pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | 1ª Etapa

Baterias para a Etapa Regional na Rocha

Condições no local ao final desta manhã, sexta-feira, véspera do começo da prova (®PauloMarcelino)
Condições no local ao final desta manhã, sexta-feira, véspera do começo da prova (®PauloMarcelino)
pub

A direção técnica da 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 já definiu as baterias (‘heats’) para a prova, que vai ser disputada na Praia da Rocha, em Portimão, este fim-de-semana, 11 e 12 de fevereiro, com uma centena de atletas inscritos. A sequência de prova será divulgada depois de verificadas as condições do mar e o ‘check-in’ dos atletas está marcado para as 07h30, sábado 11 de fevereiro.

A prova é organizada por Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. O diretor de prova é Bruno Freitas (ICMP/Playsurf) e o diretor técnico é Tiago Ezequiel (FPS). A federação destacou para a prova dois juízes internacionais: João Maya (chefe de juízes) e André Matão. Os restantes juízes convocados são da região: Nuno Magalhães (Juiz 1ª), Joana Freitas (Juiz 2ª), Diogo Celorico (Juiz 2ª) e Rafael Silva (Juiz Estagiário).

A prova conta como apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2017 e vai ser disputada nas categorias oficiais Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-16 Feminino, Sub-18 e Sub-18 Feminino. Haverá também competição em duas categorias não-oficiais: Open Masculino e Longboard.

Está confirmado que não será realizada a categoria Open Feminino. Mas iremos ter duas meninas – Inês Pascoal e Yolanda Hopkins – no quadro de competição Open Masculino. Sublinhamos que na imagem do ‘heat draw’ Open Masculino (ver abaixo) surge o nome Bethan Hopkins, por lapso, onde se deve ler Yolanda Hopkins, a multicampeã regional de surf feminino que ultrapassou este ano a idade junior.

No quadro Open (e também no de Longboard) consta também o nome de Luís Esteves, de Faro, mas o surfista comentou ontem, na página do Swell-Algarve no Facebook, que não tenciona participar na prova. A estrela algarvia Marlon Lipke ponderou participar, mas o seu nome não está no ‘heat draw’.

Mar na Praia da Rocha esteve hoje pesado e com tamanho, mas as previsões indicam que vai perder força no sábado, alinhando melhor as ondas se o vento for favorável (®PauloMarcelino)

Mar na Praia da Rocha esteve hoje pesado e com tamanho, mas as previsões indicam que vai perder força no sábado, alinhando melhor as ondas se o vento for favorável (®PauloMarcelino)

O Open vai ser um choque de gerações, entre os jovens ‘Martim’ Magalhães, Jakob Lilienweiss, Francis Gregório e Bruno Gregório e os experientes Gustavo ‘Guga’ Gouveia (campeão regional), Miguel Mouzinho, Francisco Canelas, Paulo Almeida, Ivan Bailote, Moreno Lelis e Nelson Penteado. Inscritos estão também dois surfistas da Arrifana que é raro ver competir: o ‘levezinho’ João Serafim e o veterano Nuno Viegas.

No quadro Longboard destaca-se a ausência dos farenses Manuel Mestre e José Mestre, pai e filho. Mas há nomes novos e estará presente o campeão regional Isaac Felizardo e o brasileiro Atamay Batista, que também participa no Open, categoria em que vai fazer a sua estreia no circuito regional. Na última etapa do ano passado, Atamay surpreendeu os locais com um excelente resultado (2º) em Longboard.

Nas categorias Esperanças destaca-se uma maior participação de atletas do Albufeira Surf Clube, a renovação na categoria Sub-12 e a presença de alguns atletas do Algarve Surf Clube, que no último momento decidiram por si participar, contrariando o ano sabático planeado pelo clube. Entre eles está o campeão regional Sub-12 do ano passado, Splinter Berkum, que este ano compete em Sub-14.

Portimão Surf Clube e Clube Naval de Portimão apresentam-se com alguns nomes novos, o que é bom sinal para o futuro. No caso do Clube Naval de Portimão, Pedro Ulrich (Sub-14), Joana Carvalho, Vera Carvalho e Inês Carvalho treinam-se com a Surf Lisbon Formação.

Destaque ainda para as presenças de Michael Conlan (Sub-16) e também do campeão nacional Sub-12 do ano passado, o algarvio João Mendonça, que vai competir em Sub-16, mas em treino, já que irá procurar a qualificação nacional no circuito regional da Grande Lisboa. A algarvia Concha Balsemão, campeã regional Sub-16 Feminino em título, está em posição semelhante: vai competir na Rocha, mas este ano discute o apuramento nacional no circuito regional do Centro.

HEAT DRAW

Captura de ecrã 2017-02-10, às 18.56.20

Captura de ecrã 2017-02-10, às 18.57.51

Captura de ecrã 2017-02-10, às 18.59.05

Captura de ecrã 2017-02-10, às 19.00.22

Captura de ecrã 2017-02-10, às 19.01.37

Captura de ecrã 2017-02-10, às 19.02.39

Captura de ecrã 2017-02-10, às 19.03.44

Captura de ecrã 2017-02-10, às 19.04.56

A 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 tem os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Ferox Surfboards, Iodo Surfwear, Vazva, Rocha Surf Shop, Secret Spot Surf Shop e Fisiorider. O Swell-Algarve é ‘media partner’ do evento.

 

Comentários