pub

Alex Botelho recebe cacifo no novo Hangar EDP Mar Sem Fim

Surfista Algarvio Já Tem Lugar Cativo na Nazaré

Alex Botelho não perde um swell gigante na Nazaré (®BALEIXOPhotography)
Alex Botelho não perde um swell gigante na Nazaré (®BALEIXOPhotography)
pub

O EDP Mar Sem Fim acaba de inaugurar um novo espaço de treino e preparação destinado a apoiar surfistas de ondas grandes portugueses, no Porto da Nazaré. É a primeira base de treinos 100% portuguesa ao serviço da mais famosa onda XXL de Portugal e tem 14 cacifos personalizados, um dos quais entregue ao algarvio Alex Botelho.

A cerimónia simbólica de entrega das chaves do Hangar “EDP Mar Sem Fim Powered by Nazaré” decorreu no final da semana passada, com os grandes resultados dos surfistas Portugueses no Nazaré Challenge ainda bem presentes entre o publico.

João De Macedo recebe as chaves do novo hangar das mãos de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré (®DR)

João De Macedo recebe as chaves do novo hangar das mãos de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré (®DR)

Alex Botelho foi um dos seis surfistas portugueses que competiram no Nazaré Challenge, prova que marcou a estreia do algarvio no Big Wave Tour e também a estreia da Nazaré no circuito de ondas grandes da World Surf League (ver notícia). Alex Botelho tem dedicado os últimos anos ao surf de ondas grandes e foi este ano o campeão do EDP Mar Sem Fim, ao receber três dos cinco prémios atribuídos pelo projeto português de ondas grandes (ver notícia).

O surfista algarvio já é cliente habitual da Nazaré. Viaja para a Praia do Norte a cada swell gigante e foi muito bem aceite pelos ‘Red Chargers’, a ‘equipa’ local de Garret McNamara. O EDP Mar Sem Fim passa agora a dispor também de um hangar de apoio e treino para surfistas, integrando um espaço próprio para Alex Botelho. O cacifo do algarvio está assinado Alex ‘Hulk’ Botelho, recorrendo à alcunha pela qual também é conhecido outro grande surfista algarvio, Marlon Lipke.

Vista geral do Hangar EDP Mar Sem Fim powered by Nazaré, sendo possível vislumbrar parte do cacifo Alex 'Hulk' Botelho (®DR)

Vista geral do Hangar EDP Mar Sem Fim powered by Nazaré, sendo possível vislumbrar parte do cacifo Alex ‘Hulk’ Botelho (®DR)

A estrutura agora implementada conta com o apoio do Município da Nazaré e servirá para dar suporte avançado aos surfistas de ondas grandes através de treinos e formação de resgate e tow-in (com auxílio de mota de água), contribuindo igualmente para a preparação e manutenção de todo o material necessário para as sessões de surf na praia do Norte durante o Inverno.

“Para mim, é muito importante que se tenham conseguido criar estas condições, e em tempo recorde. Em menos de um mês conseguimos reunir as bases para que o projeto “Mar Sem Fim” pudesse ter aqui a sua base”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, sobre um espaço que visa dar aos atletas nacionais “as mesmas condições que os estrangeiros dispõem para se preparem para as ondas da Praia do Norte”.

Reforçou que “os surfistas estrangeiros têm tido um importante papel na divulgação da Nazaré. Mas, para mim, é um gosto muito especial ter criado as condições, que não foram fáceis, com a disponibilização do último armazém existente no Porto ao projeto “Mar sem Fim”.

João De Macedo, Coordenador dos Surfistas EDP Mar Sem Fim (®DR)

João De Macedo, Coordenador dos Surfistas EDP Mar Sem Fim (®DR)

Numa primeira fase, existem 14 cacifos e um espaço de preparação e armazenamento de material técnico para os Surfistas Portugueses de Ondas Grandes: António Silva, João Guedes, João De Macedo, Joana Andrade, Alex Botelho, Nicolau Von Rupp, Miguel Blanco, Ivo Cação, Ruben Gonzalez, António Laureano, António Rodrigues, João Parrissot e o convidado especial Eric Rebiere.

Para João De Macedo, Coordenador dos Surfistas EDP Mar Sem Fim, “A Praia do Norte e a Nazaré são lugares intensos que nos fazem reavaliar a nossa vida e as nossas prioridades”, disse o surfista que classificou o dia do campeonato da WSL como “incrível, que consolidou muito do que a Praia do Norte tem feito” na sua carreira.”

SOBRE O EDP MAR SEM FIM:

O EDP Mar Sem Fim é um projeto um projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar também como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas Portugueses de ondas grandes, promovendo o desenvolvimento do Surf e do Turismo em Portugal. O projeto visa essencialmente desenvolver o surf de ondas grandes no nosso país através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objetivos do projecto e ainda uma edição anual de Prémios de Ondas Grandes.

Fonte (editada): Nota de Imprensa EDP Mar Sem Fim

Comentários