pub

Formula Windsurfing

Miguel Martinho Vence Campeonato de Espanha

Miguel Martinho venceu metade das regatas disputadas no Campeonato de Espanha (®SurfariMarMenor)
Miguel Martinho venceu metade das regatas disputadas no Campeonato de Espanha (®SurfariMarMenor)
pub

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu o Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing, disputado no Mar Menor, em Los Alcázares, Murcia. A algarvia Margarida Gil Morais, também atleta do Clube Naval de Portimão, foi 1ª classificada Feminino, 19ª na geral da frota. “Estou muito contente, pois já havia uns dois anos que não ganhava aqui em Espanha”, disse Miguel Martinho, campeão nacional português de Formula Windsurfing.

O Campeonato de Espanha de Formula Windsurfing 2016 foi disputado por um total de 40 velejadores e incluído no evento XIX Surfari Mar Menor, com provas em diversas categorias de pranchas à vela. O evento começou na passada quinta-feira, 3 de outubro, e terminou hoje, domingo 16 de outubro, organizado pelo Club Náutico Los Alcázares e Real Federación Española de Vela.

Miguel Martinho sagrou-se este mês Campeão Nacional Português de Formula Windsurfing, o seu 18º título nacional sénior na modalidade desde 1997. Já depois da prova da consagração nacional, nos Açores, o atleta algarvio confessou ao Swell-Algarve que ia ao Campeonato de Espanha para ganhar. Miguel Martinho ficou motivado por ter vencido nos Açores o seu maior adversário Ibérico, Fernando Martínez Del Cerro, multicampeão espanhol FW.

Miguel Martinho no pódio em Loas Alcázares (®SurfariMarMenor)

Miguel Martinho no pódio em Los Alcázares (®SurfariMarMenor)

Em três dias de competição FW em Los Alcázares foram realizadas seis regatas; duas no primeiro dia e quatro no último. Miguel Martinho chegou ao último dia de prova, hoje (domingo), na liderança da frota, empatado em pontos com o espanhol Pablo Ania. Hoje foi o dia do duelo entre Miguel Martinho e Fernando Martínez Del Cerro: o português venceu as duas primeiras do dia e fez 2º nas duas últimas; o espanhol foi 2º na duas primeiras e venceu as duas últimas.

Miguel Martinho e Fernando Martínez Del Cerro terminaram empatados em pontos (ambos com 3 vitórias e dois 2ºs em regatas), mas a vantagem foi para o algarvio, porque o seu pior resultado (4º descartado) foi melhor que o descarte do espanhol (8º). Miguel Martinho venceu o campeonato e Fernando Martínez Del Cerro, em 2º lugar, conquistou o título de campeão nacional de Espanha.

Miguel Martinho conquistou este ano os títulos de Campeão Nacional FW, Campeão Europeu Masters FW e Vice-Campeão Mundial Masters FW. O atleta algarvio venceu agora o Campeonato de Espanha e ainda vai disputar, nos dias 11 a 19 de novembro, o Campeonato do Mundo FW Absoluto, na Ilha Terceira, Açores.

Margarida Gil Morais no 1º lugar Feminino em Los Alcázares (®SurfariMarMenor)

Margarida Gil Morais no 1º lugar Feminino em Los Alcázares (®SurfariMarMenor)

Margarida Gil Morais, a melhor atleta portuguesa FW Feminino, venceu o Campeonato de Espanha na categoria Feminino. “Estive várias regatas no top 10, ainda há muito a treinar, mas já estou mais perto”, comentou a atleta, que concluiu a prova espanhola em 19º (1º Feminino), numa frota com 40 atletas.

Margarida Gil Morais tem pouca concorrência em Portugal, mas no Campeonato de Espanha entraram sete atletas Feminino. A algarvia foi a melhor, em 19º, muito à frente da segunda melhor competidora feminina, a espanhola Pilar Prieto Calvo, que concluiu a prova em 24º na geral.

Comentários