pub

Mundial Junior de Surf | Dia 4

Competição Intensifica no Quarto Dia

Seleção de Portugal sofreu ontem primeira baixa e outros quatro atletas 'caíram' para as repescagens (®FPS)
Seleção de Portugal sofreu ontem primeira baixa e outros quatro atletas 'caíram' para as repescagens (®FPS)
pub

Depois de um terceiro dia com cem por cento de aproveitamento, a Seleção de Portugal sofreu ontem a primeira baixa nos Açores. O quarto dia do Mundial de Surf Júnior ficou marcado por condições exigentes de mar para os atletas em competição. As seleções nacionais tiveram que se adaptar às ondas que, comparativamente aos dias anteriores do evento, cresceram consideravelmente, acompanhadas por vento desfavorável, atingindo cerca de 2 metros.

A seleção nacional iniciou as suas provas com Francisca Veselko a disputar a ronda de repescagens e, apesar do seu bom surf e de no dia anterior ter tido a segunda melhor nota do dia, a atleta de apenas 13 anos não conseguiu adequar-se ao heat e acabou por se tornar na primeira “baixa” da seleção nacional no VISSLA ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) em 2016.

Também os rapazes da seleção nacional lidaram com a ida para as repescagens. Luís Perloiro, Francisco Almeida e João Moreira, sub18, não conseguiram atingir o score necessário para seguirem em frente no quadro principal e, agora, contam apenas com uma oportunidade para reverter o dia de ontem (terça-feira, 20 de setembro).

Destaques Seleção de Portugal nos Açores | Dia 4

Nos sub16, Joaquim Chaves, de 13 anos, apesar de ter tido uma performance desafiadora perante as condições que se faziam sentir, o surfista não alcançou uma nota suficientemente alta para avançar à fase seguinte, passando para a segunda ronda de repescagens. Guilherme Ribeiro foi o único atleta português a garantir um lugar na terceira etapa do campeonato, depois da escolha inteligente de ondas para manobrar de forma a agradar os júris da International Surfing Association (ISA).

Perante o cenário desenhado ontem por Portugal, David Raimundo conclui: “Não foi um bom dia para a nossa seleção. Cometemos erros que não se podem cometer ao mais alto nível de competição mas apenas perdemos uma atleta e estamos completamente cientes do que precisamos de fazer para que, a partir de hoje (quarta-feira, 21 de setembro), os resultados sejam diferentes.

O VISSLA ISA WJSC continua hoje mas só no masculino e apenas no palanque principal. As raparigas retornam à competição amanhã, quinta-feira com previsões mais favoráveis para disputarem os lugares cimeiros das suas provas.

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Surf

Nota da Redação: O Algarve está representado no Mundial de Surf Júnior pelo atleta Egor Volkov e pelo treinador Francisco Canelas, ambos do Portimão Surf Club, integrados na equipa russa nos Açores. Egor Volkov competiu na categoria Sub-16 e foi ontem eliminado, na primeira ronda de repescagens.

Comentários