pub

Taça de Portugal de Surfing 2016 | Figueira da Foz

Portimão Surf Clube Avança para a Taça

Catorze atletas, efetivos e suplentes; o grupo do PortimãoSC de partida, esta manhã, para a Figueira da Foz (®PauloMarcelino)
Catorze atletas, efetivos e suplentes; o grupo do PortimãoSC de partida, esta manhã, para a Figueira da Foz (®PauloMarcelino)
pub

O Portimão Surf Clube viajou com uma equipa de 14 atletas, esta manhã, para a Taça de Portugal de Surfing 2016, que começa amanhã, quarta-feira 7 de setembro, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz. É a maior equipa algarvia na competição, que reúne duas centenas de atletas em representação de 13 clubes de todo o País. “Queremos ficar entre os cinco primeiros”, declarou o presidente do PortimãoSC, Francisco Canelas, ao Swell-Algarve.

A Taça de Portugal de Surfing 2016 é organizada pela ABFM – Associação de Bodyboard da Foz do Mondego e Federação Portuguesa de Surf. A prova, por equipas, vai ser disputada nos dias 7 a 11 de setembro (até ao próximo domingo). Está previsto que amanhã e quinta-feira sejam apenas disputados escalões de Bodyboard. O Surf deverá começar sexta-feira, prolongando-se até domingo, com a competição Longboard e SUP (Wave e Técnico) prevista apenas para o fim-de-semana.

A lista dos 13 clubes representados na Taça de Portugal integra mais um clube algarvio, o Clube Naval de Portimão, que vai participar apenas com dois atletas (ver notícia) e, como tal, não estará na luta pelo ‘caneco’ porque não vai pontuar em 14 das 16 categorias da prova.

O Portimão Surf Clube, que em 2015 foi o único clube algarvio na Taça, também não tem atletas em Bodyboard, mas leva este ano uma equipa alargada, para lutar por pontos em seis categorias de Surf e também no Longboard e no SUP Wave. O clube viaja com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, que disponibilizou um autocarro para o transporte de ida e volta.

Primeiro desafio: arrumar a bagagem. Equipa iniciou a viagem para a Figueira da Foz pelas 10h00 desta terça-feira, 6 de setembro (®PauloMarcelino)

Primeiro desafio: arrumar a bagagem. Equipa iniciou a viagem para a Figueira da Foz pelas 10h00 desta terça-feira, 6 de setembro (®PauloMarcelino)

Em 2015, o PortimãoSC fez 8º lugar por equipas e alcançou o seu melhor resultado individual por intermédio de Ricardo ‘Ricky’ Augusto, 3º classificado na categoria Surf Cadetes (ver notícia). ‘Ricky’ volta a integrar a equipa este ano e na mesma categoria: “Quero, pelo menos, repetir, ou melhorar o resultado do ano passado”, disse o atleta, ao Swell-Algarve.

“Este ano estamos melhor preparados e temos melhor equipa. Queremos ficar entre os cinco primeiros, na geral, e entre os três primeiros no Surf”, disse Francisco Canelas, presidente do clube, no momento da partida, esta manhã, para a Figueira da Foz.  Os treinadores Paulo Almeida, Francisco Canelas e Bruno Santos vão dar o exemplo do empenho, lutando também eles por pontos nas ondas.

Com a equipa do Portimão Surf Clube viajou o Campeão Regional Sub-18, Bruno Gregório, que no ano passado ‘perdeu de primeira’ em Santa Cruz. “Estou preparado para fazer melhor resultado”, este ano, na Figueira da Foz, promete o atleta.

Integram ainda a equipa jovens talentos como Michael Conlan, 5º classificado (melhor algarvio) na finalíssima nacional Sub-16 deste ano, em julho; e Leon Schneider, que no último fim-de-semana fez 9º lugar (melhor algarvio) na finalíssima nacional Sub-14. “Vou tentar fazer o meu melhor. Dizem-me que o ambiente é muito fixe”, comentou o jovem Sub-14, que está este ano a estrear-se em competição em Portugal.

Equipa PortimãoSC – Taça de Portugal de Surfing 2016

Surf Sénior Open: Francisco Canelas e Paulo Almeida

Surf Júnior: Bruno Gregório e Egor Volkov

Surf Cadete: Michael Conlan e Ricardo Augusto

Surf Juvenil: Leon Schneider e Henrique ‘Piki’ Gomes

Surf Feminino Júnior: Concha Balsemão e Inês Pinto

Surf Feminino Sénior: Mariana Canelas e Maria Rosário

Longboard: Francisco Canelas e Francisco Bívar

SUP Wave: Bruno Santos e Francisco Bívar

 

Comentários