pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2017 | 1ª Etapa | 11 e 12 fevereiro

Estrelas Alinhadas para a Praia da Rocha

Miguel Mouzinho, aqui na etapa épica de 2013 na Rocha, vai estar presente e quer voltar a ser campeão regional (®PauloMarcelino/Arquivo)
Miguel Mouzinho, aqui na etapa épica de 2013 na Rocha, vai estar presente e quer voltar a ser campeão regional (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

As previsões de mar são boas e os mais talentosos e experientes surfistas algarvios começam a mobilizar-se para abrilhantar a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017, agendada para o próximo fim-de-semana, 11 e 12 de fevereiro, na Praia da Rocha, em Portimão. A prova é organizada por Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

As mais recentes previsões para o fim-de-semana da prova apontam para ondulação de período lento, forte e com tamanho de Oeste-Noroeste no sábado, com indicação cinco estrelas na parte da manhã, ainda fruto do impacto bruto do swell previsto para o dia anterior. No domingo, a ondulação perde força mas vira a Sueste, o que  costuma trazer boas ondas à praia, muito embora esteja previsto vento forte e chuva na parte da tarde.

O Regional Sul é um circuito de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças. É um circuito de importância oficial para os surfistas mais novos, dos 12 aos 18 anos de idade, que vão lutar em quatro etapas pelas vagas do Sul nas finalíssimas nacionais Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16 e Sub-18). O circuito inclui ainda as categorias não-oficiais Open (Masculino e Feminino) e Longboard, onde competem os surfistas mais experientes, pelo prestígio e sede de ganhar.

João Serafim está inscrito e é raro vê-lo competir. Na imagem, um 'aerial' em treino feito esta semana (®MarcoGonçalves)

João Serafim está inscrito e é raro vê-lo competir. Na imagem, um ‘aerial’ em treino feito esta semana (®MarcoGonçalves)

É na categoria Open que se perfilam os mais competentes e experientes surfistas em prova. São eles quem dão maior espetáculo e é dessa categoria que aqui tratamos na notícia. Segundo o organizador Bruno Freitas, da Playsurf, estão já inscritos João Serafim, Nelson Penteado, Moreno Lelis, Atamay Batista, Gonçalo Fragoso, Jakob Lilienweiss, Tomás Magalhães, Inês Pascoal e Paulo Almeida.

O lote de atletas inscritos no Open já impressiona e a esses juntamos Miguel Mouzinho, Ivan Bailote e Frederico ‘Martim’ Magalhães, que confirmaram presença ao Swell-Algarve. O campeão regional Open em título, Gustavo ‘Guga’ Gouveia, também já manifestou a sua intenção de estar presente, segundo fontes próximas do atleta. O Swell-Algarve está em condições de adiantar que o algarvio ex-CT Marlon Lipke também está a ponderar competir na Rocha.

A etapa promete. O eterno campeão regional Miguel Mouzinho vai querer lutar pelo título que lhe fugiu no ano passado. Gustavo ‘Guga’ Gouveia, campeão nacional em 2001, não vai ser um adversário fácil de ultrapassar. João Serafim inscreveu-se e será uma ocasião rara para vermos em competição o talentoso surfista da Arrifana. O brasileiro Moreno Lelis é uma fera na água e vem acompanhado pelo amigo Atamay Batista, experiente surfista brasileiro em estreia ‘shortboard’ no circuito algarvio.

Gustavo 'Guga' Gouveia é o Campeão Regional Open em título. Aqui, numa sessão de treino, na Rocha, em dezembro (®PauloMarcelino)

Gustavo ‘Guga’ Gouveia é o Campeão Regional Open em título. Aqui, numa sessão de treino, na Rocha, em dezembro (®PauloMarcelino)

Os jovens Jakob Lilienweiss e ‘Martim’ Magalhães já têm surf e experiência para surpreender os mais velhos. O local Paulo Almeida tem treinado bastante e é sempre um candidato à vitória. Ivan Bailote é um surfista extremamente perigoso para a concorrência em ondas com tamanho.

Todas as contas Open terão de ser refeitas se Marlon Lipke entrar na prova, emprestando ao circuito o talento que lhe permitiu chegar a Campeão Europeu Junior em 2004, competidor de elite no Championship Tour em 2009 e Campeão Europeu Open em 2012. A expetativa é elevada e o cenário começa a ganhar forma, para um grande fim-de-semana de surf na Praia da Rocha.

Inscrições

As inscrições para a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 já estão abertas, a atletas federados, e decorrem até dia 9 de Fevereiro. Para as categorias oficiais, as inscrições terão de ser realizadas no site da federação portuguesa de surf: http://old.surfingportugal.com.

Nas categorias não-oficiais, as inscrições terão de ser enviadas para o e-mail playsurf@sapo.pt. O valor das inscrições é de 20€.

A 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2017 tem os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Ferox Surfboards, Iodo Surfwear, Vazva, Rocha Surf Shop, Secret Spot Surf Shop e Fisiorider. O Swell-Algarve é ‘media partner’ do evento.

Comentários