pub

João Maria Mendonça | 1ª Etapa Regional de Surf do Sul 2017

Campeão Nacional vai Competir na Praia da Rocha

João Maria Mendonça com o seu treinador, Miguel Mouzinho, durante a final nacional Sub-12, que o algarvio venceu, na Praia do Castelejo (®PauloMarcelino)
João Maria Mendonça com o seu treinador, Miguel Mouzinho, durante a final nacional Sub-12, que o algarvio venceu, na Praia do Castelejo (®PauloMarcelino)
pub

O Campeão Nacional de Surf Sub-12, o algarvio João Maria Mendonça vai participar na 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, no próximo fim-de-semana, dias 11 e 12 de fevereiro, na Praia da Rocha, em Portimão. O surfista da Arrifana vai competir na categoria Sub-16 e em regime de treino, uma vez que discute a sua qualificação nacional no regional da Grande Lisboa, que começa no fim-de-semana seguinte.

A etapa na Praia da Rocha está confirmada e nela vamos poder ver em ação os melhores jovens surfistas algarvios. Os ‘groms’ do Sul vão dar início ao apuramento em quatro etapas para as vagas atribuídas pela Federação Portuguesa de Surf à região, para as finalíssimas do Campeonato Nacional de Surf Esperanças: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16 e Sub-18). Na praia vão estar também em ação alguns dos melhores surfistas algarvios em Open (maiores de 18 anos) e Longboard, categorias não-oficiais do circuito.

A presença de João Maria Mendonça é uma mais-valia para o espetáculo nas ondas. O surfista de Aljezur tem 11 anos e é um prodígio para a sua tenra idade. Na época passada venceu o Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa em Sub-12 (ver notícia), sagrou-se Campeão Nacional de Surf Sub-12 (ver notícia) e foi finalista mundial do circuito Totally Crustaceous Tour, da Volcom, na sua categoria (‘squids’), em Trestles, California, EUA (ver notícia).

Surfista algarvio numa das baterias da finalíssima em que conquistou o título de Campeão Nacional Sub-12 (®PauloMarcelino)

Surfista algarvio numa das baterias da finalíssima em que conquistou o título de Campeão Nacional Sub-12 (®PauloMarcelino)

O talento do jovem algarvio não passou despercebido à Billabong Portugal, que assumiu uma clara aposta na evolução do surfista (ver notícia). O apoio da marca permitiu a João Maria Mendonça realizar, em dezembro último, uma temporada de treino no Hawaii (ver notícia), onde a qualidade do seu surf deu nas vistas. Em abril, o surfista vai realizar uma nova ‘surf trip’ de evolução, desta feita às Mentawai, na Indonésia, juntamente com o seu treinador, o surfista algarvio Miguel Mouzinho.

Este ano e apesar de ainda ser atleta de categoria Sub-12, João Maria Mendonça vai competir oficialmente na categoria Sub-14, no Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa, que vai começar no fim-de-semana 18 e 19 de fevereiro, em São Pedro do Estoril.

O treinador Miguel Mouzinho revelou ao Swell-Algarve que o atleta vai estar presente na etapa do Regional Sul na Praia da Rocha, para competir na categoria Sub-16, em regime de treino para a competição a sério que, para João Mendonça, irá começar no fim-de-semana seguinte. Poder vê-lo em ação nas ondas de Portimão é um privilégio para quem já o conhece e uma boa sugestão para quem gosta de surf e ainda não apreciou o nível técnico de João Maria Mendonça.

Comentários