pub

Windsurf nas ondas | Praia da Rocha

‘Danças’ com Vento

Daniel Salvaterra em momento de grande elevação durante a sessão de ontem na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)
Daniel Salvaterra em momento de grande elevação durante a sessão de ontem na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)
pub

O Algarve acordou ontem sob alerta amarelo por causa da agitação marítima. As ondas de sueste não chegaram à costa sul da região com o tamanho previsto, mas formaram uma cortina forte de picos desalinhados com muito vento ‘side shore’, o que criou condições ideais para ‘wave windsurfing’ na Praia da Rocha, Portimão.

Ao final da manhã, quando o vento costuma carregar na Praia da Rocha, as velas saíram dos sacos e os aventureiros fizeram-se ao mar. Daniel Salvaterra, Miguel Martinho, Kasper Van Nuland, Joris van Rijn, Daniel Caetano e Vasco Chaveca foram os protagonistas da sessão.

Daniel Salvaterra (na foto de capa desta notícia) é o Campeão Nacional de Windsurf nas Ondas em título. O algarvio, residente no concelho de Vila do Bispo, venceu o campeonato nacional em 2015 e mantém-se campeão porque não houve campeonato em 2016. A altura a que ontem projetou o seu equipamento acima das ondas foi impressionante.

Miguel Martinho é especialista em Formula Windsurfing, modalidade de regatas em que é Campeão Nacional, Campeão Europeu Masters, Vice-Campeão Mundial Masters e Top 4 Mundial Absoluto. Martinho não compete nas ondas, mas sempre que as condições são boas, como ontem, não abdica de uma sessão mais radical.

Kasper Van Nuland é um conhecido ‘waterman’ da Arrifana e instrutor de windsurf. Acompanhado pelo seu amigo e quase estreante Joris van Rijn, Kasper viajou da costa oeste para o paraíso ventoso de ontem na Rocha e deu espetáculo, arriscando alguns dos mais destemidos saltos que ontem vimos na praia.

Vasco Chaveca é atleta de regatas, Formula e Slalom e presidente da Associação Portugal Formula Windsurfing. Daniel Caetano é organizador de campeonatos de windsurf e elemento da direção do Clube Naval de Portimão. Ontem desafiou o físico nas ondas e disse, entusiasmado: “É disto que eu gosto”!

Veja as imagens | pictures AQUI

Comentários