Canoagem | Final Nacional de Primeiras Pagaiadas

‘Castores’ Conquistam 9 Medalhas Nacionais

Os mais jovens atletas do KCCA conquistaram 5 títulos nacionais e 4 títulos de vice-campeões em Ponte de Lima (®KCCA)

Cinco títulos de campeões Nacionais e quatro de vice-campeões foram os resultados de maior destaque alcançados pelos atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas, destinada aos novos atletas da canoagem e que se realizou nos dias 3 e 4 de Setembro, em Ponte de Lima. O Algarve esteve também representado pela Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação (AADMC), que conquistou medalhas de prata em duas categorias e de bronze noutras duas.

As competições de Slalom realizaram-se na manhã de sábado e as individuais em circuito com embarcações Olímpicas realizaram-se durante a tarde, enquanto as provas de equipas em K2/C2 e K4/C4 se realizaram no domingo e contaram com a presença quase 600 atletas de 36 clubes.

Nas competições de Slalom, num percurso de 200 metros balizado com 10 bóias, o KCCA alcançou o primeiro título com Rúben Luís a sagrar-se campeão nacional ao vencer em K1 Menor, tendo Filipe Busel terminado em 7º lugar na mesma competição.

Filipe Libório alcançou o vice-campeonato ao terminar na segunda posição no K1 Iniciado, ficando também muito perto do pódio o atleta Diogo Araújo, na 4ª posição.

Ainda no Slalom foram alcançados mais dois top-10 com Iara Bebiano a ser 6ª classificada no K1 Menor Feminino e Beatriz Araújo a terminar na 7ª posição no K1 Infantil Feminino. Rodrigo Gonçalves, José Gouveia e Diogo Filipe na categoria K1 Infantil terminaram nas 11ª, 14ª e 17ª posições, respectivamente.

Diogo Filipe no 1º lugar do pódio K1 Infantil. O jovem 'castor' foi campeão nacional também em K2 Infantil, com Rodrigo Gonçalves (®KCCA)

Diogo Filipe no 1º lugar do pódio K1 Infantil. O jovem ‘castor’ foi campeão nacional também em K2 Infantil, com Rodrigo Gonçalves (®KCCA)

Nas competições de circuito de 2km em embarcações Olímpicas foram alcançados 4 títulos nacionais para o KCCA com Diogo Filipe a vencer no K1 Infantil e também no K2 Infantil em equipa com Rodrigo Gonçalves; Filipe Busel a vencer o K1 Menor de 1º ano e Beatriz Araújo a vencer o K1 Infantil Feminino. O segundo lugar no pódio K1 Feminino foi também ocupado por uma algarvia, Lara Brito, da AADMCarregação.

Destaque também para os três títulos de vice-campeões nacionais do KCCA com Rúben Luís a ser segundo classificado em K1 Menor de 2º ano; Filipe Libório e Diogo Araújo segundos classificados no K2 Iniciado e Rúben Luís e Filipe Busel segundos classificados no K2 Menor.

Ainda no top-10 ficaram os atletas Diogo Araújo e Filipe Libório, 4º e 6º classificados, respectivamente, em K1 Iniciado e Iara Bebiano 5ª classificada em K1 Menor Feminino. Rodrigo Gonçalves e José Gouveia na categoria K1 Infantil terminaram nas 16ª e 52ª, respectivamente.

A equipa do KCCA é orientada pelos professores Nuno Silva e Ana Bebiano mas o apuramento de forma das últimas 6 semanas foi totalmente acompanhado pela jovem Beatriz Reis, atleta com vários títulos nacionais e presenças nas Equipas Nacionais de Velocidade, que fez um excelente trabalho ao transmitir a sua experiência aos mais jovens “Castores”.

A Final Nacional foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o Náutico de Ponte de Lima e contou com a presença do atleta Olímpico Fernando Pimenta, finalista em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, que incentivou e motivou os atletas.

O KCCA concluiu o Nacional de Primeiras Pagaiadas em 6º lugar na classificação por equipas. A AADMCarregação foi 10ª classificada. O clube da Mexilhoeira da Carregação fez 2º lugar em K1 Infantil Feminino (Lara Brito) e em K2 Cadete Feminino (Catarina Santos e Margarida Varela) e conseguiu o 3º lugar nos pódios de K1 Menor Feminino 1º Ano (Maria Santos Costa) e K2 Iniciado Feminino (Luna Cândido e Micaela Cavaco).

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade (excepto informação sobre resultados da AADMCarregação, quase toda no último parágrafo)

Comentários