pub

Circuito mundial de Bodyboard APB World Tour

Três Algarvios no Nazaré Pro 2016

Gonçalo Pinheiro numa bomba em treino, na semana passada, na Praia do Norte (®Vitorestrelinha)
Gonçalo Pinheiro numa bomba em treino, na semana passada, na Praia do Norte (®Vitorestrelinha)
pub

Começa hoje, segunda-feira 3 de outubro, o Nazaré Pro 2016, etapa do circuito mundial de bodyboard APB World Tour. Os melhores bodyboarders do mundo vão desafiar as poderosas ondas da Praia do Norte e com eles vão competir três algarvios, atletas da Associação de Bodyboard de Sagres: Joana Schenker (Feminino), Gonçalo Pinheiro (Masculino) e Tomás Rosado (Projunior).

O Canhão da Nazaré tem produzido nos últimos dias ondas grandes na Praia do Norte, com tamanho e força suficientes para lesionar o campeão do mundo, Jared Houston, durante uma sessão de treino, na semana passada. O Nazaré Pro 2016 vai decorrer até dia 11 de outubro e inclui a 7ª Etapa (penúltima) do circuito masculino, a 4ª Etapa (última) do circuito feminino e a 5ª etapa (última) do circuito júnior.

A prova começa esta segunda-feira, 3 de outubro, com quatro baterias do quadro Feminino e a realização completa da fase de ‘trials’ no quadro masculino. Só haverá transmissão em direto na internet a partir de amanhã, terça-feira, dia previsto para o arranque da competição no quadro principal masculino, onde cinco atletas – Ian Campbell, África do Sul (o homem do momento, com duas vitórias),  Amaury Laverhne (Ilha Reunião) Jeff Hubbard (Hawaii), Pierre Louis Costes (França) e Alex Uranga (País Basco) – estão ainda na luta pelo título mundial.

Joana Schenker deverá competir esta segunda-feira. A algarvia, bicampeã nacional e europeia em título, segue no 5º lugar do ‘ranking’ mundial feminino. “Não sinto qualquer pressão. O meu objetivo está mais que cumprido”, disse Joana Schenker, ao Swell-Algarve, antes de viajar para a Nazaré. Recorde-se que a atleta algarvia está este ano a realizar o seu primeiro circuito mundial completo e estabeleceu como meta terminar no top 10.

A campeã mundial deste ano já está apurada. Isabela Sousa (Brasil) garantiu o seu quarto título mundial ao chegar à final (que venceu) em Sintra (etapa anterior). Joana Schenker vai divertir-se nas ondas da Praia do Norte, mas deverá também travar uma interessante luta contra a compatriota Teresa Almeida, que ocupa o 4º lugar no ‘ranking’ mundial. As duas portuguesas vão encontrar-se na Ronda 1. A algarvia vai procurar anular, na Nazaré, o 13º lugar que alcançou em Itacoatiara (Brasil), o que lhe permitirá reforçar a sua posição no ‘ranking’ (contam as três melhores etapas).

Apesar de já haver campeã mundial, o 2º lugar no ‘ranking’ feminino está em aberto e deve proporcionar  também  uma luta acesa pelo título de vice-campeã mundial. “Basicamente, quem for à final fica em 2º no ‘ranking'”, explicou Joana Schenker, que foi finalista vencida na etapa anterior, em Sintra. A Praia do Norte pode ainda produzir esta semana uma surpresa feminina.

No quadro masculino vai competir o algarvio Gonçalo Pinheiro, que recebeu um ‘wildcard’ por ser o quarto melhor português no ‘ranking’ mundial masculino, onde ocupa a 31ª posição. Gonçalo Pinheiro tem vindo a subir de rendimento no mundial e chegou ao 17º lugar na etapa anterior, em Viana do Castelo (e não 25º, como por lapso referimos na altura). O algarvio esteve toda a semana passada em treinos na Praia do Norte e gosta de ondas poderosas.

Tomás Rosado vai disputar a sua segunda etapa mundial de sempre. O algarvio estreou-se na etapa anterior, em Sintra, e fez 5º lugar Pojunior, o que o coloca como o melhor português – a par de Miguel Ferreira – no ‘ranking’ mundial júnior.

Comentários