pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Federação Convida 3 Algarvios para a Finalíssima Sub-12

Martim Brandão foi o primeiro algarvio escolhido para receber um 'wildcard'. Está na imagem com o seu treinador, o tio e surfista Ivan Bailote (®PauloMarcelino/Arquivo)
Martim Brandão foi o primeiro algarvio escolhido para receber um 'wildcard'. Está na imagem com o seu treinador, o tio e surfista Ivan Bailote (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Martim Brandão (Albufeira Surf Clube), Julian Seyffert (Associação Dinamika – Quarteira Surf Project) e Henrique ‘Piki’ Gomes (Portimão Surf Clube) receberam três dos quatro ‘wildcards’ (convites) atribuídos pela Federação Portuguesa de Surf para a finalíssima Sub-12 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016. A prova realiza-se já no próximo fim-de-semana, no Algarve, na Praia do Castelejo, concelho de Vila do Bispo, organizada pelo Algarve Surf Clube, com o envolvimento de todos os clubes de surf algarvios.

A Federação Portuguesa de Surf divulgou hoje, quarta-feira 28 de setembro, os resultados das candidaturas aos quatro ‘wildcards’ para a finalíssima nacional Sub-12. Os quatro convites foram atribuídos, todos, mediante o critério “média de pontuações vs limite de qualificação”. Três convites foram atribuídos aos jovens surfistas algarvios já referidos, o outro foi entregue a Salvador Costa (WC1).

Martim Brandão, 6º Sub-12 regional 2016, segundo 'wildcard' FPS (®PauloMarcelino/Arquivo)

Martim Brandão, 6º Sub-12 regional 2016, segundo ‘wildcard’ FPS (®PauloMarcelino/arquivo)

Martim Brandão (WC2) tinha ficado ‘à porta’ da qualificação direta para a finalíssima nacional Sub-12, ao terminar em 6º lugar, na categoria, o Circuito Regional do Sul 2016. O surfista de Albufeira, treinado pelo tio e experiente surfista Ivan Bailote, recebe agora o justo prémio de compensação para a a frustração de ter sido o primeiro dos que tinham ficado de fora.

Julian Seyffert, 7º Sub-12 regional 2016; terceiro 'wildcard' FPS (®PauloMarcelino/arquivo)

Julian Seyffert, 7º Sub-12 regional 2016; terceiro ‘wildcard’ FPS (®PauloMarcelino/arquivo)

Julian Seyffert (WC3) conseguiu o 7º lugar no ‘ranking’ regional Sub-12 sem ter tido uma orientação técnica metódica.  O surfista de Vilamoura já tem treinador, Ivan Bailote, e também já tem patrocínio, da Pipeline Surf Shop, de Faro.

Henrique Gomes, 8º Sub-12 regional 2016; quarto 'wildcard' FPS (®PauloMarcelino/arquivo)

Henrique Gomes, 8º Sub-12 regional 2016; quarto ‘wildcard’ FPS (®PauloMarcelino/arquivo)

Henrique ‘Piki’ Gomes (WC4) é repetente em ‘wildcards’ no Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016. O surfista de Portimão também foi à finalíssima nacional Sub-14 com um convite e vai agora à finalíssima Sub-12 com outro convite da federação. ‘Piki’, como é mais conhecido, fez 8º lugar no ‘ranking’ regional Sub-12, mas teve uma época atribulada, com fractura num pulso, que o impediu de estar presente numa etapa regional e comprometeu o rendimento nas etapas posteriores.

Circuito Regional do Sul 2016 apurou diretamente 5 atletas para a finalíssima nacional Sub-12 (por ordem de ‘ranking’): Splinter Berkum (AlgarveSC), Diogo Brasil (ICMPortimão/Playsurf), Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação), Alexandre Ferreira (AlgarveSC) e Salvador Catarino (AlgarveSC).

Splinter Berkum, Campeão Sub-12 Regional do Sul 2016 (®PauloMarcelino/arquivo)

Splinter Berkum, Campeão Sub-12 Regional do Sul 2016 (®PauloMarcelino/arquivo)

Aos 5 atletas algarvios apurados diretamente pelo Circuito Regional do Sul juntam-se os 3 algarvios ‘convidados’. Mas estes não são os únicos algarvios entre os 32 atletas na finalíssima nacional Sub-12. João Maria Mendonça, da Arrifana, também vai estar em competição na Praia do Castelejo, enquanto campeão regional da Grande Lisboa.

Serão nove (9) os algarvios em prova no próximo fim-de-semana. Mas este grupo pode ainda aumentar, caso aconteçam desistências. É que, ao anunciar os ‘wildcard’ Sub-12, a FPS anunciou também os nomes de 10 atletas que ficam em lista de espera (WC5 a WC14), para preencher faltas de comparência.

Algarvio João Maria Mendonça, Campeão Sub-12 Regional da Grande Lisboa 2016 (®PauloMarcelino/arquivo)

Algarvio João Maria Mendonça, Campeão Sub-12 Regional da Grande Lisboa 2016 (®PauloMarcelino/arquivo)

Na lista de espera estão mais três algarvios: Rafael Furtado, WC8 (Algarve Surf Clube, 10º no ‘ranking’ regional); Ricardo Eusébio, WC9 (Algarve Surf Clube, 13º no ‘ranking’ regional) e Constância Simões, WC12 (Portimão Surf Clube, 17ª no ‘ranking’ regional, no qual é a única rapariga). Segundo informa a federação, estes atletas também devem inscrever-se na finalíssima Sub-12 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016.

O ‘check-in’ da prova está marcado para as 08h00 do próximo sábado, dia 1 de outubro, na Praia do Castelejo, próximo da localidade Vila do Bispo. Nesse mesmo dia haverá, a partir das 18h00, uma skate jam com prémios e festival de música ao vivo na Praça do Infante, em Sagres, com entrada gratuita.

14444593_10154056284879891_2542295293170877410_o

Comentários