pub

Junior Tour World Surf League

Teresa Bonvalot Campeã Europeia

Teresa Bonvalot em ação em Sopelana, onde conseguiu o título europeu opor antecipação. É a primeira portuguesa a conseguir esse título (®LaurentMasurel/WSL)
Teresa Bonvalot em ação em Sopelana, onde conseguiu o título europeu opor antecipação. É a primeira portuguesa a conseguir esse título (®LaurentMasurel/WSL)
pub

Teresa Bonvalot, 17 anos, Cascais, é campeã europeia júnior da World Surf League (WSL). A surfista portuguesa conseguiu o título no Peña Txuri Júnior Pro, 5ª Etapa (penúltima) do circuito europeu júnior da WSL que terminou este domingo em Sopelana, País Basco, Espanha.

A surfista portuguesa alcançou o título ao derrotar a basca Ariane Ochoa, nº2 no ranking, nos quartos-de-final do Peña Txuri Pro. Teresa alcançou ainda a final da prova, onde viria a perder com a francesa Juliette Brice, campeã júnior europeia de 2015.

Depois de conquistar o título europeu júnior, Teresa não escondeu a sua imensa felicidade. “No ano passado senti que ia ser o meu ano porque tive um grande início de temporada. Mas um par de mau resultados no fim da época acabou com as minhas hipóteses e fiquei em segundo lugar. Agora, estou super feliz de finalmente ganhar o meu primeiro título europeu e por tê-lo conseguido cedo o suficiente para não ter de lutar no último evento. Não foi fácil porque muitas das atletas estão a surfar muito bem. Tive de trabalhar muito para conseguir este título, por isso, a conquista é ainda mais doce”.

Recorde-se que, este ano, Teresa ganhou três (Caparica, Espinho e Corunha) das cinco etapas até agora realizadas do circuito europeu júnior da WSL, tendo conseguido ainda um 2º lugar (nesta prova) e um 3º (Biscarrosse em França). A última etapa do circuito realiza-se nas Ilhas Canárias, Espanha, entre os dias 9 e 13 de Novembro.

É a primeira vez que uma surfista portuguesa consegue este título, depois de, na categoria masculina, Tiago Pires, em 1999, e Vasco Ribeiro, em 2014, já o terem conseguido.

Ao assegurar o primeiro lugar de 2016 neste circuito, Teresa garante ainda a qualificação para a final mundial júnior que se irá disputar em Kiama, Nova Gales do Sul, Austrália, em Janeiro de 2017.
Fonte: Nota de Imprensa Associação Nacional de Surfistas

Comentários