pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | 1ª Etapa

Surfistas Enfrentam Mau Tempo em Portimão

Apesar da chuva e do vento, o mar ofereceu ondas com boas oportunidades, este sábado, na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)
Apesar da chuva e do vento, o mar ofereceu ondas com boas oportunidades, este sábado, na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)
pub

O Circuito Regional de Surf do Sul 2017 começou debaixo de temporal, este sábado, 11 de fevereiro, em Portimão. Chuva intensa, vento e frio testaram os limites de atletas e organizadores. Noventa surfistas, desde os nove anos de idade, enfrentaram as condições meteorológicas adversas com coragem e protagonizaram uma jornada intensa de surf em boas ondas na Praia da Rocha. A etapa ficou concluída num único dia, confirmando favoritos e pondo em evidência os novos valores que prometem animar as próximas provas do circuito.

A prova foi organizada por Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, que tutela os circuitos regionais enquanto plataforma de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-16 Feminino, Sub-18 e Sub-18 Feminino. O evento integrou ainda as categorias não-oficiais Open (maiores de 18 anos) e Longboard.

Chuva, por vezes intensa, algum vento e muito frio dificultaram a vida a atletas e 'staff' na praia (®PauloMarcelino)

Chuva, por vezes intensa, algum vento e muito frio dificultaram a vida a atletas e ‘staff’ na praia (®PauloMarcelino)

As previsões eram boas para o mar e más para a atmosfera. A organização decidiu não adiar porque quis aproveitar as boas ondas previstas e porque as previsões de chuva diminuíram nos últimos dias. Mar com tamanho e oportunidade confirmou-se, mas a chuva foi mais que muita e quase durante todo o dia. A prova decorreu em palanque duplo (duas áreas simultâneas de competição) e ficou concluída em dez horas, para não arriscar um segundo dia de mau tempo na praia e com mar pior no domingo.

Julian Seyffert (Albufeira Surf Clube), ainda com 12 anos de idade conseguiu, em condições ‘duras’ alcançar a sua primeira vitória em campeonatos. O surfista de Faro, treinado por Ivan Bailote, venceu a categoria Sub-14, na qual se antevê para o circuito um duelo com Bruno Marçal (Clube Naval de Portimão), 2º classificado na etapa, a um quarto de ponto do vencedor. “Estou muito contente. Não estava à espera”, comentou Julian, para o Swell-Algarve.

Julian Seyffert venceu em Sub-14, a sua primeira vitória em campeonatos de surf (®PauloMarcelino)

Julian Seyffert venceu em Sub-14, a sua primeira vitória em campeonatos de surf (®PauloMarcelino)

Simão Silva venceu a categoria Sub-12. O surfista surgiu inscrito pelo CNPortimão, mas disse ao Swell-Algarve que é atleta do Surfing Clube Costa do Sol e que se treina com a Academia Profissional de Surf. É surfista de Lisboa, tem 11 anos de idade e foi finalista nacional Sub-12 em 2016. “Foi uma final dura”, confessou Simão Silva.

O algarvio Henrique ‘Piki’ Gomes (CNPortimão) fez 2º lugar Sub-12 e mostrou surf mais evoluído face ao ano passado. O surfista de Portimão, treinado por Paulo Almeida, é um claro candidato ao título regional na categoria renovada, onde o seu principal adversário deverá ser Martim Brandão (AlbufeiraSC), treinado por Ivan Bailote, seu tio. Martim também evoluiu muito e alcançou o 3º lugar Sub-12.

Presente na etapa esteve um grupo de 13 atletas treinados pela Surf Lisbon Formação e inscritos pelo CNPortimão. Já no ano passado, a SLF apurou atletas seus para os nacionais através do regional Sul. Este sábado, o grupo incluiu algumas raparigas, que foram quem mais contribuiu para haver competição feminina.

Concha Balsemão venceu as categorias femininas Sub-16 e Sub-18… a poucos dias de viajar para a Austrália (®PauloMarcelino)

Concha Balsemão venceu as categorias femininas Sub-16 e Sub-18… a poucos dias de viajar para a Austrália (®GianLucaSchneider)

Concha Balsemão venceu as duas categorias femininas. A surfista da Carrapateira provou ser a melhor competidora algarvia de surf do momento, legítima herdeira da campeã regional Yolanda Hopkins, que este ano ultrapassou a idade júnior. Concha Balsemão está de partida para a Austrália, onde vai estagiar durante um mês; e por esse motivo – porque vai estar ausente em duas etapas do regional Sul – vai este ano procurar o apuramento nacional através do Regional do Centro, tendo-se federado pelo Península de Peniche Surf Clube, mas continuando a treinar-se com o Portimão Surf Clube.

Michael Conlan, campeão regional Sub-14 e Sub-16 há dois anos, parece ter amadurecido após um ano de pouco relevo regional. O surfista de Vilamoura, atleta do Portimão Surf Clube, mas treinado por Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube), ressurgiu em força e disputou duas finais este sábado: venceu em Sub-16 e fez 2º lugar em Sub-18. Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf), campeão regional Sub-14 e Sub-16 do ano passado, não teve um dia positivo: perdeu nas meias-finais Sub-16 e nos quartos-de-final Sub-18.

Michael Conlan disputou duas finais e venceu em Sub-16 (®PauloMarcelino)

Michael Conlan disputou duas finais e venceu em Sub-16 (®PauloMarcelino)

A vitória em Sub-16 teve especial relevância para Michael Conlan porque venceu todas as baterias e deixou em 2º lugar, na final, o jovem prodígio da Arrifana João Maria Mendonça, campeão nacional Sub-12 em título. O surfista de 11 anos de idade competiu em treino, já que luta pelo apuramento nacional no regional da Grande Lisboa, que começa na próxima semana e no qual vai competir em Sub-14. Este sábado, na Rocha, João Maria Mendonça fez, nos quartos-de-final Sub-16, a melhor onda (8,90 pontos) e a melhor pontuação (15,90) do campeonato. Foi travado por Michael Conlan na final.

João Maria Mendonça competiu em treino. O seu circuito de apuramento começa na próxima semana (®GianLucaSchneider)

João Maria Mendonça competiu em treino. O seu circuito de apuramento começa na próxima semana (®GianLucaSchneider)

Miguel Mouzinho – treinador de Michael Conlan e de João Maria Mendonça – foi o grande vencedor do Open. O multicampeão regional, que no ano passado perdeu a coroa para Gustavo ‘Guga’ Gouveia, venceu todas as baterias. Na final Open, última bateria do campeonato, Mouzinho esteve apenas sete minutos dentro de água. “Já não conseguia remar”, justificou o surfista. O mar subiu de tamanho nessa fase, com ‘sets’ de metro e meio, e o surfista de Lagos fez uma onda de oito pontos e outra de cinco pontos, que nenhum adversário conseguiu ultrapassar nos restantes treze minutos.

Miguel Mouzinho 'limpou' o Open e, na final só esteve sete minutos dentro de água (®GianLucaSchneider)

Miguel Mouzinho ‘limpou’ o Open e, na final só esteve sete minutos dentro de água (®GianLucaSchneider)

Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPortimão / Future Surfing School) não se adaptou às condições e perdeu ‘de primeira’, nos oitavos-de-final Open. João Serafim (AlbufeiraSC), surfista da Arrifana que é raro ver competir, mostrou bom surf e ‘caiu’ nos quatros-de-final. O poderoso Ivan Bailote (AlbufeiraSC) e o exuberante Moreno Lelis perderam nas meias-finais. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão) fez segundo lugar Open na etapa. Foi o melhor de uma nova geração bem representada: Jakob Lilienweiss (AlgarveSC) e Bruno Gregório (PortimãoSC) chegaram às meias-finais.

Bruno Gregório, campeão regional em título Sub-18, não pôde disputar as meias-finais Open porque estava ao mesmo tempo numa meia-final Sub-18. O campeão optou pela sua categoria e venceu a etapa, começando a época da melhor forma. Bruno venceu todas as baterias Sub-18 e na final deixou Michael Conlan em 2º e Henrique Poucochinho (ICMPortimão/Playsurf) em 3º. Foi um bom dia para Henrique Poucochinho, que disputou também a final Sub-16.

Diogo Barbosa, vencedor Longboard, uma das surpresas no campeonato (®GianLucaSchneider)

Diogo Barbosa, vencedor Longboard, uma das surpresas no campeonato (®GianLucaSchneider)

Menos bom foi o dia para Isaac Felizardo, campeão regional Longboard em título. O surfista de Portimão não se encontrou com as ondas durante a final direta de ’tábuas grandes’, ganha pelo jovem Diogo Barbosa, do Clube de Surf de Faro. O experiente surfista brasileiro Atamay Batista fez 2º lugar, seguido pelo campeão regional em título.

A 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 teve os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Ferox Surfboards, Iodo Surfwear, Vazva, Rocha Surf Shop, Secret Spot Surf Shop e Fisiorider. O Swell-Algarve foi ‘media partner’ do evento.

A próxima etapa (2ª) do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 está agendada para daqui a duas semanas, na Praia da Falésia, dias 25 e 26 de fevereiro, organizada por Associação Dinamika / Quarteira Surfproject / Vilamoura Surfproject.

Finais 1ª Etapa Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | Praia da Rocha

Sub-12

1. Simão Silva (CNPortimão / SCCS)

2. Henrique ‘Piki’ Gomes (CNPortimão)

3. Martim Brandão (AlbufeiraSC)

4. Frederico Passarinho (CNPortimão / Search School)

Sub-14

1. Julian Seyffert (AlbufeiraSC)

2. Bruno Marçal (CNPortimão)

3. Pedro Ulrich (CNPortimão / SLF)

4. Valentino Miguel (CNPortimão)

Sub-16

1. Michael Conlan (PortimãoSC)

2. João Mendonça (SCCS)

3. Leon Schneider (PortimãoSC)

4. Henrique Poucochinho (ICMPortimão)

Sub-16 Feminino

1. Concha Balsemão (PPSC / PortimãoSC)

2. Joana Carvalho (CNPortimão / SLF)

3. Inês Carvalho (CNPortimão / SLF)

4. Marta Botelho (SCCS)

Sub-18

1. Bruno Gregório (PortimãoSC)

2. Michael Conlan (PortimãoSC)

3. Henrique Poucochinho (ICMPortimão)

4. Egor Volkov (PortimãoSC)

Sub-18 Feminino | final direta

1. Concha Balsemão (PPSC / PortimãoSC)

2. Vera Carvalho (CNPortimão / SLF)

3. Joana Carvalho (CNPortimão / SLF)

4. Inês Carvalho (CNPortimão / SLF)

5. Laura Ferreira (PortimãoSC)

Open

1. Miguel Mouzinho (AlgarveSC)

2. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão)

3. Paulo Almeida

4. Francisco Carrasco

Longboard | final direta

1. Diogo Barbosa (CSFaro)

2. Atamay Batista

3. Isaac Felizardo (ICMPortimão)

4. Tom Crewe

Links:

Galeria de Imagens | Pictures

Heat Draw

Comentários