7º Open GDR Olhos d'Água | 15 janeiro

Albufeira Recebe Maior Prova Nacional de Surfcasting

O Grupo Desportivo e Recreativo Olhos d’Agua vai organizar, no próximo dia 15 de janeiro, o 7º Open de Pesca do clube, na Praia dos Tomates. É uma prova internacional de pesca de praia (surfcasting) em duplas, com 250 participantes em representação de cinco nações. “É o maior evento do género em Portugal e um dos maiores na Europa”, disse Carlos Sabino, presidente do clube, ao Swell-Algarve.

A prova irá decorrer no período da manhã, entre as 8h00 e as 14h00. Os participantes competem em equipas de dois elementos, para pesca em simultâneo e com isco livre no pesqueiro (zona de 35 metros) que lhes for atribuído. O peixe capturado é medido e devolvido ao mar. O evento começa com pequeno-almoço e acaba com almoço e entrega de prémios no Polidesportivo dos Olhos d’Água.

Participam no 7º Open de Pesca DGR Olhos d’Água pescadores de Portugal, Espanha, Inglaterra, País de Gales e Itália. As inscrições esgotaram em dez dias e estão ainda mais de 30 equipas em lista de espera, o que demonstra bem a fama do evento. “Isto é uma troca de galhardetes. Nós também vamos às provas deles lá fora. Desde que sejam bem tratados, os pescadores voltam sempre”, comentou Carlos Sabino.

A prova tem um ‘prize money’ total de 2.155€, com 1.000€ para a dupla vencedora, prémios monetários e em material de pesca Yuki até ao 15º classificado e prémios em material Yuki até ao 20º classificado. Os prémios são patrocinados pela Yuki e pela Icel. O evento tem os apoios Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia Albufeira e Olhos d’Água.

No dia anterior à prova, 14 de janeiro, pelas 14h00 haverá uma demonstração de material de pesca Yuki na Praia dos Olhos d’Água.

A pesca desportiva, particularmente o surfcasting é uma modalidade com muitos adeptos e bons resultados no Algarve. A região tem cerca de 150 atletas federados e o GDR Olhos d’Água é um dos principais embaixadores regionais da modalidade. O clube tem um campeão nacional, Sandro Guerreiro, e conquistou em abril a Medalha de Bronze no Mundial por Equipas, na Bélgica.

Comentários