pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira | 2ª prova

Guilherme Cavaco Vence em Vilamoura

Guilherme Cavaco obteve a sua primeira vitória da temporada, com uma prestação muito consistente e em condições exigentes (®PauloMarcelino)
Guilherme Cavaco obteve a sua primeira vitória da temporada, com uma prestação muito consistente e em condições exigentes (®PauloMarcelino)
pub

Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) venceu a 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 na ‘classe rainha’ Optimist Juvenil. Organizada pelo Clube Internacional Marina de Vilamoura (CIMAV) e disputada no fim-de-semana 18 e 19 de fevereiro, a prova ficou marcada pelas ausências das classes 420 e Formula Windsurfing, por um segundo dia com condições exigentes e pela penalização imposta à velejadora Juvenil que venceu todas as regatas na água.

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu todas as regatas, mas foi castigada com uma exclusão não descartável (DNE) que a ‘afundou’ na tabela classificativa. A bicampeã de Portugal Juvenis Feminino foi alvo de protesto apresentado pela Comissão de Regatas ao final do último dia. A velejadora recebeu assistência do treinador, por ter partido a escota, após iniciados os procedimentos de largada para a 6ª regata e já com a bandeira de preparação em cima. Nesses quatro minutos que antecedem a largada não é permitida assistência aos competidores na água.

Beatriz Gago comandou sempre a frota Juvenil, mas violou uma regra de largada e foi penalizada (®PauloMarcelino)

Beatriz Gago comandou sempre a frota Juvenil, mas violou uma regra de largada e foi penalizada (®PauloMarcelino)

A velejadora portimonense regressou a terra com a sensação de vitória, pois tinha ganho todas as regatas. O protesto da Comissão de Regatas (CR) foi validado pela Comissão de Protestos e Beatriz Gago somou 47 pontos não descartáveis na 6ª regata, em vez de somar apenas 1 ponto, pelo que ‘caiu’ do 1º para o 12º lugar na classificação final. No primeiro dia, Beatriz Gago também tinha sido protestada pela CR, por uma largada fora da linha, mas o pedido de reparação feito pela atleta foi aceite, ficando provado que foi ‘empurrada’ por outro velejador.

A 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017, em Vilamoura, teve um total de seis regatas, três em cada dia. Sábado foi dia de sol e vento favorável, com intensidade entre os 8 e os 13 ‘nós’ e direção Noroeste-Norte, com alguns ‘saltos’. Domingo, o vento ‘carregou’, subindo para a faixa dos 13 a 16 ‘nós’, com refregas acima dos 20 nós, de direção Noroeste, também com alguns saltos e mar mais ‘mexido’.

Pablo Santos voltou a vencer em Optimist Infantil (®PauloMarcelino)

Pablo Santos voltou a vencer em Optimist Infantil (®PauloMarcelino)

As condições no segundo dia foram muito difíceis para a classe Optimist Infantil, que foi mandada para terra após o fim da penúltima regata da prova. Apenas 6 dos 22 infantis concluíram essa 5ª regata e alguns viraram o barco na perna de popa. O pódio Infantil foi dominado pela Associação Naval do Guadiana, tal como na 1ª prova, em dezembro. Pablo Santos voltou a vencer, mas em duelo muito renhido com Beatriz Nunes, que liderou no primeiro dia e terminou em 2º lugar, 1º Feminino, em igualdade pontual com o vencedor.

Guilherme Cavaco venceu na poderosa frota Optimist Juvenil. O velejador farense, com 12 anos de idade, foi muito consistente; nunca desceu abaixo do 3º lugar em regatas e obteve a sua primeira vitória da época. Beatriz Cintra (CNPortimão), vencedora da primeira prova, fez 2º lugar, 1º Feminino em Vilamoura. Miguel Sancho (GCNFaro) chegou ao 3º lugar do pódio ‘a pulso’, literalmente, já que navegou sem o moitão da escota nas duas última regatas.

Julien Carter revelou-se com vento forte e fez 2º lugar nas duas últimas regatas (®PauloMarcelino)

Julien Carter revelou-se com vento forte e fez 2º lugar nas duas últimas regatas (®PauloMarcelino)

A luta pelo pódio Juvenil foi intensa, com destaque para o portimonense Rodrigo Dias (4º a 1 ponto do 3º) e o olhanense Julien Carter (5º a 1 ponto do 4º). Os dois velejadores adaptaram-se bem às condições mais exigentes do segundo dia, sobretudo o atleta do Grupo Naval de Olhão, 2º classificado nas duas últimas regatas da prova. Um dos melhores algarvio da classe, William Risselin (GCNFaro), não participou na prova por estar a competir em Espanha, onde obteve excelentes resultados (ver notícia).

João Vargues (GCNFaro) venceu na classe 4.7, liderando desde o primeiro dia. Martim Fernandes (GCNFaro) repetiu o 2º lugar obtido na primeira prova e consolidou o estatuto de grande revelação algarvia na classe esta temporada. Lúcia Neto (GNOlhão) terminou em 1º Feminino, 3º na geral, tendo perdido o segundo posto no último dia, por um ponto.

João Vargues, vencedor em 4.7, classe que liderou desde o primeiro dia (®PauloMarcelino)

João Vargues, vencedor em 4.7, classe que liderou desde o primeiro dia (®PauloMarcelino)

Daniela Miranda (ANGuadiana), campeã nacional 4.7 Feminino e vencedora da primeira prova em dezembro não se adaptou ao vento forte em Vilamoura e terminou em 5º lugar, tendo perdido uma posição no último dia. Bruna Carvalho (ANGuadiana), a vice-campeã nacional 4.7 Feminino que este ano mudou para Laser Radial também foi vítima do vento, disputando apenas uma regata em Radial.

Filipe Pedro (ANGuadiana) venceu em Laser Radial, com vitórias nas três regatas do segundo dia. Lourenço Mateus (Associação Naval de Lisboa) terminou em 2º, depois de ter sido líder no primeiro dia. João Neto (GNOlhão) conquistou o 3º lugar no segundo dia, relegando Bernardo Neto (GNOlhão) para o  4º posto da geral.

Para os Laser Radial foi uma prova de treino para a PAN do próximo fim-de-semana (®PauloMarcelino)

Para os Laser Radial foi uma prova de treino para a PAN do próximo fim-de-semana (®PauloMarcelino)

Maria José Cardoso (ANLisboa) fez 1º lugar Feminino em Laser Radial, 6º lugar na geral. O clube lisboeta teve mais um atleta em prova na classe, João Tomás, 5º classificado. A participação dos atletas de Lisboa terá sido um treino para o 43º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, em Vilamoura, que começa no próximo sábado e inclui uma Prova de Apuramento Nacional (PAN) Laser Radial.

A Classe 420 não participou na 2ª Prova do Campeonato do Algarve. As quatro tripulações algarvias da classe estiveram em estágio durante o fim-de-semana, em Vilamoura, com mais 11 tripulações portuguesas. O estágio decorreu no novo centro de alto rendimento Vilamoura Sailing, orientado por Gonçalo Ribeiro e pelos irmãos Costa, campeões do mundo (ver notícia). O estágio é importante para a evolução dos atletas e para a PAN 420, que também vai estar integrada no Torneio do Carnaval.

A Formula Windsurfing não compareceu em Vilamoura. A 2ª Prova do Campeonato do Algarve era a última do Campeonato Regional da classe de pranchas à vela. A ausência dos competidores está relacionada com o arranque do circuito nacional FW no próximo fim-de-semana (ver notícia). Miguel Martinho (CNPortimão) sagrou-se Campeão Regional do Algarve de Formula Windsurfing Open 2016/2017, por ter vencido as 5 regatas disputadas na primeira etapa, em Lagos (ver notícia).

A prova em Vilamoura teve os apoios Cruzeiros da Oura, Algarve Sailmakers e Pão & Pão Vilamoura. A 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 está marcada para os dias 29 e 30 de abril, em Tavira, organizada pelo Clube Náutico de Tavira.

Pódios 2ª Prova Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 

Optimist Juvenil (#46)

1. Guilherme Cavaco (GCNFaro) | 10 pts

2. Beatriz Cintra (CNPortimão) | 25 pts | 1º Feminino

3. Miguel Sancho (GCNFaro) | 30 pts

Optimist Infantil (#22)

1. Pablo Santos (ANGuadiana) | 6 pts

2. Beatriz Nunes (ANGuadiana) | 6 pts

3. Denys Yevstaviev (ANGuadiana) | 18 pts

Laser 4.7 (#18)

1. João Vargues (GCNFaro) | 8 pts

2. Martim Fernandes (GCNFaro) | 15 pts

3. Lúcia Neto (GNOlhão) | 16 pts | 1º Feminino

Laser Radial (#13)

1. Filipe Pedro (ANGuadiana) | 7 pts

2. Lourenço Mateus (ANLisboa) | 7 pts

3. João Neto (GNOlhão) | 15 pts

1º Feminino Maria José Cardoso (ANLisboa) | 28 pts | 6º geral

Links:

Galeria Imagens / Pictures | Dia 2

1ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 2016/2017 | Portimão (dezembro)

Comentários