pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Yolanda Não Vai à Finalíssima Feminino

Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul optou por não ir à Finalíssima Nacional Feminino de Surf Esperanças (®PauloMarcelino/arquivo)
Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul optou por não ir à Finalíssima Nacional Feminino de Surf Esperanças (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

A Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul, Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) não vai disputar a finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016. A prova vai realizar-se este fim-de-semana, 5 e 6 de novembro, na Praia do Dragão Vermelho, Costa de Caparica. Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) e Joana Carvalho (CNPortimão/Surf Lisbon Formação) são as duas representantes do Sul já confirmadas na finalíssima.

A prova de encerramento do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 estava prevista ser disputada na Praia de São Pedro do Estoril, no âmbito do XI Estoril Surf Festival, organizado pelo Surfing Clube de Portugal.

O Swell-Algarve confirmou esta manhã junto da Federação Portuguesa de Surf e revela em ‘primeira mão’ que o local da prova foi alterado, para a Costa de Caparica, devido às previsões de ondulação fraca no local inicial. A chamada será às 08h00, na Praia do Dragão Vermelho, Costa de Caparica.

Yolanda Hopkins é a melhor surfista algarvia da atualidade (®PauloMarcelino/arquivo)

Yolanda Hopkins é a melhor surfista algarvia da atualidade (®PauloMarcelino/arquivo)

A melhor surfista algarvia dos últimos anos não vai representar o Algarve na finalíssima nacional Feminino, para a qual estava apurada na categoria Sub-18 Feminino. “Não vou à final. Não vale a pena os gastos”, justificou Yolanda Hopkins, ao Swell-Algarve. Esta manhã, confirmamos junto da Federação Portuguesa de Surf que a atleta algarvia não fez inscrição na prova.

A vaga aberta pela ausência de Yolanda será preenchida na praia, por uma atleta em lista de espera. Vera Carvalho, atleta federada pelo Clube Naval de Portimão e treinada pela Surf Lisbon Formação é uma das candidatas ao lugar, pelo que a representação da região sul poderá manter-se no total original de três atletas.

Concha Balsemão vai representar o Algarve nas categorias Sub-16 e Sub-18 Feminino (®PauloMarcelino/arquivo)

Concha Balsemão vai representar o Algarve nas categorias Sub-16 e Sub-18 Feminino (®PauloMarcelino/arquivo)

Concha Balsemão, Campeã Regional Sub-16 Feminino e Vice-Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul será a porta-estandarte do Algarve na Finalíssima Nacional Feminino. A surfista da Carrapateira, atleta federada pelo Portimão Surf Clube vai competir nas duas categorias, no Dragão Vermelho. “Entrei neste campeonato no ano passado e fiquei em 5º lugar Sub-16. Este ano vou entrar nas duas categorias e estou confiante em como vou conseguir fazer melhor”, disse Concha Balsemão, ao Swell-Algarve.

Concha Balsemão preparou-se para a finalíssima realizando um estágio de uma semana na Ericeira, com o conhecido treinador de surf José Maria Pyrrait. A surfista algarvia já viu frutos do treino quando conseguiu o 2º lugar Feminino na etapa do Allianz Ericeira Billabong 2016 realizada esta semana, em Ribeira D’Ilhas. “Acho que estou a surfar melhor, mas o problema é que não sou só eu que estou a evoluir; as outras raparigas também estão a surfar muito, mas espero que me corra bem”, comentou Concha Balsemão.

Joana Carvalho vai competir em Sub-16 Feminino. Será a sua primeira finalíssima nacional de surf (®PauloMarcelino/arquivo)

Joana Carvalho vai competir em Sub-16 Feminino. Será a sua primeira finalíssima nacional de surf (®PauloMarcelino/arquivo)

Joana Carvalho vai representar o Regional Sul na categoria Sub-16 Feminino. ‘Juca’, como é conhecida, tem raízes algarvias e está federada pelo Clube Naval de Portimão, apesar de residir na Grande Lisboa e treinar-se com a Surf Lisbon Formação. Será a primeira Finalíssima Nacional da atleta, que está a concluir o seu primeiro ano de competição.

Joana Carvalho é Vice-Campeã Regional Sub-16 Feminino do Sul, tendo concluído o circuito regional em igualdade pontual com a campeã. ‘Juca’ tem realizado treino específico de evolução do seu surf de ‘frontside’, capacidade de fechar mais as manobras e melhoria do surf de ‘rail’. “A forma como a Juca tem encarado os treinos tem trazido frutos e posso afirmar que já se nota bastante evolução”, disse o treinador, Manuel Freire Gameiro, ao Swell-Algarve.

No último fim-de-semana, Joana Carvalho conseguiu 3º lugar Sub-18 Feminino na 4ª Etapa do Circuito Samadi, na Costa da Caparica. O treinador está “bastante satisfeito” com a evolução da atleta na preparação para a finalíssima nacional, mas não estabelece objetivos de resultado. “Iremos dar mais ênfase aos objetivos de desempenho e não tanto de resultado, sendo que os primeiros, se cumpridos podem levar aos segundos”, comentou Manuel Freire Gameiro.

Links:

Finalíssima Nacional Sub-18 | Porto (outubro)

Finalíssima Nacional Sub-12 | Sagres, Vila do Bispo (outubro)

Finalíssima Nacional Sub-14 | Ericeira (setembro)

Finalíssima Nacional Sub-16 | Peniche (julho)

Comentários