Costa de Caparica | 12 e 13 novembro

‘Velha Guarda’ Algarvia Vai ao Nacional Masters

Manuel Mestre com uma Firewire 5'8, uma das pranchas que vai levar ao Nacional Masters. Quem disse que Necas é só Longboard? (®NunoGanso)

A segunda edição do Campeonato Nacional de Surf Masters está a juntar um bom lote de talentos da ‘velha guarda’ portuguesa e entre eles vão estar pelo menos cinco surfistas algarvios. Manuel Mestre, Gustavo Gouveia, Miguel Marinho, Gil Rita e Rui Filipe são as presenças algarvias confirmadas no ASCC Master Classic 2016, que vai realizar-se no próximo fim-de-semana, dias 12 e 13 de novembro, na Praia do Marcelino, Costa de Caparica.

O nacional de surf Masters realizou-se pela primeira vez no ano passado, no Porto, organizado pelo Clube de Surf do Porto e Federação Portuguesa de Surf. O algarvio Miguel Marinho esteve presente (ver notícia) e sagrou-se Vice-Campeão Nacional Grand Masters (+40), tendo sido também finalista na categoria Masters (+35).

Miguel Marinho estava na altura federado pelo Clube Naval de Portimão, mas transferiu-se para o Albufeira Surf Clube, cuja direção confirmou, ao Swell-Algarve, a presença do atleta no Nacional Masters deste ano. O surfista algarvio vai estar na Caparica para defender e tentar melhorar o sucesso alcançado em 2015.

Miguel Marinho num dia clássico no Vau. Grand Master algarvio vai defender o título de vice-campeão nacional (®PauloMarcelino)

Miguel Marinho num dia clássico no Vau. Grand Master algarvio vai defender o título de vice-campeão nacional (®PauloMarcelino)

Manuel Mestre, mais conhecido por ‘Necas’; será uma presença surpreendente… ou, talvez não. O presidente do Clube de Surf de Faro é mais conhecido pela sua carreira em Longboard, mas antes de se dedicar às pranchas grandes surfou 18 anos em ‘shortboards’. Manuel Mestre tem 46 anos de idade e vai competir nas categorias Grand Masters (+40) e Kahunas (+45).

“Este ano fiz um campeonato ‘retro’ em Salinas, com uma 5’8 feita pelo Nico da Wavegliders e consegui 2º lugar. Aqui em Faro também houve um campeonato retro e fiz 2º lugar. Agora ando virado para isto e a divertir-me. Então, decidi fazer o nacional… é só uma prova… quem sabe… As ondas que estejam boas e venham ter comigo que a gente logo conversa”, disse Manuel Mestre, ao Swell-Algarve.

Gustavo Gouveia regressou este ano à competição. No fim-de-semana após o Masters vai lutar pelo título regional Open (®PauloMarcelino)

Gustavo Gouveia regressou este ano à competição. No fim-de-semana após o Masters vai lutar pelo título regional Open (®PauloMarcelino)

Gustavo Gouveia, conhecido por ‘Guga’; foi campeão nacional em 2001 e tem 44 anos de idade. O surfista de origem brasileira, dono da escola de surf Future Surfing School, na Praia da Rocha, Portimão, regressou este ano à competição e marcou presença na Liga Moche (ver notícia). Está inscrito na categoria Grand Masters (+40) para o Nacional de Masters na Caparica.

“O intuito é participar e ver o pessoal das minha época”, disse Gustavo Gouveia, ao Swell-Algarve. Mas o surfista confirma também que será um “treinozinho” para a etapa em atraso do Open Regional que deverá ser disputada no fim-de-semana seguinte, em Faro. ‘Guga’ e Miguel Mouzinho vão discutir o título regional Open Masculino nessa prova.

Miguel Marinho, Manuel Mestre e Gustavo Gouveia são surfistas habituados à competição. A eles vão juntar-se na Caparica outros dois surfistas algarvios mais afastados das licras: Gil Rita e Rui Filipe.

Gil Rita é um dos mentores da escola de surf Quarteira Surf Project. Rui Filipe é um dos pioneiros do surf em Portimão, o seguidor da primeira geração, que leva já 32 anos de surf nos pés e está agora a passar a mensagem também como professor na formação de treinadores de surf.

O quinteto algarvio está confirmado, mas a eles podem juntar-se mais surfistas algarvios da ‘velha guarda’, já que as inscrições – no site da federação – só encerram às 23h59 de quinta-feira, 10 de novembro. O Nacional Masters é organizado pela Associação de Surf da Costa de Caparica, com os apoios Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica. Podem participar atletas a partir dos 35 anos e para lá dos 50, existindo também uma categoria feminina (+35).

Comentários