pub

Miguel Martinho e Margarida Gil Morais | RS:X

Algarvios Convidados para Classe Olímpica

Margarida Gil Morais e Miguel Martinho vão experimentar a classe RS:X. São os melhores nacionais, feminino e masculino, de Formula Windsurfing (®PauloMarcelino)
Margarida Gil Morais e Miguel Martinho vão experimentar a classe RS:X. São os melhores nacionais, feminino e masculino, de Formula Windsurfing (®PauloMarcelino)
pub

Os velejadores algarvios Miguel Martinho e Margarida Gil Morais foram convidados, pela Federação Portuguesa de Vela, para “experimentar” a classe olímpica de pranchas à vela RS:X. “Estamos a começar um ciclo olímpico e queremos montar uma equipa de trabalho, para tentar apurar atletas para os Jogos Olímpicos”, explicou Mariana Lobato, diretora responsável pelo projeto olímpico na FPV, ao Swell-Algarve.

A classe RS:X tinha uma estrela, o madeirense João Rodrigues, que representou Portugal em sete (7) Jogos Olímpicos, incluindo os do ano passado no Rio de Janeiro. O recordista nacional de presenças olímpicas não vai tentar o apuramento para Tóquio 2020. “Convidámos o Miguel e a Margarida, para experimentar as pranchas olímpicas e vamos ver como corre”, confirmou Mariana Lobato.

Os dois atletas do Clube Naval de Portimão foram convidados na semana passada e já tiveram uma reunião com o presidente da Federação, em Lisboa. “A Federação vai emprestar material para treinar e vai levar-nos ao Campeonato Europeu de RS:X, em Marselha, em maio”, disse Margarida Gil Morais, ao Swell-Algarve. “A ideia passa por fazer uma prova ainda antes de irem ao Europeu”, acrescentou Mariana Lobato.

Miguel e Margarida vão continuar a competir em Formula, mas vão também experimentar a RS:X, na imagem (®PauloMarcelino/Arquivo)

Miguel e Margarida vão continuar a competir em Formula, mas vão também experimentar a RS:X, na imagem (®PauloMarcelino/Arquivo)

A Federação quer imprimir uma nova dinâmica à comunidade de atletas e “tentar dar oportunidades a todos”. O projeto olímpico da Federação está numa fase embrionária e já tem atletas convidados para Laser Masculino, 470 Masculino e 49er (aqui com a tripulação que foi ao Rio 2016; Jorge Lima e o algarvio José Costa). A ideia está lançada, mas só começará a dar passos seguros a partir de março, quando o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Comité Olímpico Português anunciarem os respectivos apoios.

Miguel Martinho e Margarida Gil Morais são os melhores atletas nacionais, masculino e feminino, de Formula Windsurfing. Miguel Martinho, 40 anos de idade, tem 18 títulos nacionais conquistados desde 1997 e é Campeão Europeu Masters, Vice-Campeão Mundial Masters e Top 4 Mundial Absoluto de Formula Windsurfing. Margarida Gil Morais, 23 anos, tem um excelente palmarés de Vela Ligeira e terminou o circuito nacional de Formula Windsurfing 2016 em 7º na geral, 1º Feminino.

Margarida nunca ‘andou’ de RS:X. Miguel Martinho já, tendo sido vice-campeão de Portugal em 2015 e participado num Mundial e num Europeu da classe, “para aí em 2007 ou 2008”. Formula e RS:X são variantes de Windsurfing muito distintas. “A prancha de RS:X é mais pesada, custa mais pôr a planar; requer maior esforço físico”, explicou Margarida.

Os dois velejadores algarvios estão satisfeitos com o convite, mas conscientes de que há ainda muito trabalho pela frente, para começar a pensar em Tóquio. “É bom ter alguém que nos valoriza e aposta em nós”, sublinha Miguel Martinho. “Vou dar o máximo”, promete Margarida Gil Morais. “Uma participação nos Jogos Olímpicos seria um final de carreira feliz”, conclui Miguel Martinho.

Comentários