentou os melhores longboarders de Faro e, em condições difíceis, venceu a etapa na Praia da Falésia (®PauloMarcelino)
pub

O campeão regional de longboard, Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão), venceu a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, em Quarteira-Vilamoura. A disciplina das pranchas grandes foi a única categoria concluída no primeiro dia de competição na Praia da Falésia, esta segunda-feira, jornada em que se evidenciou o jovem Henrique ‘Piki’ Gomes (Clube Naval de Portimão). As categorias Esperanças Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Feminino avançaram até ao apuramento dos finalistas, sobrando as restantes categorias na íntegra para o segundo dia, terça-feira, com reinício de prova previsto para as 07h30.

O ‘check-in’ de terça-feira, 28 de fevereiro, na praia está marcado para as 07h00 e para as categorias Sub-16 e Sub-18. A organização quer aproveitar a última fase da vazante sem vento e aposta nas previsões que apontam para um dia de gala na Falésia. No segundo dia (último) de prova vão também entrar em ação Sub-18 Feminino, Open e Open Feminino.

Estrutura da prova montada pela Associação Dinamika na Praia da Falésia (®GianLucaSchneider)

Estrutura da prova montada pela Associação Dinamika na Praia da Falésia (®GianLucaSchneider)

Hoje, segunda-feira, foi um dia com “condições sofríveis”, como reconheceu o diretor de prova, Fábio Fragoso, da Associação Dinamika. O mar apresentou ondas de meio metro e com boa formação logo de manhã cedo, mas a prova só começou às 09h55 e sempre com as condições a piorar à medida que a maré enchia e o vento aumentava.

A direção de prova optou por colocar o evento em pausa pelas 12h50 e até às 16h00, numa altura de maré cheia. Foi logo a seguir à final de Longboard e à última bateria dos quartos-de-final Sub-14, em palanque duplo. A prova seria retomada pelas 17h00, para as meias-finais Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Feminino (estas, diretas), também com duas zonas de competição a funcionar em simultâneo e condições difíceis.

'Piki' venceu as quatro baterias que hoje disputou e apurou-se para as finais Sub-12 e Sub-14 (®GianLucaSchneider)

‘Piki’ venceu as quatro baterias que hoje disputou e apurou-se para as finais Sub-12 e Sub-14 (®GianLucaSchneider)

Henrique Gomes (CNPTM) foi o herói do primeiro dia. O jovem ‘Piki’ venceu todas as baterias em que participou… em duas fases nas categorias Sub-12 e Sub-14, estando apurado para as duas finais. O atleta de Portimão fez uma das melhores, se não mesmo a melhor onda do dia (6,35 pontos) nos quartos-de-final Sub-14.

Constância Simões (Portimão Surf Clube) foi a única menina em Sub-12 e avançou até às meias-finais. Martim Brandão (Albufeira Surf Clube) lutou em duas categorias e chegou, por isso, a fazer dois ‘heats’ de seguida, acabando por ser eliminado nas meias-finais Sub-12 e Sub-14.

Os atletas Esperanças (Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-16Fem, Sub-18 e Sub-18Fem) lutam nos regionais pelo apuramento para as finalísimas por categorias do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, nas quais são decididos os campeões nacionais.

Bruno Marçal, o único finalista Sub-14 da primeira etapa que sobreviveu ao primeiro dia na Falésia (®GianLucaSchneider)

Bruno Marçal, o único finalista Sub-14 da primeira etapa que sobreviveu ao primeiro dia na Falésia (®GianLucaSchneider)

Hoje foi um dia de emoções fortes na categoria Sub-14, na Praia da Falésia. Três dos quatro finalistas da primeira etapa – Julien Seyffert (AlbufeiraSC), Miguel Valentino (CNPTM) e Pedro Ulrich (CNPTM) – perderam ‘de primeira’, nos quartos-de-final. “Correu mal”, disse Julien, vencedor da primeira etapa.

Em vantagem ficou Bruno Marçal (CNPTM), 2º classificado na primeira etapa, que está apurado para a final na Falésia, onde se adivinha luta intensa com André Dias (Clube de Surf de Faro), que hoje venceu as suas baterias nos ‘quartos’ e nas ‘meias’.

Isaac Felizardo: “Escolhi bem as ondas”

Isaac Felizardo conseguiu vencer em condições difíceis, com ondas pequenas e mal formadas e frente à fortíssima armada da Clube de Surf de Faro. Na meia-final, o atleta de Portimão bateu-se com os experientes Manuel ‘Necas’ Mestre e Luís Esteves e também com a competente Inês Martins, trio de atletas de Faro. Isaac venceu a meia-final, na qual ficaram eliminados ‘Necas’ e Inês Martins.

José Mestre, Isaac Felizardo e Diogo Barbosa no pódio Longboard. Luís Esteves não compareceu na final (®PauloMarcelino)

José Mestre, Isaac Felizardo e Diogo Barbosa no pódio Longboard. Luís Esteves não compareceu na final (®PauloMarcelino)

Na final, Isaac Felizardo bateu-se com um duo de talento jovem farense, José Mestre e Diogo Barbosa, este último vencedor da primeira etapa. Luís Esteves não levantou a ‘licra’ e abandonou a praia, não participando na final. Isaac Felizardo venceu, melhorando o resultado menos bom da primeira etapa, na qual cometeu uma interferência na final direta que o empurrou para o 3º lugar.

Hoje, na Praia da Falésia, o dia correu melhor ao campeão regional, particularmente na final. “Escolhi bem as ondas e surfei-as o melhor possível. Vieram poucas ondas na final e podia ter ganho qualquer um. Tive pena que o Esteves não entrasse, porque puxava mais por mim”, comentou Isaac Felizardo, para o Swell-Algarve.

Finalistas Apurados no Dia 1

Sub-12: Henrique Gomes (CNPTM); Alexandre Ferreira (AlgarveSC); Frederico Passarinho (CNPTM) e Nuno Lopes (CNPTM)

Sub-14: André Dias (CSF); Henrique Gomes (CNPTM); Bruno Marçal (CNPTM); Igor Silva (CSF)

Sub-16 Feminino: Inês Carvalho (CNPTM); Laura Ferreira (PTMSC); Joana Carvalho (CNPTM); Inês Pinto (PTMSC)

Final Longboard

1. Isaac Felizardo (ICMP)

2. José Mestre (CSF)

3. Diogo Barbosa (CSF)

4. Luís Esteves (CSF) – FC

Links:

Galeria Imagens | Pictures

Etapa 2 CRSSul 2017 (Quarteira-Vilamoura) | Dia 2

Etapa 1 CRSSul 2017 (Portimão) | 11 fevereiro

Comentários