pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 | 2ª prova | Vilamoura

Prova do Campeonato do Algarve no Fim-de-Semana

Optimist Juvenis algarvios integram alguns dos melhores da classe em Portugal. Primeira prova foi em Portimão, em dezembro, na imagem (®PauloMarcelino)
Optimist Juvenis algarvios integram alguns dos melhores da classe em Portugal. Primeira prova foi em Portimão, em dezembro, na imagem (®PauloMarcelino)
pub

O Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017 regressa ao mar já no próximo fim-de-semana. A 2ª prova do campeonato vai decorrer em Vilamoura, nos dias 18 e 19 de fevereiro, organizada por CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, com os apoios Federação Portuguesa de Vela e Associação Regional de Vela do Sul. Vai ser a prova decisiva para apurar o campeão no circuito regional paralelo de Formula Windsurfing.

O calendário 2016/2017 leva já realizadas três provas (em quatro) de apuramento regional (PAR), mas apenas uma (em quatro) do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, em dezembro, em Portimão. A prova do próximo fim-de-semana, em Vilamoura será a primeira este ano do campeonato do Algarve e surge já na contagem decrescente para o 43º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, também em Vilamoura, nos dias 25 a 27 de fevereiro.

O campeonato do Algarve de vela ligeira é disputado nas classes Optimist Infantis, Optimist Juvenis, Laser 4.7, Laser Radial e 420. O grupo algarvio Juvenis integra alguns dos melhores velejadores portugueses da classe, incluindo a bicampeã nacional feminino, Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão). Um dos melhores atletas da classe, William Risselin (Ginásio Clube Naval de Faro) não estará presente, por se encontrar em Palamós, Espanha, para disputar a última prova da Optimist Excellence Cup. A primeira regata em Vilamoura, sábado, só poderá ter início a partir das 13h00 e o primeiro sinal de deferência no domingo está previsto para as 11h30.

Na 1ª prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2016/2017, em Portimão, os vencedores foram: Pablo – Associação Naval do Guadiana (Optimist Infantis), Beatriz Cintra – CNPortimão (Optimist Juvenis), Daniela Miranda – ANGuadiana (Laser 4.7), João Rodrigues – Clube de Vela de Lagos (Laser Radial) e Manuel Fortunato/Frederico Baptista – CVLagos (420). Foi a primeira vitória da dupla lacobrigense na classe em que se iniciaram este ano e na qual têm protagonizado um interessante duelo contra a dupla farense Afonso Rodrigues/Martim Sancho.

O Campeonato Regional do Algarve de Formula Windsurfing 2016/2017 vai terminar em Vilamoura. O campeonato paralelo da disciplina de pranchas à vela tem três provas integradas no calendário regional de vela ligeira. Houve competição FW na 1ª PAR Sul, em Lagos (novembro) e na 1ª Prova do Campeonato do Algarve, em Portimão (dezembro). A disciplina FW tem ainda a subcategoria Sport, para atletas iniciantes ou menos competitivos.

No próximo fim-de-semana, em Vilamoura, será apurado o campeão regional do Algarve 2016/2017 de Formula Windsurfing. O líder do ‘ranking’ é o multicampeão nacional Miguel Martinho (CNPortimão), vencedor em Lagos. Martinho faltou à segunda prova, em Portimão, mas venceu as 5 regatas disputadas em Lagos. Vasco Chaveca (CNPortimão) venceu as duas regatas em Portimão e segue no 2º posto da tabela.

Links:

1ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 2016/2017 | Portimão (dezembro)

Comentários