pub

Garrett McNamara leva mensagem a crianças na Praia do Amado

“Todos Podemos Mudar o Mundo”

Garrett McNamara chegou discreto à Praia do Amado, transportando nos ombros o filho Barrel (®PauloMarcelino)
Garrett McNamara chegou discreto à Praia do Amado, transportando nos ombros o filho Barrel (®PauloMarcelino)
pub

“Quando eu era pequeno não tinha pai e a minha mãe estava desempregada. Não importam as nossas origens. Todos podemos mudar o mundo. Nunca desistam”. Esta foi a mensagem transmitida pelo recordista mundial de ondas grandes Garrett McNamara às 28 crianças a quem a Câmara Municipal de Aljezur ofereceu uma aula de surf muito especial, este domingo de manhã, 7 de agosto, na Praia do Amado.

Garrett McNamara é o rosto de Buondi Surf Sessions 2016, projeto que percorreu 9 praias do País desde o passado dia 26 de julho, oferecendo aulas de surf a crianças e jovens institucionalizados e/ou com necessidades especiais. A digressão teve a colaboração da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado em duas sessões. “Faço isto para passar a mensagem do surf, da necessidade de proteger o oceano e para lembrar às crianças que elas podem mudar o mundo”, disse o surfista norte-americano (havaiano), ao Swell-Algarve.

McNamara deu uma primeira aula para 28 crianças reunidas pela Câmara de Aljezur (®PauloMarcelino)

McNamara deu uma primeira aula para 28 crianças reunidas pela Câmara de Aljezur (®PauloMarcelino)

A sessão de hoje na Praia do Amado foi a última de Buondi Surf Sessions 2016. Garrett McNamara participou em duas aulas de surf, com o apoio de instrutores e treinadores do Algarve Surf Clube / Algarve Surf School. A primeira aula, pelas 10h00, foi para crianças especiais. “Trouxemos 17 miúdos das Mega Férias (férias desportivas municipais) e 11 miúdos sinalizados pela comissão de proteção”, disse Paulo Oliveira, chefe de divisão na Câmara Municipal de Aljezur, ao Swell-Algarve.

Pouco passava das nove da manhã e já as 28 crianças corriam pela praia, com ‘licras’ Buondi vestidas, impacientes, à espera do grande nome do surf mundial de ondas grandes. “Isto, para eles, é uma experiência incrível. É uma oportunidade única para estarem com uma figura de referência do surf, que é uma modalidade com enorme importância no concelho. É um dia que vão recordar por muitos anos”, comentou Paulo Oliveira.

"Você é que é o McNamara" (®PauloMarcelino)

“Você é que é o McNamara” (®PauloMarcelino)

Garrett McNamara chegou à Praia do Amado com o seu filho Barrel, de dois anos, nos ombros. “Você é que é o McNamara?”, perguntou-lhe, em português, uma das raparigas à espera da aula. O surfista norte-americano sorriu-lhe, cumprimentou-a e começou a preparar a aula.

Na pequena palestra de introdução à aula, Garrett manteve o filho Barrel nos ombros, em frente aos alunos, porque era ele o mote para a primeira parte da mensagem. “Ao entrar na praia, o meu filho viu quatro plásticos na areia, que apanhámos. É preciso manter as praias limpas, para proteger o oceano. Porque, sem oceano não há mundo”, disse o surfista norte-americano, aos alunos. E o mundo que queremos ter no futuro é da nossa responsabilidade e todos temos um papel importante. “Tudo é possível”, sublinhou o ‘professor’, aos alunos.

Treinador algarvio Sérgio Brandão orientou o aquecimento das crianças antes de entrarem no mar (®PauloMarcelino)

Treinador algarvio Sérgio Brandão orientou o aquecimento das crianças antes de entrarem no mar (®PauloMarcelino)

O aquecimento antes da entrada na água foi conduzido pelo treinador Sérgio Brandão, responsável pela Algarve Surf School e figura de referência nacional no iniciação e treino de surf dos mais jovens. Auxiliado por treinadores do clube, Sérgio Brandão envolveu as crianças em jogos e ensinou-lhes o movimento de se porem de pé na prancha (take off) recorrendo a uma divertida encenação para simular a aproximação da onda.

Garrett McNamara foi o treinador que todos os alunos quiseram ter na água, mas a experiência nas espumas foi proporcionada por mais instrutores e treinadores. O famoso norte-americano transportou crianças numa grande prancha de SUP, com a qual deslizou nas espumas, deitado sobre o ‘tail’ (parte de trás) e estimulando a criança na prancha a por-se de pé.

Garrett McNamara vibrou com a alegria de cada criança (®PauloMarcelino)

Garrett McNamara vibrou com a alegria de cada criança (®PauloMarcelino)

Durante mais de duas horas, Garrett McNamara deslizou com crianças nas espumas, as 28 iniciais da primeira aula e mais outras tantas numa segunda aula. Muitos alunos conseguiram deslizar de pé e o surfista norte-americano e vibrou com a alegria de cada criança. “Os miúdos são incríveis”!

Alegria e descontração no primeiro grupo da sessão de surf no Amado (®PauloMarcelino)

Alegria e descontração no primeiro grupo da sessão de surf no Amado (®PauloMarcelino)

Comentários