pub

Surfista algarvio revela plano para a temporada

Francisco Duarte Aposta na Liga Moche

Além da competição, Francisco Duarte quer melhorar o nível técnico do seu surf e por isso tem planeadas viagens de treino ao estrangeiro (®PauloMarcelino)
Além da competição, Francisco Duarte quer melhorar o nível técnico do seu surf e por isso tem planeadas viagens de treino ao estrangeiro (®PauloMarcelino)
pub

A grande aposta desportiva do surfista algarvio Francisco Duarte para a nova época é a Liga Moche, que deverá começar em março. O atleta do Clube Naval de Portimão vai querer alcançar este ano o seu melhor ‘ranking’ de sempre na liga portuguesa de surf. A par da competição, o surfista algarvio traçou como objetivo de fundo a sua evolução técnica e por isso planeou viagens de treino, incluindo a estreia na Austrália, já em fevereiro.

Francisco Duarte concluiu a Liga Moche 2016 em 20º lugar e o seu melhor resultado (5º lugar) foi alcançado na última etapa, em Cascais, onde chegou pela primeira vez aos quartos-de-final ‘man-on-man’. Fazer o melhor resultado de sempre numa etapa foi um objetivo alcançado. Este ano, o surfista algarvio vai apostar na consistência. “Este ano tenho como objetivo alcançar mais do que um bom resultado num ano, o que se traduzirá numa boa colocação no final do ano”, explicou Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.

Francisco Duarte é de Portimão mas já vive há alguns anos em Lisboa (®JoaoPedroLeopoldo)

Francisco Duarte é de Portimão mas já vive há alguns anos em Lisboa (®JoaoPedroLeopoldo)

Além da Liga Moche, Francisco Duarte vai participar na ‘perna europeia’ do circuito mundial de qualificação da World Surf League e “não está fora de questão fazer um outro ou mais que um QS fora da Europa”. O surfista de Portimão poderá ainda competir nalguma etapa do Regional Sul e irá participar no circuito Totally Crustaceous Tour da Volcom, para tentar repetir a presença na final mundial, em Trestles, à semelhança do ano passado.

“Vou estar ainda mais focado em evoluir”

“Vou estar focado na competição, mas vou estar ainda mais focado em evoluir o máximo possível o meu surf, com o objetivo de a médio/curto prazo puder competir nos WQS de forma competitiva”, sublinha Francisco Duarte. Para servir esse objetivo de fundo, o surfista tem planeadas para este ano viagens de treino ao estrangeiro, a começar pela Austrália, para onde viaja no dia 14 de fevereiro.

Surfista algarvio numa das mais recentes sessões de treino na região (®JoaoBrekBracourt)

Surfista algarvio numa das mais recentes sessões de treino na região (®JoaoBrekBracourt)

“Vou para a Austrália não para fazer campeonatos mas sim para providenciar a minha evolução, surfando com os melhores do mundo da minha idade, em condições de excelência, com água quente e mais importante que tudo, fazendo me acompanhar do meu treinador técnico (David Raimundo, selecionador nacional de surf)”, comentou o surfista. Recorde-se que o surfista algarvio reside em Lisboa e treina-se com a Academia Profissional de Surf.

Francisco Duarte vai fazer a sua estreia na Austrália e poderá também estrear-se ainda este ano no Hawaii, no final da época. Pelo meio, o surfista algarvio vai tentar realizar uma segunda ‘surf trip’ à Indonésia e vai lutar no Volcom TCT para repetir a viagem à California, EUA. De setembro a novembro, o surfista algarvio vai estar em Portugal, para acompanhar as importantes provas de surf mundial que irão decorrer no nosso País.

 

Comentários