pub

Campeonato Nacional de Surf Masters 2016

‘Guga’ e ‘Necas’ Vice-Campeões Nacionais

Manuel 'Necas' Mestre nunca tinha feito uma final nacional de surf 'shortboard'. É o novo vice-campeão nacional Kahuna, maiores de 45 anos (®ASCC)
Manuel 'Necas' Mestre nunca tinha feito uma final nacional de surf 'shortboard'. É o novo vice-campeão nacional Kahuna, maiores de 45 anos (®ASCC)
pub

O Campeonato Nacional de Surf Masters 2016 juntou as ‘velhas glórias’ do surf português na Praia do Marcelino, Costa de Caparica, no fim-de-semana 12 e 13 de novembro. Os algarvios Gustavo ‘Guga’ Gouveia (Clube Naval de Portimão) e Manuel ‘Necas’ Mestre (Clube de Surf de Faro) sagraram-se vice-campeões nacionais, respetivamente, nas categorias Grand Master (+40) e Kahuna (+45). Ivo Anselmo (Clube Naval de Portimão) foi finalista na categoria Master (+35).

O ASCC Master Classic 2016 foi organizado pela Associação de Surf da Costa de Caparica, com os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica. O evento foi um sucesso, elogiado por todos os participantes. Os novos campeões nacionais são David Luís (CSC | Master+35), Pedro Barbudo (Wanted | Grand Master+40), Miguel Sanchez (SCP | Kahuna+45) e Pedro ‘Pirujo’ Araújo (SCP | Grand Kahuna+50).

A prova reuniu um bom lote de antigos competidores de primeira linha, que combinaram muito bem o espírito de reencontro e convívio com surf de alta qualidade nas ondas de meio metro à disposição na Praia do Marcelino. A fasquia da qualidade e participação subiu muito face ao primeiro campeonato nacional masters, realizado no ano passado.

O Algarve esteve representado por seis atletas: Gil Rita (Associação Dinamika | Master+35), Gustavo ‘Guga’ Gouveia (Clube Naval de Portimão | Master+35 & Grand Master+40), Ivo Anselmo (Clube Naval de Portimão | Master+35 & Grand Master+40), Rui ‘Balin’ Filipe (Clube Naval de Portimão | Grand Master+40), Miguel Marinho (Albufeira Surf Clube | Master+35 & Grand Master+40) e Manuel ‘Necas’ Mestre (Clube de Surf de Faro | Grand Master+40 & Kahuna+45).

Gil Rita, Rui ‘Balin’ Filipe e Miguel Marinho ‘perderam de primeira’ e ficaram fora de prova logo no primeiro dia, sábado 12 de novembro. Gil Rita terminou a prova em 25º lugar Master (+35). Rui ‘Balin’ Filipe fez 17º lugar Grand Master (+40). Miguel Marinho, que em 2015 foi vice-campeão nacional grand master e finalista master, fez este ano 17º lugar nas duas categorias.

Ivo Anselmo em ação na Caparica, onde foi finalista Master (®ASCC)

Ivo Anselmo em ação na Caparica, onde foi finalista Master (®ASCC)

Ivo Anselmo também ‘perdeu de primeira’ na categoria Grand Master (25º lugar), mas conseguiu chegar à final na categoria-rainha Master (+35). O surfista de origem brasileira está há uma década em Portugal e foi contratado este ano como treinador do Clube Naval de Portimão, depois de ter treinado surfistas em Carcavelos, Guincho e Sesimbra. Tem 41 anos de idade e 27 anos de experiência de competição, tendo sido por duas vezes campeão intersócios no Surf Clube de Sesimbra.

Ivo Anselmo satisfeito com o 4º lugar Master (®@doncupini)

Ivo Anselmo satisfeito com o 4º lugar Master (®@doncupini)

Ivo Anselmo fez 4º lugar Master (+35) e está satisfeito por ter avançado no quadro sempre com notas “razoáveis e altas”. Na final de domingo, com mar pouco forte e período muito longo, o surfista do CNPortimão não se encontrou com as ondas. “O campeonato foi muito bem organizado, com uma condição jogadora de nível A. Todos elogiaram o desempenho dos titios, dos papás e dos vovós. Mostraram que, apesar da idade ainda têm muito para dar. Só a premiação poderia ser um pouco melhor”, comentou Ivo Anselmo, para o Swell-Algarve.

Gustavo Gouveia é o novo vice-campeão nacional Grand Master (®@doncupini)

Gustavo Gouveia é o novo vice-campeão nacional Grand Master (®@doncupini)

Gustavo ‘Guga’ Gouveia foi um dos competidores que concentrou atenções no campeonato, onde chegou com o estatuto de antigo campeão nacional Open (2001). ‘Guga’ diz que não esteve muito seguro na prova, mas quase regressava a casa com um título nacional. O surfista de origem brasileira, dono da Future Surfing School (Praia da Rocha), perdeu na segunda ronda Master (quartos-de-final), ainda no sábado, mas chegou à final Grand Master e perdeu o título na última onda.

“Houve poucas ondas na final dos 40. O Marcos ia em primeiro quando fez uma interferência e eu passei para primeiro. Fiquei na frente até um minuto do fim, quando o Barbudo passou para a frente com a última onda”, comentou Gustavo Gouveia, para o Swell-Algarve. ‘Guga’ gostou da experiência do convívio e do regresso a um pódio nacional. “Isto podia tornar-se um circuito, em vez de ser um campeonato de prova única, para passar a ideia da longevidade no surf aos miúdos”, sugeriu ‘Guga’, ao Swell-Algarve.

Manuel Mestre estreou na Caparica uma nova prancha 5'10 da marca algarvia Plâncton Surfboards (®MariaSantos)

Manuel Mestre estreou na Caparica uma nova prancha 5’10 da marca algarvia Plâncton Surfboards (®MariaSantos)

Manuel ‘Necas’ Mestre, 46 anos de idade, é o decano do surf algarvio. O presidente do Clube de Surf de Faro é mais conhecido pelo sucesso desportivo no Longboard, mas afirma ser um “all board man”. O surfista da Praia de Faro fez 18 anos de surf em ‘shorboard’ antes de se lançar às ‘pranchas grandes’. “Tenho 16 pranchas de surf em casa”, diz Manuel Mestre, reforçando a versatilidade de quem já leva 36 anos de surf.

‘Necas’ perdeu de primeira na categoria Grand Master (+40). “Os putos de mais de 40 deram cabo de mim”, escreveu ‘Necas’ no facebook, no sábado, acrescentando: “Continua a luta no campeonato dos homens +45”. E continuou até à final. Manuel Mestre fez 2º lugar na final Kahuna (+45), bateria em que chegou a estar “próximo” da liderança. Foi um resultado histórico para o surfista de Faro.

“Nunca tinha chegado a uma final nacional shortboard. Não fazia um campeonato nacional shortboard há cerca de 20 anos”, declarou Manuel Mestre, ao Swell-Algarve. O convívio com “a malta de velha guarda” foi o principal motivo para competir. O resultado alcançado é o prémio pela dedicação ao surf. Para quem não sabe, Manuel Mestre acorda todos os dias na praia e é sempre o primeiro a experimentar o mar… e já lá vão 36 anos nisto.

Finais (+ algarvios) ASCC Masters Classic 2016

Pódio Master. Ivo Anselmo de amarelo (®ASCC)

Pódio Master. Ivo Anselmo de amarelo (®ASCC)

Master (+35) | 31 atletas

1. David Luis (CSC) : 14,40pts

2. Justin Mujica (ASCC) : 14,25 pts

3. Francisco Cruz (ASCC) : 13,55 pts

4. Ivo Anselmo (CNPortimão) : 9,65 pts

(…)

9. Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPortimão)

17. Miguel Marinho (AlbufeiraSC)

25. Gil Rita (ADinamika)

Pódio Grand Master. Algarvio Gustavo 'Guga' Gouveia de branco (®ASCC)

Pódio Grand Master. Algarvio Gustavo ‘Guga’ Gouveia de branco (®ASCC)

Grand Master (+40) | 32 atletas

1. Pedro Barbudo (Wanted) : 11,80 pts

2. Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPortimão) : 11,05 pts

3. José Gregório (ESC) : 9,85 pts

4. Marcos Anastácio (CRCQL) : 8,83 pts | Interf.

(…)

17. Miguel Marinho (AlbufeiraSC)

17. Manuel ‘Necas’ Mestre (CSFaro)

17. Rui ‘Balin’ Filipe (CNPortimão)

25. Ivo Anselmo (CNPortimão)

Pódio Kahuna. Algarvio Manuel 'Necas' Mestre de amarelo (®ASCC)

Pódio Kahuna. Algarvio Manuel ‘Necas’ Mestre de amarelo (®ASCC)

Kahuna (+45) | 14 atletas

1. Miguel Sanchez (SCP) : 10 pts

2. Manuel ‘Necas’ Mestre (CSFaro) : 8 pts

3. Rogério Ruiz (ASSC) : 6,55 pts

4. Jorge Leote (SCCS) : 5,10 pts

Pódio Grand Kahuna (®ASCC)

Pódio Grand Kahuna (®ASCC)

Grand Kahuna (+50) | 6 atletas

1. Pedro ‘Pirujo’ Araújo (SCP) : 13,75 pts

2. Almir Salazar (CRCQL) : 11,20 pts

3. Josafá Fernandes (CRCQL) : 7,65 pts

4. José Marcos (CSP) : 4,25 pts

Comentários